Curiosidades sobre a Artrose


É mais comum nas mulheres, entre 40-50 anos de idade e no período da menopausa, sendo que esta incidência aumenta com a idade. Abaixo dos 40 anos, a freqüência é semelhante nos homens e mulheres.
 Estudos radiológicos demonstraram que a freqüência da Osteoartrose gira em torno de 5% em indivíduos com menos de 30 anos e, atinge 70% a 80% daqueles com mais de 65 anos.
 Os estudos mostram que apenas 20% – 30% dos portadores de alterações radiológicas apresentam sintomas da doença. Ou seja, a imagem da artrose não ocasiona dor ou limitação de movimentos.
 52% da população adulta apresenta sinais radiológicos na articulação do joelho, sendo que, 20% destas apresentam alterações consideradas como graves ou moderadas.
 A incidência da artrose aumenta com a idade, estimando-se atingir 85% da população até os 64 anos e, aos 85 anos é ela universal.
 O paracetamol é muito utilizado para o tratamento da artrose e apresenta efeitos semelhantes aos antiinflamatórios e com menos efeitos colaterais.
 O medicamento tópico que demonstrou maior eficácia ao combate da dor foi a capsaicina creme. Este creme é feito através do extrato da pimenta malagueta. Nem todos os pacientes conseguem utilizá-lo devido ao ardor temporário que provoca e exatamente por causa desta queimação há um mecanismo de analgesia.
 A hidroginástica, o Tai Chi Chuan, o Lian Gong e o Pilates ajudam na manutenção e na prevenção da Dor na Artrose.

About these ads

70 Respostas para “Curiosidades sobre a Artrose

  1. gostaria de saber se a pessoa pode tomar tramol para dor de artrose pois a dor é tão forte que ela não consegue andar obrigada

    • Olá, Kelly!
      O tramal é um derivado do ópio e pode ser utilizado em casos de dores mais intensas e prescrito por um médico.
      Devo alertar que é uma medicação com efeitos colaterais importantes e por este motivo sua indicação deve ser feita com muito critério, principalmente em idosos e pacientes com insuficiência renal e hepática.
      O tratamento de reabilitação pode ser um grande aliado para proporcionar analgesia (diminuir a dor) e melhorar as incapacidades (no caso, a dificuldade de andar) ocasionadas pela osteoartrose. O imobilismo (repouso, ficar muito tempo sem se movimentar) piora a amplitude de movimento articular e a força muscular levando o paciente a ter mais dor a longo prazo.
      A avaliação de um médico fisiatra é imprescindível para conseguirmos diminuir a dor com menos efeitos colaterais e melhorar a função na osteoartrose sem necessariamente fazer uso desta medicação, ou se preciso for, com doses menores.
      Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida!

  2. Eu tenho artrose nos joelhos…nao em estado tao avançado, o medico em que fui me passou artrolive e deu depois de três semanas um significativo resultado…mas o alto custo do remedio esbarraram no meu tratamento…pois necessito de tres comprimidos diarios durante um tempo sendo assim uso continuo…eu ate escrevi ao laboratório ache para saber da relaçao dos médicos credenciados no meu estado (rio de janeiro) para que eu possa ir e ver se consigo comprar tal medicamento com desconto significativo..e poder dar andamento ao meu tratamento, pois não há coisa pior que ter a vida cerciada..por algo tão dolorido…

    • Olá, Elizabeth!
      O nome genérico do Artrolive é sulfato de glucosamina +sulfato de condroitina.
      Qualquer médico pode prescrever para você com o nome genérico e você pode mandar fazer em farmácia de manipulação de confiança.A melhor apresentação é em pó para ser tomada uma vez ao dia somente.
      Outra solução é pedir para alguém que vai para os Estado Unidos trazer para você, pois esta medicação vende no supermercado e farmácias grandes lá e é muito mais barato.
      Vá em frente!

  3. Sou do interior do estado de Minas Gerais e já foi constatado que minha mãe possui a doença artrose, incluse os seus movimentos com as pernas estão dificultosos.A minha preocupação e da minha família é grnade, pois ela sente muita dor. Precisamos de referências médicas em Belo horizonte para que possamos iniciar o tratamento da doença.Pedimos a equipe de monitoramento do site que por favor nos responda, sugerindo especialistas de boa qualidade em BH.Obrigada.

    • Olá, Dagmar!
      A artrose é uma doença degenerativa e causa incapacidade que pode ser aliviada com o tratamento medicamentoso e de reabilitação adequados.
      Sugiro duas médicas Fisiatras excelentes de Belo Horizonte com seus respectivos emails:
      ANA PAULA COUTINHO FONSECA- foncecap@uol.com.br
      CLAUDIA FONSECA PEREIRA- fonsecapereira@superig.com.br
      Pode falar que foram recomendadas pela Dra Thais Saron de São Paulo do site A Dor Atual.
      Boa Sorte!

  4. Deny de Lourdes Arantes

    Abri por um acaso, pois fui a um clínico ontem e ele me indicou um neuro.Porém como tenho osteoartrose constatada em RX, e as dores vai além deste diagnóstico; êle disse q/ pode ser neuropatias periférica.Curiosamente, deparei com estes comentários.Me fez bem estas informaç`oes, e c/ certeza vai me ajudar em uma consulta com o neuro, dia 08 deste mês.Não tinha nem como começar, pois os médicos do SUS, ñ nos dão atenção suficiente p/ nossa reclamação.Muito obrigada por estarem ao nosso dispor.Voltarei para me certificar, pós consulta.

    • Fico feliz em poder ajudar. O site tem como princípio esclarecer o máximo possível o público em geral. Espero que você melhore e boa sorte no dia 8.

  5. Tenho condromalácia patelar leve e depois de muita pesquisa na internet e conversar com meu ortopedista, parece não haver solução de cura para este mal.
    Sei que já está sendo feito no Brasil tratamento de regeneração de cartilagem do joelho e do quadril com células tronco mesenquimais com resultados muito bons (técnica recente) feita pelo Dr. Alcy Vilas Boas em Curitiba.
    Ao comentar isso com meu ortopedista (em Salvador), ele me disse que também já faz esse tipo de cirurgia porém que a cartilagem que surge é fibrosa e não hialina.
    Não sou médico e não quis contestar, mas o que eu li em sites de fonte confiável difere do que me foi dito, inclusive na técnica.
    Gostaria que fosse comentado a respeito.

    Muito obrigado.

    • Olá, Carlos!
      Desculpe pela demora da resposta, mas como não sou cirurgiã e não sabia a resposta, fui pesquisar e conversar com outros especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP para poder respondê-lo.
      A resposta que obtive foi a seguinte: a condromalácea não se trata com cirurgia, nenhuma de resconstrução de cartilagem pois seus resultados não são satisfatórios. Em determinados casos há indicação de cirurgia de vedação. A condromalácea tem cura e depende do tratamento de reabilitação onde o paciente melhora o apoio, alongamento, fortalecimento muscular e perda de peso. Porém, existem pacientes magros com condromalácea.
      Sugiro que procure os seguintes especialistas no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (www.sbcj.org.br), que são da Bahia: Dr. Menezes, ou Dr. Aloísio ou Dr. Dalton Crisostomo.
      Boa Sorte e espero ter ajudado!

  6. Ola Boa Noite
    estava aqui por acaso pesquisando sobre artrose generalizada, pois, apareceu em mim dores e inchaço em todas as minhas articulaçoes desde dezembro/2009 e fui varias vezes no Hospital em crise de dores muito forte e uma vermelhidão na pele os medicos so pediam exames de dengue e só agora dia 17/03/2010 foi que fiz exames de radiografias e o médico deu o diagnostico de artrose generalizada pois já não estava mais conseguido andar e nem levanta sozinha pois a dor era intensa e estava pedendo a senssibilidade dos pés e das mãos, hoje estou um pouco melhor o médico me receitou Ibuprofeno de 600 de 8/8h, gostaria de saber se esse poblema tem cura e qual o médico que devo procurar para um tratamento. tenho duvidas se esse diagnostico ta certo ou se é fibromiagia pois os sintomas são muitos parecidos.
    fico no aguardo de sua resposta

    Rio Branco – Acre, 19 de março de 2010

    Maria Alzira

    • Olá, Maria Alzira!
      Infelizmente não tenho como afirmar que este é realmente seu diagnóstico sem uma avaliação clínica. Entretanto a artrose é uma alteração em nossas articulações proveniente do nosso envelhecimento entre outras causas (Leia o Post: Artrose é doença de idosos?) e ainda hoje não temos uma fórmula mágica para evitá-lo. Acredito que em um futuro próximo teremos drogas que auxiliem o retardamento do “envelhecimento das articulações”.Entretanto existem vários tratamento para aliviar e prevenir a dor gerada pela artrose, leia no Post “Tratamento da Artrose”.
      Espero ter ajudado!

  7. Olá, tenho artrogripose e muitas dores nos joelhos desde muito nova. Agora aos 51 anos estão piores. Já tomei muito glucosamina sem efeito significativo. O que mais posso fazer? Obrigada.

    • Olá, Isabel!
      O tratamento de reabilitação na artrogripose é essencial. As medicações ainda não apresentam os resultados que desejamos.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para orientá-la com o tratamento de reabilitação e posteriormente com a atividade física para a manutanção do controle das dores.
      Quanto mais cedo inciar, melhor.
      Boa Sorte!

  8. lenira aparecida truber silva

    18/04/2010
    boa noite,assisti o globo reporter sexta feira sobre celula tronco, e como tenho uma irmã com 48 anos que sofreu um acidente de moto há alguns anos atrás e desenvolveu artrose séria no joelho e ela sente dores teríveis e já está afetando o outro devido o esforço que faz sobre o mesmo. gostaria de sabere se há alguma possibilidade de de um tratamento com celulas tronco tipo da medula óssea que possa ser feita pelo sus, pois suas condições financeiras não dá para pagar um tratamento desses particular, mesmo que fosse como esperimento para aliviar um pouco o seu sofrimento
    AGUARDO SUA RESPOSTA E DESDE JÁ AGRADEÇO
    SÃO PAULO, 18/04/2010

    • Olá, Lenira!
      Os tratamento com células tronco na articulação do joelho são muito iniciais e até agora todos os resultados não são satisfatórios. Infelizmente para casos graves de artrose, a única solução é a artroplastia total (cirurgia em que se troca a articulação do joelho por uma prótese interna) associada com reabilitação.
      Este tratamento é encontrado em hospitais do SUS e são realizados por ortopedistas especialistas em joelhos.
      Boa Sorte!

  9. Agradeço sua resposta. Não encontro em minha cidade, Curitiba, fisioterapeutas ou profissionais desta área que conheçam artrogripose. São anos e anos de procura de tratamento e consultas com ortopedistas, reumatologistas, neurologistas, médicos que tratam de esportistas (para indicar alguma atividade física possível dentro da limitação da artrogripose), fisioterapeutas (inclusive para hidroterapia), médicos homeopatas (inclusive indicação de floral), quiropatas, acupunturistas tratamentos alternativos como cromoterapia, meditação, psicoterapia… inclusive psiquitras para indicação de medicamentos para depressão que podem atuar na dor, como Cimbalta, Efexor XR 75 e Venlafaxin (meu remédio atual) sem achar nenhuma saída para a dor. Já tomei todos os remédios antiinflamatórios possíveis, inclusive aqueles que foram proibidos, como o Vioxx. Atualmente tomo o equivalente genérico ao Scaflan, mas a dose tem que ser diária para eu poder andar, o que nenhum médico recomenda pelos efeitos secundários dos antiinflamatórios sobre o fígado e os rins. Fiz natação durante 7 anos, mas o neurologista contra indicou devido à escoliose. Não conheço nenhum fisiatra e nem consigo indicação de fisioterapeuta que conheça minha doença. A fisioterapia “comum” não atende a minha condição. Agradeceria uma indicação de algum profissional em minha cidade. Obrigada, Isabel Muzzolon, Curitiba PR.

    • Olá, Isabel!
      No site da Associação Brasileira dos Médicos Fisiatras você encontrará Fisiatras em Curitiba.
      Tentei entrar em contato com uma colega Fisiatra que era de SP e foi para Curitiba, mas não obtive sucesso.
      O site é:www.fisiatria.org.br
      Boa Sorte e qualquer coisa estarei por aqui!

  10. Tenho 54 anos e escoliose. Levo uma vida profissional ativa, apesar das dores.De acordo com o último especialista nasci com esse desvio na coluna. Há muitos anos sinto dores terríveis. Não tenho mais as cartilagens de coluna, de joelhos e creio que de muitas articulações. Já tomei diferentes medicamentos mas gostaria de saber dos avanços da medicina nas células tronco para o problema dessas cartilagens e “amortecedores” da coluna. Agradeço.

    • Olá, Luna!
      Atualmente o melhor tratamento para artrose e as dores provenientes dela é a combinação de medicamentos (leia nos posts de artrose sobre os condroprotetores- glucosamina e condroitina) com a reabilitação. Existem ainda poucas pesquisas das células tronco em cartilagens de humanos. Acredito que no futuro teremos algum tipo de tratamento baseado nisso para a prevenção da artrose.
      Se você não está fazendo esta combinação de tratamento, sugiro que procure um médico Fisiatra pois a tendência é uma progressão da artrose (degeneração normal da cartilagem) e um aumento dos sintomas.

  11. euso barbosa ribeiro

    SOLICITO ME INFORMAR SE JA ESTA FAZENDO TRATAMENTO COM CELULAS TONCO PARA ARTOSE NO QUADRIL SOU PORTADOR DESTA DOENÇA TENHO 44 ANOS

    • Olá, Euso!
      Não, não estão fazendo tratamento para artrose em humanos por enquanto pois os resultados com animais ainda são muito precários.
      Espero ter ajudado.

  12. Para Euso Barbosa Ribeiro

    Olá, Euso, sugiro que fale com o Dr. Alcy Vilas Boas Jr. de Curitiba (endereço e fone abaixo) para tratamento de artrose com células tronco.

    Para mim, que tenho artrose devido à minha doença congênita artrogripose, não há tratamento.

    Mas estou tomando um suplemento alimentício que contem Cloridrato de Glucosamina, Sulfato Sódico de Controitina e MSM – Metil Sulfonil Metano, que minha sobrinha trouxe dos Estados Unidos com o nome de TriFlex, distribuido pela GNC, General Nutrition Corporation, porque fica mais barato do que comprar aqui.

    Boa sorte, Isabel

    Dr. Alcy Vilas Boas Jr
    Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1739
    Curitiba | Batel
    Paraná | Brasil
    80420-160
    vilasboas@clinicadacartilagem.com.br
    +55 41 3042-6636
    +55 41 3042-6636

  13. solicito saber se com um atestado alegando uso continuo do artrolive eu consigo mais barato na farmacia popular

  14. Lucilia Campos Pereira

    Doutora,
    Boa tarde, tive um diagnóstico de condropatia patelar média no joelho esquerdo, fiz fisioterapia durante seis meses e tomo o medicamento Condroflex (1 sachê pela manhã) mas um médico me recomendou usar o Tiflex que, segundo ele, é mais eficiente e mais barato.
    Gostari de confirmar esta informação.
    grata,

    Lucília

    • Olá, Lucilia!
      Conheço e recomendo o uso do condroflex (Glucosamina +condroitina), mas infelizmente não conheço o TIFLEX que você citou. Procurei saber sobre ele para te responder e não encontrei nenhuma informação. Tem certeza de que é este o nome do medicamento?
      Atenciosamente,
      Thais

  15. muito obrigada ,pelas informações dadas nos mails .eu tenho 55 anos ,comecei a ter dor eu joelho esquerdo quando me cai no ônibus , ,quando flexiono o joelho estala .por favor se puder recomendar um bom médico São Paulo. abraços
    y

  16. Boa noite. Gostaria de saber para que serve o medicamento de nome Paco, prescrito para artrose. Qual seu principio ativo?
    É remedio que consigo em farmacias de auto custo?

  17. descobri recente que tenho artrose na coluna tenho so 34 anos e sinto muitas dores meus ombros estao muitos inchados eos cotovelos ma meu medico disse que minha lesao nao era pra causar tantas dores tenho enjoos estou muito preocupada pois preciso continuar trabalhando me deixa alguma resposta que possa me ajudar ou pelo menos me esclarecer um pouco mais sobre essa doença obrigado

    • Olá, Ervania!
      Neste site, existem 3 posts sobre a artrose, sugiro que você os leia atentamente e, se tiver alguma dúvida, estarei disponível para orientações.
      Boa leitura!

  18. Minha mãe está com artrose no joelho esquerdo e está com dificuldades para andar, está até com muleta.Mas ela só quer ficar deitada, afinal repouso é bom ou ela precisa andar?Depois de uma crise forte ela pode começar um fisio?abraços!

    • Olá, Mariza!
      Ficar parada nunca é bom, no entanto, se ela tem dificuldade para andar, aumentam as chances de sofrer quedas e assim, piorar ainda mais o quadro.
      Sugiro que ela comece imediatamente com o tratamento de reabilitação, assim sairá da crise mais rápido e conseguirá voltar a andar o quanto antes!
      Boa sorte!

      • Tenho 48anos, menstruação regular, e
        estou com artrose generalizada grave há 4anos (quadris, joelhos, ombros,coluna). Já passei por cirurgias nos quadris e joelhos, com pouca melhora dos sintomas.
        O exame de sangue apontou deficiência de cálcio e vitamina D, com PTH 130 ( onormal é até 70)
        Estou fazendo tratamentos de rotina, glicosamina, e cálcio e D3 via oral.
        O fato que mais incomoda é a busca do diagnóstico, pois nào tenho antecedentes genéticos, idade nào compatível e os médicos me colocam como “caso raro”.
        Alguns sugerem a possibilidade de disturbio hormonal adrenal ou neuropatia. Poderia ser uma destas sugestões,e se for há tratamento?
        Aguardo parecer,

        Beth

        • Olá, Elizabeth!
          Sabemos que as articulações começam a degenerar a partir dos 30 anos, mas você tem apenas 48 anos e desenvolveu artrose generalizada. Na realidade uma alteração metabólica e hormonal podem sim antecipar esta degeneração, assim como o overuse destas articulações acometidas.
          O tratamento com a correção destes fatores que levaram à degeneração ajudariam a não progressão da doença, mas uma vez instalada ainda não temos como reverter esta degeneração.
          Se você apresenta sintomas que a incomodam bastante, sugiro que procure um médico fisiatra para ajudá-la a decidir qual tratamento de reabilitação poderia amenizar seus sintomas.
          Boa sorte!

  19. Sofri uma queda 8 anos atrás e quebrei os maléolos e a fíbula do tornozelo direito. Como sequela tenho artrose severa e indicação de vários médicos para uma artrodese. Soube que para essa cirurgia preciso retirar a fíbula, inclusive.A dor é tanta que não me importo de perder o movimento, mas sei que posso desenvolver outros problemas no pé em função da cirurgia. Tenho 46 anos, não consigo acompanhar meu filho como ele merece, cuido de mãe idosa e adoro meu trabalho(professora). Preciso “uma luz”.Obrigada

    • Olá, Denise!
      Realmente sua decisão não é fácil!
      O único conselho que posso te dar sem te avaliar é que procure pelo menos 3 opiniões de ortopedistas especialistas em pé diferentes e peça que digam francamente quais as vantagens e desvantagens das técnicas cirúrgicas que eles propõem. Acredito que assim, ficará mais fácil tomar a decisão.
      Estou torcendo para dar tudo certo!!!

  20. Olá Doutora!

    Minha mãe tem 60 anos,andava com muita dor nas costas,foi então que tirou Rx e e o médico constatou a Artrose,agora ela iniciou o tratamento com os medicamentos “Paco” e “diclonatrim” .Gostaria de saber se esses medicamentos poussem efeitos colaterais ,pois ela esta sentindo muita tontura e fraqueza.E tambem ,a dor ainda persiste,porém menos intensa,o que pode ser feito?
    Me responda por favor,obrigada pela atenção,é muito interessante os depoimentos deixados aqui.

    Abraços.

    • Olá, Nara!
      O paco é a associação entre paracetamol e codeína e pode ocasionar tontura e fraqueza em paciente idosos. O diclonatrim é o diclofenaco de sódio, um antiinflamatório que auxilia no tratamento da dor.
      Sugiro que converse com médico de sua mãe e o informe sobre os efeitos colaterais que ela esta apresentando. Infelizmente, não há medicaçãoque tire completamente as dores, por isso, se mesmo com a medicação ela tem dor, sugiro que procure um médico fisiatra para fazer um tratamento de reabilitação e assim, eliminar suas dores juntamente com a medicação.
      Boa sorte!

  21. Doutora, boa noite. Tenho 47 a, vida ativa, peso e altura proporcional. Ocorreu que no dia 01/10/2010 fiz uma artroscopia de menisco. Fui informado que a cartilagem estava muito comprometida e que iniciar uso de CONDROFLEX. Sera que a cartilagem pode estar nesse avancado estado de comprometimento sem nunca ter sentido qualquer dor, nem sequer incomodo nesse joelho e com alongamento perfeito? Inclusive hoje, 12 dias apos a cirurgia ja tenho todos os movimentos sem dor alguma. Gostaria de saber exatamente o grau da lesao para saber as atividades que devem ser iniciadas. Por favor indique um profissional especializado na ciadade do Rio de Janeiro. Sou muito grato por sua ajuda. Desde ja agradeco.

  22. Boa tarde, por favor, qual o nome do Artrolive para compra nos Estados Unidos? Muito obrigada

    • Olá, Elisa!
      Existem vários nomes comerciais lá também assim como no Brasil, mas o nome genérico em inglês é: Glucosamine-Chondroitin
      e as doses das substâncias que contém no artrolive respectivamente são:1500/1200mg.
      Com este nome genérico você encontrará facilmente nas farmácias de lá.
      Boa sorte!

  23. Obrigada doutora,
    Gostaria que a minha dolorosa experência alertasse as pessoas a pesquisar a causa da artrose, recorrer a um endocrinologista, reumatologista,clinico geral ; antes que aconteça a progressão da doença. Exigir informações e os exames relacionados à doença é um direito do paciente, além de necessários para evitar a progressão da enfermidade.
    Dos vários ortopedistas que procurei só um concordou com o trta mento cirúrgico , que melhorou minha qualidade de vida. Por tudo isso, procure quantos médicos forem necessários, até encontrar aquele que deixe você convencido de todas as alternativas pessoas.

    Obrigada

  24. e verdade que o atrolive engorda ,pois eu ja estou tomando a mais de 6 meses,tenho artrose o joelho esquerdo,agora vou no uruguai buscar o medicameto ,pois e mais barato

    • Olá, Marlene!
      Não é verdade que o artrolive engorda. Ele é composto pela glucosamina e pela condroitina que existe em nossas cartilagens, ou seja, é natural do nosso organismo e não existe nenhuma pesquisa que aponte que o uso desta medicação cause aumento de peso.
      Espero ter ajudado!

  25. francisca de jesus silva

    FRANCISCA- tenho 57 anos tenho atrose desde dos 48 anos,depois apareceu a osteoporose,agora estou muito mal ,ando com muita dificuldade, estou com desgaste no joelho direito , o esquerdo também já está comprometido no femur, sinto dores intensas , tomo artolive, paracetamol,diclofenaco .Tenho convenio ,mais os medicos não tem interese em ajudar, por favor me ajude.

    • Olá, Francisca!
      Existe atendimento gratuito para os seus problemas.
      A primeira pessoa que tem de ajudar é a Sra mesma, procurando melhor atendimento e seguindo corretamente as orientações médicas.
      Sabemos que existem profissionais que deixam a desejar, mas também existem profissionais competentíssimos na rede pública.
      Boa sorte!

  26. TENH O 36ANOS E ARTROSE NO QUADRIL ESQUERDO NO MOMENTO NAO ESTA DOENDO MAS ESTOU COM POUCA MOBILIDADE DO LADO ESQUERDO JA PASSEI EM 3 ORTOPEDISTAS E ME ORIENTARAM ESPERAR UM POUCO PARA FAZER A CIRURGIA ( COLOCAR PROTESE) POIS SOU NOVO MAS ESTOU SENTINDO MUITA DOR NAS COSTAS SERA QUE TEM A VER COM A ARTROSE ESTOU EM DUVIDAS SE FAÇO OU NAO A CIRURGIA ME ORIENTE SE POSSIVEL NO AGUARDO MUITO OBRIGADO ( ALERXANDRE ESTEVAM 36 ANOS)

    • Olá, Estevam!
      É difícil dizer para você o que é melhor para você fazer sem uma avaliação clínica.
      Geralmente não se indica cirurgia para colocação de próteses em pacientes muito novos, mas tem sempre de se avaliar o custo benefício, ou seja, tentar outras maneiras de controlar a dor e manter a função( com reabilitação bem feita, acupuntura, etc…)
      Sugiro que procure um médico Fisiatra.
      Boa sorte!

  27. ola ,minha mae tem artose e diabetes sera q ela pode tomar artrolive
    obrigada.. por favor se puder mande resposta por email muito obrigada

    • Olá, Dina!
      O artrolive é composto por glucosamina e condroitina, substâncias contidas nas articulações, ou seja, são medicações encontradas em nosso organismo e é indicado para ser usado por quem tem artrose. Sua contraindicação é somente para quem tem alergia a estes elementos.
      Espero ter ajudado!

  28. boa noite, gostaria que vcs me indicassem um ótimo médico especialista em artrose aqui em natal/rn pra que eu possa saber que problema tenho, pois sinto dores nos joelhos e dedos da mão, será artrose?

  29. Ana Maria Soares Rodrigues

    A quem eu possa ajudar.
    Tomo o medicamento Artrolive, por indicação do meu reumatologista, consegui um cartão chamado CUIDADOS PELA VIDA, http://www.cuidados pela vida.com.br, do laboratório Aché. Com esse cartão além de conseguir um deconto muito bom, e pela continuidade da compra,vai ficando sempre um pouco mais barato, apesar de ser um medicamento caro, mas necessário e confiável.

  30. maria aparecida urbano

    Olá Doutora Thaís!!!
    Meu sogro tem 72 anos, e uma indicação de cirurgia para colocar prótese nos joelhos, pelo médico do hospital vita de Curitiba. Ele está resistindo bravamente, pois tem um medo muito grande dessa cirurgia, evita tomar analgésicos mas faz uso diário de torsilax.
    Lí todos os post e fiquei feliz com essa medicação que vc recomenda (condorflex) gostaria de saber se esse medicamento pode retardar a cirurgia e depois de quanto tempo de tratamento o paciente sente a melhora e o alivio das dores?? Condorflex age no preenchimento de cartilagem??? ou ´sua indicação é somente analgésica??
    Muito agradecida se puder esclarecer as dúvidas.
    Cida.

    • Olá, Cida!
      Os estudos mostram que o condroflex(glucosamina + condroitina) impedem a progressão da degeneração articular, mas infelizmente não recuperam o que já foi perdido. Ele pode ajudar a prolongar a colocação de prótese se for utilizado juntamente com o tratamento de reabilitação.
      Procure um médico Fisiatra.
      Boa sorte!

  31. Boa Tarde!
    Minha mãe, atualmente com 70 anos de idade, sofre com artrose na coluna e osteoporose. Possui uma escoliose bastante acentuada, que dia a dia piora. Faz tratamento com uma geriatra e toma artrolive, bom viva, dentre outros medicamentos para dor. Todavia, até a presente data, nao conseguimos aqui em Florianopolis, um profissional para uma atividade fisica. Já tentamos Pilates, mas ela teve fratura de vertebra por duas vezes; começou fisioterapia, mas sem grandes avanços. Para a dor, tem feito acupuntura, o que tem uma melhora nas dores. Pergunto: Qual seria a melhor soluçao para as dores que sente (caminha um pouco e logo precisa sentar-se pois as dores pioram). Vejo que ela esta perdendo qualidade de vida por conta destas dores, pois fica extremamente incomodada de náo poder fazer algumas atividades. Agradeço sua atenção.

    • Olá, Najla!
      A sua mãe pode se beneficiar da hidroterapia, mas é preciso que o local onde ela realize esta atividade, tenha facilidade de acesso para evitar quedas, um profissional com ela dentro da água e tenha um vestiário onde não tenha friagem.
      Sugiro que procure um cardiologista antes de inciar o exercício dentro da água.
      Boa sorte!

  32. maria jose de oliveira araujo

    Fico feliz quando encontro alguem que fala sem interesse em ganhar dinheiro com a dor das pessoas. Obrigada.
    Maria Jose

  33. Sou Osvaldo Luís, tenho 55 anos e sofro de degeneração das articulações do
    joelho, sempre joguei futebol, tenho algumas lesões nos meniscos e também no ligamento cruzado do joelho esquerdo. Nunca fiz cirurgia, sempre tratei com hidroterapia e musculação. Aproximadamente á 1(um) percebi que as dores antes bem raras ficaram mais constantes, como eu estava com as taxas hormonais baixas (testosterona), gostaria de saber se tem influência nos sintomas da artrose.
    Espero que eu consiga obter resposta, obrigado.

    • Olá, Osvaldo!
      Sim, a testosterona em níveis baixos leva à dores musculares.
      É muito importante que você faça tratamento com um andrologista.
      Boa sorte!

  34. josenildo gonçalves

    olá gostaria de saber o que devo fazer pois tenho artoplastia total do joelho direito e tamben perda de massa ossea cndilar tenho 38 anos gostaria que me deste uma opinião pois sinto muitas dores e é dificil ficar de pé pois tenho o femur esquerdo com perda de amplitude e com osteomielite cronica me deen uma orientação por favor,se posso colocar uma protese de joelho interna e tambem se tem algun tratamento da osteomielite. desde já agrdeço

    • Olá, Josenildo!
      é necessário uma avaliação clínica para saber qual o melhor tratamento para seu caso. Duas coisas devo te adiantar: o tratamento da osteomielite e fisioterapia com exercícios é essencial para sua melhora.
      Procure um médico Fisiatra.
      Boa sorte!

  35. Minha mãe tem artrose muito grave nos joelhos. Ela tem 84 anos e tá as pernas muito inchadas. A Artrose causa inchaço nas pernas. Ela não anda mais. Qual especialidade procurar?

    • Olá, Fatima!
      Sugiro que ela faça uma avaliação com um médico Fisiatra que a orientará a fazer o tratamento de reabilitação mais adequado para a sua idade!
      Boa sorte!

  36. Olá, Thais.
    Sou médica, clínica geral, e não consigo descobrir se a viscosuplementaçao está disponível pelo SUS. Vc sabe me informar?
    Obrigada!
    Luíza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s