Você tem Lombalgia Crônica?


A Lombalgia é a dor na região lombar da coluna vertebral.
Cerca de 90% da população vai apresentar pelo menos um episódio de dor lombar em sua vida. É um sintoma e não uma doença.
Nos países desenvolvidos é a principal causa de incapacidade em menores de 45 anos.
Acomete igualmente homens e mulheres. Com o passar dos tempos as mulheres começaram a sentir mais dor lombar devido à menopausa (parada do ciclo menstrual) e suas conseqüências como a Osteoporose (perda de cálcio no osso associado com alteração na arquitetura do osso).
É a segunda causa de procura de atendimentos médicos em decorrência de doenças crônicas. Seus números de faltas ao trabalho ultrapassam o câncer, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) na idade produtiva. Trata-se de um problema Médico e Econômico por seus elevados custos sociais: assistência médica, faltas no trabalho, diminuição da produtividade e do número de tarefas cotidianas, substituição de suas atividades por terceiros e afastamento do trabalho (temporário ou definitivo).

Dor em região lombar da coluna vertebral

A notícia boa é que a lombalgia é auto limitada, ou seja, o sintoma passa em 90% da população até a sétima semana após o aparecimento. Metade destes pacientes vai apresentar novo sintoma após um ano. Sabe-se atualmente que até 45% cronificam a dor.
APENAS 3% DOS CASOS DE LOMBALGIA NECESSITAM DE CIRURGIA.

Quem tem mais probabilidade de ter Lombalgia Crônica?
Os principais fatores de risco são:
1. Deformidades Posturais- na coluna (escoliose, cifose, hiperlordose) e em outros locais como nas pernas, ou tronco e cinturas deproporcionais
2. Sedentarismo
3. Obesidade
4. Doenças neuromusculares
5. Cirurgia lombar anterior
6. Doenças psiquiátricas
7. Problemas econômicos sociais.

Quais são as causas da Lombalgia?
Em 85% dos casos são devido a Síndrome Dolorosa Miofascial. Veja o post da Síndrome Dolorosa Miofascial.
Os outros 15% correspondem a doenças orgânicas específicas, doença inflamatória na coluna (doenças reumáticas como a artrose, lúpus e artrite reumatóide), câncer, hérnia discal (Veja o Post A Hérnia Discal), estenose do canal raquidiano (diminuição do canal por onde passa a medula espinhal- veja sobre a anatomia da coluna vertebral no post A Hérnia Discal), instabilidade das vértebras (devido a algum trauma) e infecções.
Estenose do canal lombar

Eu tenho Lombalgia o que devo fazer?
Procure um médico especialista em dor para fazer uma avaliação clínica e solicitar exames que sejam necessários para um diagnóstico correto. Na maioria das vezes são feitos Raio X (para avaliação de deformidades, sinais de osteoartrose, escorregamentos de vértebra, fraturas e câncer.Ressonância Magnética no caso de suspeita de hérnia e lesão medular.Tomografia Computadorizada é indicada na suspeita de estenose de canal raquidiano, fraturas e tumores ósseos.
Após o seu diagnóstico, você deverá fazer um tratamento multiprofissional de Reabilitação liderado por um médico Fisiatra com interação no tratamento medicamentoso, de reabilitação e alguns procedimentos (acupuntura e infiltração com anestésico) quando necessários. O Fisiatra que prescreve as medicações e determina as terapias que devem ser realizadas como cinesioterapia (fisioterapia com exercícios específicos para os músculos envolvidos), uso de meios físicos para analgesia (Gelo, TENS, Forno de Bier, Infravermelho, Ultrassom, Microondas, Ondas curtas), massagens musculares específicas(Holfing, miofascioterapia, etc…), terapia ocupacional (em casos de mais incapacidade), atividade física adequada (orienta o educador físico) e psicoterapia. Quando há indicação de cirurgia, o Fisiatra encaminha o paciente ao cirurgião e faz um tratamento muscular pré e pós operatório, para melhores resultados cirúrgicos.

About these ads

44 Respostas para “Você tem Lombalgia Crônica?

  1. Olá boa tarde entrei para ver informações sobre lombalgia crônica pos tenho isso desde de março de 2008 paralizou minha perna esquerda doreres muito forte na mesma e na nadega esquerda depois de um tempo a perna melhou e saiu as dores na nadega e na perna, mas agora tenho dores na coluna lombar e na cabeça se no tomo o remédio fico com fortes dores na cabeça, mas porém o contra ponto é que o remédio esta fazeno mal ao meu estomago mas não posso ficar sem tomar se não fico muito mal estou fazendo fisioterapia mas não esta aparecendo resultado! aguem pode me dar uma dica?
    obrigado Ronny Roque

    • Olá, Ronny!
      Em primeiro lugar você precisa fazer uma avaliação clínica para identificarmos quais são as causas de suas dores e a partir daí receber um tratamento adequado. A maioria das pessoas faz uso indiscriminadamente de analgésicos comuns e antiinflamatórios pensando que irá resolver seu problema. O abuso de analgésicos comuns pode levar à cefaléia crônica (Veja post “As Terriveis dores de Cabeça”) e os antiinflamatórios podem levar a problemas gástricos e renais (veja post “Medicamentos Utilizados na Dor”). O pior de tudo é que as pessoas não sabem que além de “criar”outros problemas, não estão tratando da causa de sua dor!
      Para isto não acontecer mais, pare de tomar medicação sem orientação médica e faça uma consulta de preferência com um médico Fisiatra para a prescrição do tratamento medicamentoso e de reabilitação mais adequado para você!
      Boa Sorte!!

  2. Olá,
    Entrei aqui provavelmente pelo mesmo motivo que varios outros: a dor está insuportável.
    No meu caso, tenho 30 anos, “ex” atleta, já fui diagnosticado com hernia na L4-L5 e inclusive já fiquei internado no Sarah em Brasilia. O que me faz escrever é que ainda nao fiz a cirurgia (sim, eu sei que 90% dos casos não precisam) mas o fato é que devo estar entre os outros 10%. Há melhoras (diminuição) da dor, em ciclos. Hoje por exemplo, sem motivo aparente, simplesmente voltou uma lombalgia muito forte, chegando a “empenar” a coluna para o lado esquerdo. Daí eu volto aos alongamentos e exercícios.. e lá se vao mais 10 semanas…. quando aparentemente tudo parece resolvido e seguindo a risca dos ultimos meses, a dor resolve voltar pra visitar… É incrivel.. Estou aqui escrevendo puto da cara, frustrado, cansado, triste.. Eu sou magro, faço tudo que é exercicio corretamente, direitinho, natação de forma adequada, enfim, sou aquele tipo de paciente ideal… e exatamente por isso há esses ciclos de diminuição da dor, que me fazem acreditar que a coisa chegou ao fim… quando daí sem mais nem menos aparece um dia como hoje e é como se tudo voltasse a estaca zero.. absurdamente frustrante.
    Tão frustrante quanto ver os resultados daqueles que fizeram a cirurgia. Maioria absoluta não obteve melhora e/ou piorou.
    QUE MALDIÇÃO ESSA PORCARIA!!! ……(suspiro)….. desculpem. É um breve desabafo. Minha vida se resume a pensar nas minhas costas. Como eu ando, durmo, caminho, como, nado, me alongo, sento, me abaixo, me curvo… o dia todo pensando nisso…

    • Caro Mav,
      Como você, tive muitos pacientes ex-atletas ou ainda atletas que tiveram dor lombar. Na maioria dos casos, faziam atividade física corretamente, o que deixa a maioria dos médicos perplexos.
      Como escrevi no post, a indicação para a cirurgia é muito pontual, exatamente por suas consequências. Antes disso, o diagnóstico correto da causa da sua dor é imprescindível.
      Na maioria dos pacientes com o perfil semelhante ao seu, a causa da dor era de origem muscular seja por excesso de exercícios que sobrecarregavam alguns músculos, seja por alongamentos inadequados e até mesmo disfunção hormonal originada pelo uso de anabolizantes que levam à disfunção muscular.
      Sugiro que você procure um médico Fisiatra para lhe dar o diagnóstico correto e prescrição do tratamento medicamentoso e de reabilitação adequados e posteriormente, te reintroduzir às atividades esportivas sem desencadear os sintomas.
      Boa Sorte!

  3. oi, olá aos companheiros de dor. alguem já tentou rpg pra amenisar? comigo funcionaou. mas daí, cai na besteira de voltar a correr. AIIIIIII. MAV, compreendo vc, essa dor deprimi. mas einn doutora, nunca mais vou voltar a correr???

    • O RPG é parte da reabilitação muscular da lombalgia Crônica. Porém, para voltar a fazer uma atividade física com grande impacto na coluna lombar, no caso a corrida, é necessário um programa de reabilitação mais específico que avalie a forma de andar e correr do paciente. Para isso será necessário a coordenação do médico fisiatra, que é o especialista no assunto. Além da avaliação clínica feita pelo fisiatra, pode haver necessidade de exames mais específicos como podobarometria, cybex, entre outros.
      Quanto a depressão, ela [e uma sintoma consequente à dor crônica e à incapacide resultante dela. Na maioria das vezes as pessoas se sentem tristes por não terem vigor e não conseguirem realizar atividades que realizavam antes. Quanto este sintoma é muito forte e constante, pode aumentar a intensidade da dor, as incapacidades e prejudicar o tratamento. Por este motivo é importante o médico saber identificar a depressão e promover o tratamento adequado.

  4. acredito ter o mesmo problema, pois o medico detectou como lombalgia, mais a diferença e que se tenho o dia ativo, nao sinto dores durante o dia, mais quando deito para dormir, depois de umas 4 horas a dor começa, ai acordo varias vezes, isso ja faz uns 2 anos, sem dormir a noite toda. faço caminhada , natação, melhora um pouco, mais nada resolve, a dor é localizada na lateral direita da lombar, ate ja pensei que fosse rim, mais nao é, e dói apertar a regiao tambem, alguem tem este tipo de dor, por favor me digam , se encontrou uma solução,

    obrigada

    • Olá, Eliane!
      A sua lombalgia parece de origem muscular pela sua descrição, a famosa Síndrome Dolorosa Miofascial (leia o post “Síndrome Dolorosa Miofascial”). Suas causas estão relacionadas com posturas viciosas também e como você acorda com dor à noite, pode ser que a posição que você dorme esteja inadequada ou seu colchão está prejundicando sua coluna.
      Sugiro que você procure um médico Fisiatra para diagnosticar os músculos envolvidos, a causa e propor o melhor tratamento de reabilitação e medicamentoso se for preciso.
      Boa Sorte!

  5. ola ja vai pra 3 meses que estou com muita dores nas costas e noa passam ja tomei de tudo que oortopedista passou mas nada na ressonancia saiu achado incidental de transversao de vertebra lombossacra perguntei e me rspondeu que nada seria qual e a sua opiniao me ajudem que medico eu devo procurar obrigado rosane

    • Olá, Rosane!
      Desculpe-me, mas não entendi o que deu na sua ressonância e nem sua pergunta.
      Se você tem dor nas costas, a famosa lombalgia, sugiro que procure um médico Fisiatra para lhe indicar o melhor tratamento medicamentoso e de reabilitação para melhorar seus sintomas.
      Boa Sorte!

  6. Olá a todos!

    Tenho problema com lombalgia ha 2 anos. Nesse tempo já tentei de tudo: Fisioterapia, repouso prolongado, remédios…
    Problema é que eu faço academia, parei por um tempo pra ver se a dor melhorava e não melhorou…e me causava certa tristeza eu não ir mais na academia e resolvi voltar mesmo com dor.

    O que mais eu posso fazer?
    Obrigado

    • Olá, Rodrigo!
      A lombalgia pode apresentar várias etiologias (causas) e talvez voltando para a academia você poderá intensificar seus sintomas.
      Nem sempre fazer simplesmente fisioterapia resolve a lombalgia, é necessário saber o que foi feito, de que maneira e se foi adequado para o seu caso. Em algumas ocasiões, é necessário fazer mudanças de hábitos que levam à dor. Para isso, é necessário um bom diagnóstico. Sugiro que você procure um médico Fisiatra para ter as orientações adequadas e voltar à academia sem dor e sem riscos.
      Boa Sorte!

  7. Aos 19 anos de idade , sentir durante um ano, dores ciáticas, fazendo todos os exames e passando por todo tipo de tratamentos, para que melhorasse, não surtindo efeito, fiz a cirurgia no HOSPITAL da Lagoa no Rio de Janeiro, chegando a equipe de Médicos da área de Neurologia, falando comigo que seria melhor que eu aposentasse, e que seria melhor eu parasse com o futebol profissional, não aceitei, pedir baixa, e continue jogando, mesmo em alguns momentos sentindo muitas dores, continue jogando e acabou piorando o estado, hoje tenho um desgaste muito grande, que está me prejudicando o meu trabalho, não sei o que fazer, para melhorar, no momento estou fazendo RPG, tenho melhoras logo após o alongamento, más depois volta a sentir, não seu mais o que fazer, também já não aguento mais tomar Parmelor e Neurontim, e também estou em dúvida se faço outra cirurgia, sinceramente, não sei mais o que fazer, só quem passa por isso, sabe como isso é horrivel,estou nesse momento na internet, lendo tudo sobre dores lombares e o que fazer para melhorar, já tive em muitos Ortopedistas, e Neurologistas, más agora estou consultando com os considerados melhores do Brasil, para que tenha ou não uma solução para o meu caso.

    • Olá, Anselmo!
      Sugiro que você procure um médico Fisiatra para uma avaliação clínica e orientação adequada quanto à medicação e tratamento de reabilitação.
      Boa Sorte!

  8. Boa tarde, estou aqui pelo mesmo motivo de todos eu fazia academia e praticava corrida (de rua) participava de prova e estava muito feliz até que um dia acordei com dor na lombar isso foi em novembro de 2009…desse periodp em diante eu fiz de tudo procurei um médico especialista em coluna,fiz fisioterapia fiz acupuntura estou usando uma palmilha e atualmente estou fazendo rpg…como não obtive melhora passei em mais dois médicos também especialistas em coluna ao verificar os exames ( raio x,tomografia e ressonância)os dois disseram que o meu caso é caso de cirurgia e que não posso mais correr agora o último sugeriu que eu faça natação ou hidroginastica para fortalecer e fisiotarapia novamente e se nada resolver ai só com cirurgia mesmo, se puder me orientar eu agradeço muito.

    • Olá, Fabiana!
      Existem vários de tipos de fisioterapias, para saber a mais adequada ao seu caso, é necessário uma avaliação clínica feita por um especialista em função, ou seja um médico Fisiatra. Ele saberá dizer qual o melhor tipo de reabilitação no seu caso para você conseguir aos poucos retomar suas atividades. Às vezes, uma pisada errada que você adota na corrida pode ser a causa de tudo (Não estou falando que é isso o seu caso, mas já vi muitos pacientes que corriam com vícios inconscientes evoluirem com lombalgia).
      Procure um médico Fisiatra, tenho certeza que terá um bom resultado depois da reabilitação que ele propor a você.
      Boa Sorte!

  9. tenho lombalgia cronica já fis tres cirurgias foi preciso por 4 parafusos na região lombar as dores que eu tinha nas pernas passarão agora posso dormir sem dor só que não posso ficar muito tempo em pé ou sentada que a dor na região lombar fica insuportavel e fico sentindo um canssaso grande é normal sera que vou ficar sempre assim tenho apenas 38 isso pode se agravar

    • Olá, Rosemeri!
      Para saber o que pode acontecer, ou seja o seu prognóstico, é necessário saber toda sua história de dor, das técnicas cirúrgicas empregadas, a reabilitação que você fez para tratar os músculos lesionado e um exame físico específico.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra e faça uma avaliação funcional para saber o prognóstico e o melhor tratamento de reabilitação

  10. Olá amigo!

    Tenho lombalgia crônica, a dor é termitente, bem de leve, mas quando chega o inferno piora muito. Que posso fazer prá essa maldita dor parar.
    Quando pego alguma coisa parece que minha lombar está pulando, fico enchada e muito dolorida.
    Estou no Inss á tres anos, minha vida está se passando eu não posso trabalhar aonde eu trabalhava em minha empresa.
    Eu trabalhava em uma empresa que faz solta Mig/Mag, serviço lá era muito pessado, entrei no inss com especie de beneficio 91 agora o inss mudou para 31, perdi todos os direitos que tinha pela empresa.
    Eu estou na merda total, á empresa agil de má fé, agora o inss, está louco prá me mandar embora.
    Que faço na situação??

    • Olá, Leonardo!
      Com relação aos seus problemas com o INSS, infelizmente não posso fazer orientações pois não sou especializada em Medicina do Trabalho.
      Agora, com relação à dor na sua coluna, sugiro que faça uma avaliação com um médico Fisiatra para orientá-lo com relação ao tratamento medicamentoso e de reabilitação para a melhora dos seus sintomas.
      Boa sorte!

  11. gente, dói de mais parece que é uma cólica e desce na minha perna esquerda e vai para a nádega também, achei q fosse rim, + fiz ultrassom e não era, as vezes com alongamento dá uma melhorada, alguém sabe de outro tratamento pra acabar com essa dor?

    • Olá, Andréia!
      O tratamento medicamentoso associado com a reabilitação ajudam a eliminar os sintomas da lombalgia crônica.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra.

  12. fiz o tratamento com medicamento e fisioterapia a dor diminuiu, mas mesmo assim tenho dores estou sem trabalhar a 8 meses, mas preciso voltar; o que e como me aconselha a trabalhar pois tenho certeza que as dores irão voltar .

    • Olá, Digmar!
      Em primeiro lugar é necessário saber se a fisioterapia que você realizou foi adequada para seu quadro clínico, e posteriormente, dar continuidade à próxima fase de seu tratamento de reabilitação, para depois decidir sobre suas atividades laborais.
      Sugiro que procure um médico fisiatra para fazer a avaliação de seu tratamento de reabilitação e determinar qual a próxima fase.
      Boa Sorte!

  13. Olá! Tudo bem doutora! Sinto agulhadas na região lombar quando flexiono a coluna, por exemplo, juntar algo do chão sem flexionar os joelhos, essas agulhadas aparecem de tempos em tempos, e é sempre na mesma região, próximo a L4,L5, fico alguns dias sentindo isso e logo passa, voltando em uma outra data, dependendo da posição que fico não tenho dores, apenas quando tento fazer um movimento repentino de rotação e flexão da coluna. O que poderia ser? Muito obrigado

    • Olá, Maurício!
      Provavelmente você tem uma Síndrome Dolorosa Miofascial em alguns músculos desta região.
      Sugiro que faça alongamentos regularmente para os músculos da região e pratique algum exercício aeróbico sem impacto e se com isto não sumir, procure um médico Fisiatra para uma reabilitação prescrita conforme sua condição muscular.
      Boa Sorte!

  14. Ainda não fui ao médico.
    Mas já sei o que é a minha dor! lendo o que vocês escreveram já matei o que estou sentindo.
    A minha dor é no lado direito e vai até a perna.
    Corro 10km a cada dois dias associado à academia, ou melhor, corria, estou parado tem 1 semana….

    • Olá, Renato!
      Fico muito feliz em saber que o site está ajudando a orientar as pessoas a procurarem o tratamento correto.
      Este é o objetivo dele.
      Boa sorte!

  15. Meu marido sofreu acidente em 2004, fraturou o fêmur e foi operado. Após um tempo de 1 ano, começou ter dores na perna fraturada e febre. Agora saiu abscesso fez drenagem, e ainda continua vazando depois de 10 dias. Foi no clinico e este encaminhou para o ortopedista com o seguinte diagnostico : lombalgia cronica! O que tem a ver se o outro ortopedista achou que pode ser osteomelite? O que vcs me dizem?

    • Olá, Sirley!
      Não examinei seu marido para dar minha opinião com exatidão, mas pelo que você descreveu parece ser osteomielite se ele ainda permanece com febre e outros sinais de infecção.
      Sugiro que procure outro ortopedista para uma segunda opinião.
      Boa Sorte!

  16. Uma massagem relaxante pode reativar um processo inflamatório na lombar ocorrido no passado ?

  17. Doutora,

    Não sei exatamente se isso que eu tenho é Lombalgia Crônica, mas
    a dor que eu sinto é muito parecida com que as outras pessoas
    mencionam aqui e o que a senhora explicou no POST.
    Sinto dor na parte inferior da coluna do lado direito, a dor é tanta
    que chegou a refletir no músculo do abdomen, já fui no ortopedista do
    meu convênio, mas ele disse que eu era muito nova pra ter qualquer tipo de
    dor crônica, porém sinto essa dor ao acorda até durmir, se eu não tomo Dorflex ou
    nenhum remédio do genêro é capaz de eu não conseguir nem andar.

    Quando era criança tinha escoliose, fiz 10 anos de natação até que minha coluna ficou em perfeito
    estado sempre pratiquei esportes até os meus 18 anos.
    Nunca precisei usar colete para corrigir minha coluna, porém nunca tinha sentido dor nenhuma.De uns 8 meses pra cá
    engordei bastante, e comecei a sentir essa dor insuportavél, eu não aguento mais!!
    Já fui ao ortopedista, já fui num fisiologista (acho que é isso) todo mundo dizia que o cara
    apertava uns pontos e a dor ia embora, fui la hoje e realmente na hora a dor passou, depois voltou, apesar de ter
    diminuido muito, fiz uma bolsa de agua quente tomei um Dorflex e agora nao ta doendo mais.
    Tenho até medo de pensar em amanhã cedo, na dor que estareu sentindo pra ir trabalhar.
    O que posso fazer??

    • Olá, Claudia!
      Sugiro que faça uma avaliação com um médico Fisiatra para programar um tratamento de reabilitação para a sua coluna.
      Boa sorte!

  18. Bem, estou desde abril sentindo dores nas costas, acima das nádegas que descem para a perna direita e dói muito. Meu médico achava que fosse algum problema no nervo ciático, mas depois que fiz a ressonância magnética, descobrimos que nao havia nada de errado n acoluna. Mas, apergunta é, o que tenho entao? Sempre malhei muito, agora nao consigo caminhar por mto tempo que fico odia inteiro depois de cama, com muitas dores, nao consigo fazer nada, praticamente sem ficar muito mal depois. Ando muito frustrada, deprimida, porque nao consigo levar uma vida normal, como era antes. Já tentei fisioterapia, mas nao adianta. Só vivo de 3 rémdios diferentes para aguentar a dor, mas mesmo, assim, lém de nao adiantar, ainda fico mal do estômago. O que você acha que deve ser?

    Muito obrigada.

    • Olá, Carla!
      Leia o post sobre a Síndrome Dolorosa Miofascial e dentro da categoria lombalgia deste site: o mito da dor do ciático ou Síndrome do Piriforme e veja se encontra seus sintomas.
      Sugiro ainda, que procure um médico Fisiatra para uma avaliação e fazer um diagnóstico e tratamentos adequados ao seu caso.
      Boa sorte!

  19. Bom, venho sofrendo já a algum tempo de dores, inicialmente devido questões de rupturas do ligamento supra espinhoso realizei 3 cirurgias (2 no direito e 1 no esquerdo), agora tenho sofrido muita dificuldade para me locomover e foi identificada uma hérnia torácica e estenose lombar, minhas pernas bambeiam, ficam quentes, formigam, doem muito, tremem quando me deito para repousar, é um horror.
    Vi um equipamento nos EUA que faz a ressonância da pessoa em várias posições, inclusive sentada. Gostaria de saber se no Brasil existe este tipo de equipamento também.

  20. Francisca Oliveira Dantas

    olá leitores, meu irmão sofre dores lombares fortíssimas o médico doagnosticou lombalgia crônica, mas imfelizmente ele não tem condições de fazer um tratamento quero saber se existe alguma coisa que possa ser feito em casa ou se o sus dá o tratamento.

    • Olá, Francisca!
      O sus oferece tratamento para lombalgia crônica.
      O local onde você encontrará o tratamento de reabilitação adequado para esta dor é no Centro de Reabilitação.
      Se na sua cidade não tiver um, procure o Posto de Saúde.
      Boa sorte!

  21. Tenho dores lombares lado esquerdo, o caso é semelhante aos demais, fiz cirurgia do joelho esquerdo a um ano e o direito começou a incomodar dias desses com os mesmos sintomas do outro “menisco”mas tambem com desgastes, então o medico me deu tratamento pra repor cartilagens e anti-inflamatorio. Estou tomando mas o remedio pra dor era durante 10 dias e ja to com quase 20 dias e continuo com dor no joelho. E agora apareceu essa dor acima da nadega esquerda.Acredito que é porque eu forço mais um lado do que o outro para caminhar.Diga-me o que fazer, to com consulta de revisão marcada.Obrigada, um abraço

    • Olá, Rosane!
      Você apresenta dores musculares migratórias.Sugiro que leia o post sobre “Eu tenho Fibromialgia?” e veja se identifica outros sintomas e aí converse com seu médico.
      Boa leitura!

  22. Olá pessoal,

    o meu caso é o seguinte há 6 meses tive uma lesão na lombar onde fiz 10 sessões de fisioterapia. Agora voltei a sentir dores nas costas e principalmente nas pernas, essas dores ocorrem no final do dia, principalmente na hora de dormir. Realizei novamente 10 sessões de fisioterapia, as dores somente aliviava quando estava fazendo as terapias. Estou muito preocupado com esta situação. Gostaria de alguma orientação!!

    • Olá, Leonardo!
      Quando a fisioterapia não é eficaz é porque não foi bem orientada e conduzida. A fisioterapia eficaz é aquela que utiliza meios físicos para analgesia e exercícios (cinesioterapia) para a reabilitação muscular. Para ter seu tratamento de reabilitação bem orientado para posteriormente poder realizar atividade física como prevenção para recidivas, sugiro que procure um médico Fisiatra.
      Boa Sorte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s