Artrose é doença de idoso?


A artrose ou osteoartrose ocorre em 90% dos indivíduos a partir dos 40 anos, mas pode acontecer em indivíduos mais jovens que tiveram um trauma no local, infecção e sobrecarga na articulação (excesso de peso ou movimentos repetitivos com impacto como nos atletas). Pode ser genética também.
A artrose é um processo anormal entre a destruição e a regeneração da articulação, ou seja, há mais destruição.
A articulação ou cartilagem é constituída de água e uma matriz protéica (conjunto de proteínas).
articulação saudável de um joelho
Quando há um desequilíbrio nestes constituintes, a destruição da cartilagem é maior que a reparação, causando a osteoartrose. Este desequilíbrio é comum acontecer com os idosos devido ao processo de envelhecimento natural que gera desidratação e perda de proteínas.
artrose de joelho
É uma doença crônica, insidiosa (começa aos pouquinhos) e sem comprometimento sistêmico de outros órgãos. Afeta as articulações periféricas(mãos, joelhos, ombros, tornozelos, cotovelos) e axiais(coluna e quadril).
A artrose das mãos apresenta nódulos em suas articulações que são chamados de Nódulos de Heberden (distais) e Bouchard (mais próximas das mãos).
A Rizoartrose é a artrose localizada na base do polegar e é freqüente em pessoas que utilizam muito o movimento de pinça como costureiras e cabeleleiros. Algumas atividades rotineiras podem piorar a deformidade das mãos como esfregar roupas com a ponta dos dedos, tricotar, fazer crochê, etc…
Mão com osteoartrose e rizoartrose
Os sintomas da artrose são dor, diminuição da amplitude de movimento da articulação, inchaço, vermelhidão e até aumento de temperatura local. O diagnóstico é feito através da história e sintomas do paciente e pode ser confirmado pelos exames de Raio X. A tomografia computadorizada pode ser utilizada para diagnóstico e para avaliação cirúrgica, quando necessário.
As pessoas que apresentam maior risco para desenvolver artrose:
 obesos
 pacientes que sofreram traumatismo articular (entorse, fraturas, luxações),
 alterações hormonais específicas,
 esportistas que sofrem microtraumatismos de repetição (vôlei, futebol, basquete), esportistas de desaceleração (saltos),etc…
As pessoas que fazem parte do grupo de risco devem iniciar precocemente um tratamento preventivo, evitando ou minimizando a sintomatologia desagradável da patologia, a qual em fase avançada é traduzida por dor e incapacidade funcional.
A Prevenção pode ser feita através das seguintes medidas:
• Perda de peso,
• equilíbrio e controle hormonal,
• orientação esportiva correta,
• uso de calçados adequados e
• correção de posturas.
Se você apresenta o sintomas da artrose ou está no grupo de risco, procure um Médico Fisiatra para uma avaliação, diagnóstico e tratamento correto. Assim, você poderá curtir sua terceira idade com mais qualidade de vida!
Idosos fazendo treino de equilíbrio e fortalecimento

Anúncios

Deixe um comentário

Name and email address are required. Your email address will not be published.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <pre> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

%d blogueiros gostam disto: