Hérnia Discal


A coluna vertebral é composta por ossos chamados de vértebras, estas vértebras possuem um espaço como se fosse um furo e quando estão agrupadas na coluna, estes furos formam um canal onde passa a medula espinhal ou nervosa. Esta medula, formada por tecido nervoso, dividi-se em ramos que saem pela lateral da vértebra e formam os Nervos.
Vértebras Lombares, Medula espinhal e ramos nervosos
A coluna vertebral pode ser dividida em: cervical, torácica e lombar. Entre cada uma das vértebras há um tipo específico de cartilagem que diminui o impacto entre as mesmas por ser elástico, chamado Disco Intervertebral. O disco possui uma área central gelatinosa (núcleo pulposo) circundada por um anel fibroso, que mantém esse núcleo no seu interior. O núcleo tem aspecto semelhante a uma gelatina e age como um amortecedor.
Disco Intervertebral- Anel Fibroso(azul) e Núcleo Pulposo(branco)
O Anel Fibroso pode ser rompido e extravasar o Núcleo Pulposo. Antes disso, o Disco Intervertebral pode sofrer alterações em sua forma devido à pressão do Núcleo Pulposo sobre o Anel Fibroso. A primeira forma é o ABAULAMENTO, um pouco maior é chamada de PROTUSÃO e quando forma uma “minhoca” é a famosa HÉRNIA DISCAL(Hérnia de Disco). Quando a Hérnia Discal atravessa os limites da vértebra é chamada de Hérnia Extrusa.
1-Disco Intervertebral Normal, 2-Protusão, 3-Hérnia, 4-Hérnia Extrusa

Anúncios

18 Comments

FIZ A RESSONÂNCIA E DEU HÉRNIA DE DISCO SINTO MUITAS DORES AS VEZES MAL CONSIGO ANDAR PARA IR AO BANHEIRO PRECISO FAZER INDICADO PELO FISIOTERAPEUTA HIDROGINASTICA E NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR E NÃO CONSIGO NEM ME APOSENTAR PARA GANHAR UM AUXILIO DOENÇA PARA PODER FAZER MINHA HIDROGINASTICA ISSO ALIVIA ESSA DOR TERRIVEL OU TB NÃO ADIANTA NADA JÁ TOMEI ATÉ REMÉDIOS PARA QUEM ESTA NA FASE FINAL DE CANCER PARA AMENIZAR A DOR MAIS NEM ISSO FEZ EFEITO ESTOU DESESPERADA ME AJUDEM O QUE DEVVO FAZER PARA PARAR ESSA DOR SOU OBESA MÓRBIDA ,TENHO HIPERTENÇÃO E MIOMA E AGORA A UNS ANOS A HÉRNIA QUE FOI CONSTATADA PELA RESSONANCIA JÁ SOFRIA ANTES COM DORES MAIS SÓ CONSEGUI AGORA ,ESTE EXAME QUE É CARO O QUE DEVO FAZER ALGUÉM PARA ME AJUDAR EM O QUE DEVO FAZER OU AGIR.ALGUM FISIATRA GOSTARIA DE CUIDAR DE MIM POR DEUS .NÃO AGUENTO MAIS.

    A Obesidade é um dos principais fatores que desencadeia dor e limitação funcional, ou seja, dificuldade para realizar tarefas do dia-a-dia.
    O tratamento com médico Fisiatra pode ser feito pelo SUS em Centros de Reabilitação, que são hospitais especializados em tratamento de reabilitação física. Em cidades grandes como São Paulo, podem existir em vários bairros.
    Neste site tem um link para a Associação Brasileira de Médicos Fisiatras onde há uma lista com Centros de Reabilitação com Fisiatras pelos SUS.
    Se você mora em São Paulo, também encontrará neste site uma lista com locais onde pode fazer atividade física gratuita. Se não mora em São Paulo, pergunte ao seu clínico ou assistente social da UBS que você frequenta algum local gratuito, ele conseguirá para você.
    Boa Sorte!

fernanda heringer ferraz 20 de julho de 2010 às 19:57

fiz raio -x nâo deu nada, mais sinto dores aguda ,que vai do pescoço ate o braço esquerdo ,e estrala o pescoço e as vezes fica um pouco inchado.sou costureira a 8 anos.tenho 25 anos de idade.tomei varios antiflamatórios e fisioterapia não adiantou . o que devo fazer.

    Olá, Fernanda!
    Provavelmente sua dor é de origem muscular devido à má postura e sobrecarga de sua musculatura quando realiza suas atividades associadas com falta de condicionamento muscular (Leia post sobre “Síndrome Dolorosa Miofascial”).
    Sugiro que procure um médico Fisiatra.

GOSTARIA DE SABER O QUE VEM A SER HERNIA DISCAL OSTEOFITARIA EXTRUSA CENTRO BILATERAL C5 C6 COMPRIMINDO A FACE DO SACO DURAL.ESTE FOI O RESULTADO DA RM.GOSTARIA DE SABER SE É CASO CIRURGICO.AGUARDO A RESPOSTA ANCIOSA.OBRIGADA

    Olá, Eloísa!
    O laudo da RM refere que você tem uma hérnia extrusa.
    Nestes casos, a indicação cirúrgica depende da clínica apresentada pelo paciente. Em muitos casos o tratamento pode ser conservador com ótimos resultados, mas quando há danos neurológicos instalados ou incipientes a indicação cirúrgica é válida.
    Sugiro que faça uma avaliação clínica com um médico fisiatra para receber orientação quanto ao seu tratamento medicamentosos, de reabilitação e se for o caso, encaminhamento para tratamento cirúrgico.
    Boa Sorte!

Isabel Cristina de Souza 16 de novembro de 2010 às 17:16

Passei por cirurgia a 3 anos e quase dois meses, tomografia atual: Leve desvio sinistro-escoliótico da coluna lombar com componente rotacional de vértebras/Artrodese posterior com fixação intrasomática nos níveis L4,L5 e S1 através de parafusos metálicos geradores de artefatos de técnica./Sinais de laminectomia com apofisectomia nos níveis L4-L5 e L5-S1./Espondilose incipiente com osteófitos marginais no segmento avaliado./Redução dos espaços discais L4-L5 e L5-S1, caracterizando discopatias degenerativas./Na Cintilografia Óssea: hipercaptação focal do radiofarmaco em projeção de esterno./Observa-se também heterogeneidade do mesmo em sua distribuição ao longo dos corpos vertebrais lombares./Padrão cintilográfico compatível com processo osteogênico inespecífico nas áreas supra-individualizadas./Dia 27/10/2010,passei por uma Rizotomia por radiofrequência (lobar), e continuo sentindo muita dor, na lombar,bacia,perna,pé/inchaço dos dois lados do pescoço, abaixo da costela (perto do coração, forma uma bolsa), dependendo do movimento sinto dor aguda no tórax, parece que tem algum osso me machucando. Por favor, me ajude!, preciso de uma luz, moro em Peruíbe-Sp, aqui não tenho recurso. Obrigado!O que quer dizer esse processo osteogênico?, tenho 50 anos e já retirei 2 tumores benignos(clavícula e junção condro-costal/com 23 anos e 25 anos).

    Olá, Izabel!
    Com relação às dores que você está sentindo, sua cirurgia é muito recente e somente quando tiver pelo menos 3 meses de tratamento de reabilitação suas dores deverão sumir ou ter diminuído muito.
    Com relação ao processo osteogênico, sugiro que faça uma investigação mais profunda devido ao seu histórico. Não perca tempo, converse com seu médico que tudo dará certo!
    boa sorte!

PATRICIA/APUCARANA /PR 22 de novembro de 2010 às 09:12

OLÁ, FIZ JÁ DUAS CIRURGIAS NA COLUNA A 6 ANOS, E NUNCA FIQUEI TOTALMENTE BOA POIS TENHO ARTROSE NA COLUNA E AGORA FIZ UMA RM E DEU LAMINECTOMIANA CIRURGIA EM S1 DISCRETO ABAULAMENTO DISCAL DIFUSO DE L4/L5 E HERNIA DISCAL DE BASE LARGA CENTRAL/PARAMEDIANA/FORAMINAL DIREITA EM L4/S1 QUE COMPRIME A RAIZ EMERGENTE DEL5 E DESCENDENTE S1 DIREITA AH E TAMBE DEU PARA VER UM CISTO NO OVARIO DIREITO HIPERINTENSO EM T1(HEMORRÁGICO?) MEDINDO 3,0CM COM NODULO MURAL TENHO MUITA DOR NA PERNA E MEU NEURO DISSE QUE NÃO POSSO FAZER ESFORÇO POIS JA OPEREI DE HERNIA A 6 ANOS E DA ARTROSE O QUE EU FAÇO ME DE UMA AJUDA POR FAVOR! AGRADEÇO

    Olá, Patricia!
    Primeiramente, procure seu ginecologista para saber qual será a conduta quanto ao cisto hemorrágico do ovário, isto é o mais urgente.
    Com relação à coluna, com seu histórico, é melhor fazer um tratamento medicamentoso juntamente com o de reabilitação e mudanças de hábitos.
    Para ser orientada quanto ao tratamento que você precisa fazer em sua coluna, sugiro que procure um médico Fisiatra.
    Boa Sorte!

JOSE MARIA VIANA GUEDES 5 de dezembro de 2010 às 22:21

Ola……… obrigado por terem um site deste nivel,,,,,,, venho sofrendo dores de colunas, apos tomografia computadorizada, descobri que tenho Hernias de Schmorl em L4, Espondilolise em L5-S1, Redução do espaço discal de L4-L5 com presença de protusão discal difusa e redução delu dos recessos laterais………….. pretendo saber se tenho tres problemas ou uma é consequente da outra………………………………obrigado

Olá,
Sinto um dor embaixo da clavicula esquerda, que vai para o braço todo esquerdo, uma dor intensa. O que seria isso?

    Olá, Ilka!
    Pode ser uma Sindrome Dolorosa Miofascial, ocasionada por algum músculo.Para ter certeza, você deve fazer uma avaliação com um médico, De preferência um Fisiatra.
    Boa sorte!

ANGELICA FERNANADA DA SILVA 13 de janeiro de 2011 às 13:44

oi, boa tarde, a dois meses fiz uma radiofrequencia na lombar, so que continuo sentindo muitas dores.so na primeira semana depois da radio, não seia nada + depois a dor voltou com tudo.o que devo fazer agora.a cirurgia tradicional ou não tinha ou tenha ainda 3 hernia de disco. gostaria de respostas obrigada Angélica

    Olá, Angelica!
    Pela sua descrição é difícil dizer qual o melhor tratamento para seu caso.
    Sugiro que procure um médico Fisiatra com todos os exames que você tem e o relatório da cirurgia que você fez, ele vai te avaliar, diagnosticar e propor o melhor tratamento.
    Boa Sorte!

ola!
tenho escoliose cervico-dorso-lombar de convexcidade esquerda fiz uma RMN e constatou que eu tenho um discreto abaulamentodiscal de base larga em L5-S1,tocando afarce ventral do dural e reduzindodiscretamentea amplitude das porções inferiores dos forames neurais .
o que vc me aconcelharia a fazer ja faço rpg mais meu lado esquerdo esta muito alto ou melhor o meu ombro estar com uma diferença do outro de quase 10cm aguado a sua resposta

    Olá, Anderson!
    É importante fazer uma avaliação médica, pois a resposta da sua pergunta está no seu exame físico. Sugiro que procure um médico Fisiatra.
    Boa sorte!

Deixe um comentário

Name and email address are required. Your email address will not be published.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <pre> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

%d blogueiros gostam disto: