Esporão ou Fasceíte Plantar?


A Fasceíte Plantar é a causa mais comum de dor na planta do pé. Seus outros nomes são: Síndrome da Dor do Calcanhar, Dor do Esporão, Calcanhar de corredor, Dor Subcalcanea, Calcaneodenia e Periosite de calcâneo.
Não é uma manifestação inflamatória e sim, um processo degenerativo.
A fascia plantar é uma “membrana” formada por tecido conjuntivo que se origina no calcanhar e segue até se inserir após o arco do pé, antes da cabeça dos dedos do pé. Assim, contribui na função da corrida e do caminhar. Sua finalidade é promover o suporte do arco longitudinal e serve como um amortecedor dinâmico do choque do pé para a perna.

Fáscia Plantar

CAUSAS:
-Atletas- sobrecarga, erro de treinamento, treinamento em superfícies irregulares, aumento do impacto no treinamento e tênis desgastado.
-Obesidade e sobrepeso- aumento da sobrecarga e impacto nas deambulações.
-Idosos-alterações de envelhecimento nas estruturas do pé.
-Diabéticos- a polineuropatia periférica causada pelo Diabetes leva a uma atrofia muscular, pé cavo, dedo em martelo com alterações no passo.
-Pé plano

SINTOMAS
Dor na sola do pé, na região do calcanhar. Piora nos primeiros passos no despertar de manhã ou depois de um tempo prolongado de atividades de descarga de peso. Após alguns passos e durante o curso do dia, a dor do calcanhar diminui, mas retorna com atividade intensa ou prolongada de descarga de peso.

Fasceíte Plantar

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito baseado na historia e exame físico.
A investigação feita por imagem raramente é indicada para avaliação inicial e tratamento, mas pode ser útil em alguns casos para excluir outras causas de dor no calcanhar. O RX simples pode excluir fratura de calcâneo por estresse ou espondiloartropatia. A ultrassonografia e a Ressonância magnética podem evidenciar a fasceíte plantar. Escanometria óssea pode ser útil, mas não é rotineiro.

Ressonância Magnética:Fasceíte Plantar

A Fasceíte Plantar é considerada auto-limitante, ou seja, acredita-se que por volta de 6 a 18 meses haverá melhora dos sintomas. Para isto, é necessário um diagnóstico e tratamento precoce.

TRATAMENTO
-Repouso de atividades que descarreguem peso nos pés,
-Adequação de sapatos,
-Uso de palmilhas,
-Fisioterapia,
-Medicações- antiinflamatórios e nos casos crônicos antidepressivos tricíclicos.
-Acupuntura- resultados controversos.
-Infiltração muscular com lidocaína (anestésico) nos casos crônicos.
-Terapia por Onda de Choque Extracorporal-usa pulsos de alta pressão de ondas sonoras para bombardear o tecido danificado para aliviar a dor.É utilizada como uma alternativa para a cirurgia para aqueles com muito tempo de dor. Não é invasivo e tem uma taxa de sucesso comparada com a cirurgia.

Terapia Por onda de Choque na Fasceíte Plantar

Se você apresenta estes sintomas deve procurar um médico Fisiatra. Este especialista vai fazer o diagnóstico rápido com alívio da dor (através de medicações), orientar o fisioterapeuta e o resto da equipe de reabilitação(nos casos crônicos), prescrever palmilhas (se necessário) e fazer procedimentos quando indicado.
Pés Saudáveis

About these ads

42 Respostas para “Esporão ou Fasceíte Plantar?

  1. Gostaria de tirar uma dúvida, não sei se aqui é o local ideal mas tentarei. Hoje fui em um ortopedista e o mesmo diagnosticou fascite plantar no meu pé esquerdo, eu já tenho fascite plantar no pé direito, com dor localizada próximo ao calcaneo, mas a que foi diagnosticada hoje é na altura do metatarso, o Dr. disse que a fascite plantar pode ocorrer em qualquer lugar na fascia, mas tudo o que eu li sobre essa doença, somente existe relato de dor no calcanhar, inclusive aqui neste site no subtópico sintomas está escrito assim: “Dor na sola do pé, na região do calcanhar.” Gostaria de saber se realmente pode ser fascite plantar com dor na altura do metatarso.

    • Olá, Ildo!
      Se a dor que você refere for no metatarso na planta do pé pode ser Fasceíte plantar sim!A dor na região do calcanhar é a mais comum, mas eventualmente alguns pacientes descarregam a pressão no pé de maneira não fisiológica podendo manifestar em outros locais que a fáscia passa (a palmilha prescrita após o exame da podobarometria ajuda muito!).
      Se a dor for na região do metatarso no peito do pé, tem que ser submetido a uma avaliação clínica e talvez a alguns exames para o diagnóstico ser determinado, porque neste caso não é fasceíte plantar.

  2. COMO EU DESCONFIAVA, NÃO É FASCITE PLANTAR, DEPOIS DE UMA ULTRASONOGRAFIA FOI DIAGONSTICADA ARTRITE NAS ARTICULAÇÕES DO METATARSO. SINCERAMENTE NÃO SEI O QUE É PIOR, SE É A TAL DA FASCITE OU A ARTRITE QUE DÓI MUITO.

    • Olá, Ildo!
      O primeiro passo para a melhora da dor é o diagnóstico correto. Eu não diria que uma dor é pior que outra, aquela que sentimos sempre será a pior!
      A artrite ou artrose ou osteoartrose tem tratamento, é importante identificar a causa da artrite nesta região peculiar e realizar o tratamento correto que é conservador, pois as cirurgias nestas regiões são complicadas. Não se desepere porque há várias terapias que melhoram a dor: fisioterapia e acupuntura são bem indicadas e pode ser necessário também o uso de palmilhas especiais que devem ser prescritas após um exame chamado podobarometria (realizado por médico).
      Espero ter ajudado!

  3. Ola gostaria de receber uma orientação se possível, faz uma semana que fiz a arte de pular um muro descalça de 2,50mt, resultado logo que pulei ja não levantei, fui direto para o hospital, uma dor terrivel, tiraram o raio x e a médica disse que não tinha quebrado nada so lesionou as carnes moles, assim disse ela, me deu uns antibióticos para tomar e mais nada. Na planta do pé esta roxo, e tenho que andar devagarinho porque meu calcanhar quando ando dói muito com o peso do corpo, essa dor só passa se eu estiver deitada, e todos dias que levanto penso, hoje vou andar melhor,mas a dor esta la. Já coloquei gelo nos tres primeiros dias, não há melhora. O que faço, parece que vou carregar essa dor pelo resto da vida. obrigada sandra Pt

    • Olá, Sandra!
      A médica quiz dizer que você apresentou uma contusão, traumatizou ligamentos e articulações. Acredito que ela deva ter examinado seu pé e visto que provavelmente não houve lesão mais grave e por isso receitou o antiinflamatório. Estes traumas costumam doer muito (afinal foi de uma altura de 2,5m!) e demoram um pouco para melhorar os sintomas. Se após 20 dias os sintomas não melhorarem, sugiro que você procure um ortopedista para ver se não houve uma lesão mais grave, como a ruptura de um ligamento ou tendão. Porém, se as dores, nesses 20 dias, aumentarem, procure um médico antes.
      Boa Sorte!

  4. Agradeço o conselho, uma hora vai ter que sarar.

  5. PEDALAR PODE SER A CAUDA DA MINHA FASCITE PLANTAR? POIS O PEDAL SE APÓIA NA PLANTA DO PÉ E MINHA DOR É NO CALCANHAR.
    OBRIGADO.

    • Olá, Adriano!
      Pode ser se estiver associada com calçados inadequados que levam microtraumatismos que consequentemente levem à inflamação da fáscia plantar, associado à encurtamento muscular de gastrocnêmios ou tibial posterior ou ainda alteração na marcha que pode ser evidenciada por podobarometria e aliviada com a prescrição de palmilhas feitas por um médico Fisiatra.
      Sugiro que faça avaliação com um médico Fisiatra para determinar qual a causa de sua fasceíte!
      Boa Sorte!

  6. Tenho esporão, jogo futebol e faço jiujitsu, e agora… como fica? Ajudem-me! Obg.
    Barroso – MG

    • Olá, Laudigerio!
      Provavelmente o seu esporão é consequencia dos impactos que os esportes descarregam em seu calcanhar.Se você tem dor (nem todo mundo que tem esporão, tem dor), sugiro que procure um médico Fisiatra para reabilitá-lo e voc6e voltar à sua prática esportiva sem maiores consequências.
      Boa Sorte!

  7. TRATO O ESPORÃO COM FRIO OU CALOR?
    SOCORRO!

    • Olá, Adriano!
      A inflamação da fáscia próxima ao esporão ou fasceíte plantar pode ser tratada tanto com o frio quanto com o calor. A escolha entre um ou outro depende de alguns aspectos baseados no quadro clínico do paciente. Vale lembra que tanto o calor quanto o frio. São apenas meios analgésicos que proporcionam um alívio temporário da dor, por este motivo a reabilitação é imprescindível para tratar a causa da dor.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para orientá-lo sobre a melhor forma de tratamento de reabilitação no seu caso.

  8. Edmilson Luiz Flamia

    Estou com sérios problemas de esporão de calcâneo, jogo futebol na quarta e sábado, mas não consigo mais as dores são horríveis, já fiz fisioterapia, faço alongamentos todas as noites, e também gelo, parei de jogar, mas as dores continuam, o que faço?

    • Olá, Edemilson!
      Sugiro que você procure um médico Fisiatra para verificar se a fisioterapia que você realizou foi adequada para o seu problema ou se precisa de outros tratamentos adjuvantes como palmilhas apropriadas (e fazer sob medida através da podobarometria) ou tratamento com ondas de choque.
      Boa Sorte!

  9. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar este artigo e agradecer pelo ótimo esclarecimento.
    Há duas semanas atrás, estava apoiada com o calcanhar na borda da cama e fiquei algumas horas nesta posição, ao levantar senti uma forte dor na região plantar, porém pensei que logo passaria e deixei pra lá. Ao acordar no dia seguinte a dor piorou bastante, mas ao decorrer do dia foi melhorando. Passaram uns 2-3 dias e a dor finalmente sumiu.
    Hoje tive uma surpresa, a dor voltou, e logo lembreu que fiquei naquela mesma posição anterior, só que desta vez apoiada na borda da cadeira.
    Gostaria de saber se esta pode ser a causa para estas dores, ou decorre de algum traumatismo anterior. Pode ser esporão ou fasceite plantar? ou apenas uma pequena lesão devido a posição que fiquei?

    Agradeço desde já.
    Abraço.

    • Olá, Camila!
      Provavelmente você está apresentando sintomas de fasceíte plantar, ocasionada pela posição viciosa que adotou, associada com falta de alongamento e condicionamento muscular da panturrilha.
      Se você não melhorar estas condições musculares esta dor aparecerá espontaneamente.
      sugiro que procure um médico fisiatra para orientá-la quanto à reabilitação caso as dores permaneçam.

  10. Boa Tarde!

    Cerca de 2 Meses vem sentindo um incomodo no calcanhar esquerdo, tive um estiramento na virilha e fiquei 4 semanas sem jogar futsal. E essa dor do calcanhar sumiu. Quando voltei, no após o segundo jogo começou um incomodo muito maior q estava antes no calcanhar. Tanto q o tenis esquerdo abriu no calcanhar? pode ser Fasceite Plantar? estou variando muito de peso, e fico muito sentado (banqueta alta), e ando muito de bicicleta? esses fatores podem contribuir? comprei uma palmilha de silicone, para aliviar o incomodo, e estou fazendo gelo.

    Desde de já grato,
    att
    Ederson

    • Olá, Ederson!
      Não posso responder sua pergunta sem avaliar você, seu calcanhar e sua condição muscular.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para uma avaliação, investigação diagnóstica e determinar qual o melhor tratamento medicamentosos(se for o caso) ou de reabilitação para melhorar seus sintomas.Se houver necessidade de uso de palmilhas, talvez seja interessante realizar a podobarometria com o fisiatra para saber qual a palmilha mais indicada para você e suas atividades.
      Boa Sorte!

  11. Bom dia!

    Thais, na região que moro não existe médico fisiatra, oq devo procurar? um ortopedista mesmo? agora após 10 dias do ocorrido, estou sentindo muita dor no tendão de aquiles (não ao toque, mas em repouso, lateja) e sobe para panturrilha. Vem para o trabalho de bicicleta, devo suspender e andar a pé?

    att

    Ederson

    • Olá, Ederson!
      Qual a sua região?Onde mora?
      Nela, existe algum especialista em Medicina Esportiva?
      Para continuar andando de bicicleta é necessário fazer alongamentos antes e depois da atividade para toda a musculatura do membro inferior.

  12. Muito bom seus esclarecimentos sobre a doença, me ajudaram muito. Obrigada!

  13. Olá , a cerca de 6 meses venho sentindo muitas dores na planta do pe e do calcanhar esquerdo. Passei em consulta com reumato e ele me indicou exames de sangue e ultra-som do pé , Após somente resultado do exame de sangue ela constatou artrite reumatoide e me receitou alguns medicamentos de uso contínuo os quais estou usando a três meses . Porém agora que peguei o resultado de ultra-som dos pés o resultado foi fasceíte plantar .como só tenho retorno com o médico em setembro , gostaria de saber se existe relação entre as duas doenças …já sabendo que este medicamentos agridem muito o fígado, gostaria que me exclarecece essas duvidas .
    Obrigado

    • Olá, Renato!
      A artrite reumatóide é uma doença autoimune que pode apresentar repercussões musculares. Já a fasceíte plantar é uma inflamação da fáscia do músculo que fica na região plantar. Um pode piorar o outro. Os dois tem tratamento. Leia o post sobre reumatismos neste site para ter uma ideia do tratamento e para tratar a fasceite planter, procure um médico fisiatra.
      Boa sorte!

  14. Prezado, estou tratando fascite plantar a 5 meses, já fiz de tudo no que diz respeito a tratamento conservador, laser, tens, ultra som, gelo, calor, alongamentos, fortalecimentos, turbilhao e nada, isso tem cura? tentarei o tratamento de ondas de choque será que resolve?

    • Olá, Wagner!
      Em casos persistentes a terapia com ondas de choque tem bons resultados.
      Sugiro que faça também uma podobarometria.
      Boa sorte!

  15. Gostaria de saber o que fazer no meu caso tenho fascite e encurtamento nos tendões mas esporoes nos dois pés, porfavor gostaria de saber o que fazer.

  16. Ola! Eu queria uma opiniao sua a respeito da minha situacao, eu tenho um bebe de tres meses e eu engordei muito na monha gravidez. Estou recuperando meu peso anterior mas tenho sentido dores nos calcanhares e ao redor principalmente no pe esquerdo. A dor eh pior ao levantar ou depois de um periodo de descanso tornando a caminhada dolorosa. Ao longo do dia a dor melhora e so volta se eu paro para descansar. Voltei a minha rotina de exercicios mas nao intenso. Meu nervo siatico doi desde a infancia, pensei que a dor estivesse relacionada a isso mas lendo as informacoes desse site estou desconfiada de ter esporao?!?
    Obrigada desde ja!

    • Olá, Juliana!
      Seus sintomas parecem muito com fasceíte plantar.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para obter um diagnóstico e tratamento adequados.
      Boa sorte!

  17. Sinto uma dor forte na planta do pé direito, atrás dos dedos do pé, mas é somente quando faço uma longa caminhada ou uso salto alto. Além da dor sinto uma queimação forte, preciso sempre tirar o sapato ou tênis e colocar o pé no chão. O q pode ser? grata,

    • Olá, Vera!
      é preciso fazer um exame físico no seu pé para podermos hipotetizar um diagnóstico.
      Sugiro que faça avaliação com um médico fisiatra.
      Boa sorte!

  18. oi sinto muita dor nos pés principalmente no pé esquerdo ,tem horas que parece que esquenta mas é por dentro não sei oque fazer pq meu trabalho é 10 horas em pé oque fazer .

    • Olá, Cleila!
      Seu quadro parece semelhante ao da fasceite plantar.
      Para ter certeza, sugiro que procure um médico Fisiatra para uma avaliação e orientação do melhor tratamento.
      Boa sorte!

  19. Olá, sinto muita dor da regiao plantar do meu pé esquerdo, no dorso do pé até o dedão, não consigo usar sandálias com salto, pois está muito inflamado, por favor me esclareça o que pode ser, já passei com um ortopedista e ele só me passou somente anti-inflamatório alíviou a dor enquanto estava tomando mas não resolveu meu problema o que devo fazer e qual seria o melhor especialista, e que seria essa doença? Já estou muito tempo com esse problema uns 9 meses Obrigada pela atenção.

    • olá, Lucimara!
      É muito difícil dizer sem fazer um exame físico do seu pé.
      Sugiro que se consulte com um médico Fisiatra e se necessário for, fazer uma podobarometria.
      Boa sorte!

  20. Olá !
    Em viagem, tive dois episódios de dores na altura do metatarso (de ambos os pés), mas que cederam após descanso. Normalmente não sinto dores nos pés, mesmo andando um pouco mais. Reparei, no entanto, que ao caminhar na esteira de tênis sinto dormência/formigamento nas solas dos pés. Uma podóloga me disse que tenho queda de metatarso devido ao uso abusivo de salto alto. Será que isso poderia estar comprometendo a circulação na área? Não sinto nada ao usar salto, ao contrário, fico muito mais confortável. Seria fasceite em ambos os pés?

    • Olá, Christiane!
      Não foi o uso de salto que ocasionou suas dores e a “queda do metatarso”, mas o uso contínuo pode aumentar os sintomas.
      É necessário descartar o Neuroma de Morton, que causa muitos destes sintomas que você referiu.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra.
      Boa sorte!

  21. Quanto tempo demora para este tratamento?
    Tem que fazer repouso total?
    O meu esposo tem este problema á mais de 4 anos…
    Muito difícil o tratamento,o pé dele só vive enchado,com muita dor e meio rocho com algumas sequélas…

    • Olá, Roberta!
      A duração do tratamento depende de: tipo, empenho do paciente e terapeuta, gravidade da fasceíte, etc…
      Não é recomendado repouso em hipótese nenhuma, pois a imobilização pode agravar ainda mais o quadro muscular.
      Quanto antes iniciar o tratamento,mais rápido aparecerá os resultados!
      Espero ter ajudado!

  22. Boa tarde. Tenho sentido dores no calcanhar esquerdo há mais de dois meses. Há um mês passou para o direito também, mas com a dor menos intensa. Corria todos os dias, mas em janeiro mais que dobrei a carga de treinos, com redução de intervalos para descanso. Além disso, usava tênis para pronação. Só que o tênis estava já sem amortecimento e não percebi (apenas quando experimentei um novo, da mesma marca), e o suporte de pronação dele acaba exatamente no meio do calcanhar de forma que fica evidente a dor no local de contato com o fim do suporte.

    A dor foi aumentando, pelos raios-x ficou afastado o esporão.
    O diagnóstico apresentado foi o de fasceite plantar.
    Ultrassom não apresentou nada. Eletroneuromiografia, também não. Hoje peguei a ressonância e o laudo não apresenta anomalias no pé. A dor é maior no início do dia ou quando fico muito tempo sentado ou deitado. Está situada exatamente no calcanhar esquerdo, do centro para a direita. Já fiz 21 sessões de fisioterapia, além de fazer alongamentos sozinho em casa e passar gelo. O tratamento já tem 40 dias. Como disse, comecei a sentir dor no pé direito, menos intensa, mas que agora é só um incômodo, estando mais forte no pé esquerdo. Neste não senti nenhuma melhora durante o tratamento, excetuando a dor no arco esquerdo, que não sinto mais, estando localizada agora apenas no calcanhar.

    Não estou correndo mais, uso palminha de gel nos sapatos e estou usando tênis mais confortáveis.

    Gostaria de um parecer sobre a minha situação. Obrigado.

    • Olá, Leandro!
      Primeiramente é necessário uma avaliação mais específica para termos certeza realmente de que seu diagnóstico é Fasceíte plantar. Se for, pelo que contou, parece que fez um tratamento de reabilitação com cinesioterapia que não deu certo, isto é raro de acontecer, mas existem outros tratamentos que podem ajudar na melhora da dor para você voltar a correr como por exemplo, a infiltração de pontos gatilhos miofasciais com lidocaína (nunca com corticóide!), terapia por onda de choque , etc…
      Minha sugestão é que primeiramente você tenha uma segunda opinião de que realmente é fasceíte plantar, faça um USg que ele demonstrará se a fáscia estiver inflamada, outro exame importante para você que corre é fazer a podobarometria, pois poderá ver qual o vício postural que seu pé adota quando corre e assim, tentar corrigi-lo para não gerar dor. Esta segunda opinião deve ser feita por um médico Fisiatra que vai avaliar se seu tratamento de reabilitação realizado até agora foi adequado. A podobarometria também deve ser realizada por médico, tome cuidado porque tem muitos profissionais de saúde por aí que realizam podobarometria de maneira equivocada e acabam trazendo prejuízos aos pacientes.
      Boa sorte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s