Eu tenho Fibromialgia?


tres_gracias2

A Fibromialgia pode apresentar principalmente estes sintomas:

DOR É o sintoma mais comum. Pode se apresentar no corpo todo (generalizada) ou ser migratória, ou seja, começar em uma região e depois aparecer em outro lugar.
Esta dor pode ter diversas características como, por exemplo, queimação, latejamento, fisgada, peso, ardência, rigidez, etc…
Varia em sua periodicidade, ou seja, pode aparecer a qualquer hora do dia, ser contínua ou intermitente (que vai e volta).
Geralmente aparece ou piora devido a alguns fatores como o esforço físico, estresse, clima (principalmente frio) e sono inadequado.
A intensidade da dor varia de leve a grave, dependendo da fase que o paciente se encontra.
O exame físico é normal com exceção do exame muscular.Os músculos se apresentam encurtados, descondicionados e com locais sensíveis à palpação (pontos dolorosos). Estes pontos dolorosos são a chave diagnóstica que ajuda a diferenciar a Fibromialgia de outras condições.

FADIGA E DISTÚRBIO DO SONO O distúrbio do sono é freqüente nos fibromiálgicos. Ele pode se caracterizar com uma insônia inicial, com vários despertares durante o sono, um despertar antes do desejado ou sono não-reparador, ou seja, acordam cansados.
Isto acontece devido a uma interrupção do sono profundo, fazendo com que estes pacientes tenham um sono superficial, sem desfrutar de um relaxamento da musculatura e do sistema nervoso que são necessários para o organismo. Em outras palavras, não “recarregam suas baterias e já estão fadigados quando acordam. Aproximadamente 90% dos portadores de Fibromialgia, sentem um cansaço, às vezes referido como fraqueza, perda de energia para as atividades de vida diárias, intolerância à atividade física e sensação parecida com a de estarem resfriados. Ocasionalmente, o sintoma de fadiga é mais evidente que a dor.

DISTÚRBIOS DE HUMOR As alterações no humor são comuns na Fibromialgia. Estas manifestações variam de indivíduo para indivíduo. Os pacientes se sentem desanimados e sem motivação.
A depressão ocorre em 25% destes pacientes. A depressão piora os sintomas dolorosos e a dor piora a depressão, tornando-se um ciclo vicioso. A depressão precisa ser tratada conjuntamente para facilitar o melhor controle da dor.
A ansiedade e irritabilidade são muito comuns na Fibromialgia. Na maioria das vezes são conseqüências da dor crônica. Estes sintomas tendem a desaparecer com o tratamento e a prática de atividade física regular.
Alguns sintomas da Síndrome do Pânico também podem acompanhar a Fibromialgia.

OBSTIPAÇÃO/SÍNDROME DO CÓLON IRRITÁVEL
A lentificação do trânsito intestinal é outro sintoma comum na Fibromialgia. Os pacientes devem ser orientados a uma dieta com aumento da ingesta de água e de fibras. Em casos mais rebeldes, o uso de laxantes naturais pode ser indicado.
Um menor número de pacientes pode apresentar uma alternância na consistência das fezes com constipação e diarréia, chamada de Síndrome do Cólon Irritável. Esta mudança na consistência das fezes é desencadeada por estresse na maioria das vezes.

DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO E DÉFICIT DE MEMÓRIA Os pacientes podem referir dificuldade de atenção e de executar tarefas comuns. Não há evidências que estes sintomas piorem com o tempo. Estas manifestações são comuns em outras doenças que também incluem distúrbios do sono e do humor.

FORMIGAMENTO E SUDORESE A sensação de formigamento ou adormecimento pode acontecer principalmente nas mãos e pés. Deve ser verificado pelo médico para descartar neuropatias compressivas.
Alguns pacientes referem aumento do suor principalmente nas mãos e pés.
CEFALÉIAS As dores de cabeça do tipo tensionais e as enxaquecas são freqüentes na Fibromialgia.
Tem periodicidade variada, mas são caracterizadas por pelo menos dois episódios em 1 semana no mínimo.
DISPEPSIAS As pacientes com Fibromialgia podem apresentar sintomas do sistema digestivo alto. Os mais freqüentes são a dor no estômago, dificuldade de engolir e a sensação de empachamento (lentificação do trânsito do bolo alimentar).
SINTOMAS GINECOLÓGICOS
É comum a paciente com Fibromialgia ter cólicas no período menstrual e dor durante a relação sexual.
Algumas pacientes têm dor ao urinar, perdas urinárias com esforço, tosse ou espirros e urgência para urinar. Estes sintomas devem ser avaliados, diferenciados e tratados.
PELE E CIRCULAÇÃO SANGÜÍNEA
Na Fibromialgia, a sensibilidade da pele e dos vasos sangüíneos para mudanças de temperatura, pode modificar temporariamente a coloração da pele e a sensação de inchaço.
PALPITAÇÕES E FALTA DE AR
Alguns pacientes podem referir uma sensação de aumento da velocidade das batidas do coração, falta de ar e um peso no peito que não são relacionados a esforço físico. Estes sintomas estão relacionados ao descondicionamento físico e aos distúrbios de humor principalmente.
OUTROS SINTOMAS
Outros sintomas são referidos como os tremores, zumbidos, tonturas e cólicas abdominais, dor na relação sexual entre outros.

VOCÊ TEM DÚVIDAS SE TEM FIBROMIALGIA?
Se você apresentar a maioria dos sintomas acima relacionados é recomendável a avaliação de um especialista em Dor, de preferência um Médico Fisiatra que é mais familiarizado e saberá definir o melhor tratamento medicamentoso conciliado ao melhor tratamento de reabilitação.

<

Anúncios

6 Comments

Sofro com essa doencça a mais de 10 anos, ja tomei anti depressivo, tive serias crise de depressao, dores aguadas, desenvolvi uma gastrite fortissima devido aos muitos analgesicos, e evitei uma segunda gravidez, por nao me achar capacitada a cuidar de outra criança.Tenho medo que minha filha, seja influenciada por ver as altas doses de analgesicos que consumo, as crises de choro que tenho devido as dores fortes, cefaleias, colicas mentruais …etc, sinto que ainda nao recebi o tratamento correto para essa doença.

eu descobri que tenho fibromialgia ha 1 ano e ainda nao aceitei sentir tanta dor e ter que trabalhar com ela e quando nao consigo ver o olhar das pessoas como se vc estivesse mentindo por alguma comodidade, isso agrava muito meu estado emocional

gostei muito de ler os artigos sobre fibromialgia. MAISTENHO algumas duvidas ainda e gostaria de mais esclarecimentos. TENHO 34 ANOS HERNIA DE DISCO NA CERVICAL E LOMBAR E TAMBEM TENHO FIBROMIALGIA.SERA QUE COM O PASSAR DO TEMPO POSSO FICAR INVALIDA? ME RESPONDAM POR FAVOR .

    Não sei o que quer dizer com inválida.
    A incapacidade é gerada pelo imobilismo.Se você não procurar o tratamento adequado poderá apresentar algumas incapacidades.
    Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

Name and email address are required. Your email address will not be published.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <pre> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

%d blogueiros gostam disto: