Osteoporose dói?


Antes de respondermos esta pergunta, precisamos entender como funciona o tecido ósseo.
O osso possui três tipos de células:
-Osteoblasto- células novas que formam a estrutura óssea.
-Osteócito- células maduras que regulam a quantidade de minerais (Cálcio) no tecido ósseo.
-Osteoclasto- reabsorvem as células “gastas e velhas”.
O osso saudável apresenta equilíbrio entre estas células e consegue manter sua estrutura forte para absorver impacto e a carga que nosso corpo necessita para realizar suas funções.

O osso e suas estruturas

Existem alguns fatores de risco que podem alterar o equilíbrio das células ósseas e levar a uma alteração em sua estrutura:
• Raça branca
• Histórico familiar de osteoporose
• Vida sedentária
• Baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D
• Menopausa – mulher para de produzir o estrógeno, que é um hormônio que auxilia na captação do Cálcio
• Tabagismo ou alcoolismo
• Pessoa magra ou com baixa estatura
• Fratura sem trauma prévia
• Uso de medicamentos por período prolongado: anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, corticóides e anticoagulantes.
• Doenças como hepatopatia crônica, doença de Cushing, diabetes mellitus, hiperparatireoidismo, linfoma, leucemia, má-absorção, gastrectomia, doenças nutricionais, mieloma, artrite reumatóide e sarcoidose.

Quando as alterações atingem somente a função dos osteócitos e leva a uma diminuição na quantidade de Cálcio do Osso, recebe o nome de OSTEOPENIA. A osteopenia não é doença e pode ser corrigida. Se permanecer por longo período, pode evoluir para a OSTEOPOROSE.

Osteoporose é a alteração da estrutura óssea, a arquitetura do osso fica mais frágil e propensa a fraturas.

Osteoporose

Sabe-se que 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. De cada 3 em cada 4 doentes são do sexo feminino.
Uma em cada 3 mulheres com mais de 50 anos tem a doença. 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura.
No Brasil há 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem anualmente. Devido a estas fraturas 200.000 pessoas morrem todos os anos em nosso país.

Homem pode ter Osteoporose?

Sim, os homens a partir de 70 anos são susceptíveis a desenvolver osteoporose. Eventualmente pode acontecer antes desta idade quando associado a um fator de risco descrito acima.

Osteoporose dói?

Por si só, a osteoporose não ocasiona dor, mas quando existem fraturas ou alteração postural significativa pode causar dor.
As fraturas mais comuns são nas vértebras da coluna, no fêmur e no punho.

Fratura vertebral na osteoporose

Fratura de fêmur devido a osteoporose

Fratura de punho (Colles) devido a osteoporose

A osteoporose de longa data proporciona uma alteração postural na coluna vertebral. Há o “acunhamento” da vértebra, ou seja, a estrutura deste osso fica deformada, sendo chamada de vértebra de ‘peixe’, com a borda anterior menor que a posterior levando a uma cifose, a “Corcunda do Notredame”. Estas alterações posturais podem levar a uma Síndrome Dolorosa Miofascial (veja mais no Post correspondente).

Progressão da Cifose na osteoporose

Como diagnosticar a Osteoporose?

Após a identificação dos fatores de risco, deve ser solicitado a DENSITOMETRIA ÓSSEA. Através deste exame, o médico poderá instituir o melhor tratamento para o paciente.

Densitometria Óssea do fêmur

Como tratar a Osteoporose?

Muitas vezes a Densitometria Óssea acusa Osteopenia que deve ser tratada para a prevenção da Osteoporose. Nestes casos, o paciente deve instituir o tratamento preventivo da Osteoporose que será descrito a seguir e tomar Cálcio e Vitamina D.
O tratamento da osteoporose é feito com visitas periódicas ao médico. O uso de Cácio e Vitamina D são associados com medicamentos que são chamados bifosfonatos (alendronato, risedronato, ibandronato e raloxifeno) que auxiliam na remodelação óssea e impedem a progressão da fragilidade óssea. No caso de mulheres na menopausa, pode ser feita a Terapia de Reposição Hormonal.

Como prevenir a Osteoporose?

A massa óssea do ser humano é formada durante seu crescimento, ou seja, durante a adolescência. Nesta época é necessário ter uma ingesta de Cálcio adequada para evitar uma perda de massa óssea no futuro.
Na vida adulta, podemos prevenir a osteoporose com:
-Dieta rica em Cálcio (leite e seus derivados, verduras escuras – espinafre, brócolis, couve- e peixes)
-Prática de atividade física (deve ser orientada por um médico Fisiatra).
-Correção Postural (prescrita por um médico Fisiatra).
-Tomar sol (antes das 10hs da manhã ou após as 16hs para evitar lesões na pele).
-Eliminar o fumo.
-Evitar bebidas alcoólicas e café em excesso.
-Evitar medicamentos que favoreçam quedas (indutores de sono e sedativos).
-Usar medicamentos somente com a prescrição médica.
-Exame de Densitometria Óssea anual para avaliação da doença.
– Cuidados domésticos para se evitar quedas (retirar tapetes, disposição adequada dos móveis etc.).

Leite é rico em Cálcio

Somente o acompanhamento médico periódico permite avaliar o estágio da doença e as medidas preventivas e terapêuticas adequadas a cada caso.

Anúncios

27 Comments

yara maria da silva 7 de junho de 2009 às 21:53

tenho um cliente na minha clinica que apresenta dores no joelho estou fazendo tratamento de do-in mas ele continua se queixando de dor ospontos que aperto nos lados do joelho movimentei sua perna e o joelho parece de estar quebrado ou com algo solto isso pode ser osteoporose tambem?

    Olá, Yara!
    A osteoporose só dói quando há fratura associada.
    O seu paciente precisa de uma investigação clínica para verificar se a dor que sente é devido a osteoartrose, síndrome miofascial, tendinite ou alguma lesão ligamentar ou meniscal.
    Sugiro que você o oriente a passar em avaliação médica e somente depois de ter um diagnóstico decidir se deve ou não manter o do-in. Afinal, se tiver uma lesão grave a manipulação poderá piorar o seu quadro.

vera lucia da silva soares 29 de junho de 2009 às 15:39

olá! gostaria que me tirassem uma dúvida.Já estou com osteoporose na coluna e osteopenia no femur. Tenho 50 e já estou na menopausa a 4.Meu ortopedista me passou somente o alendronato e ñ passou o cálcio. Eu ñ teria que tomar os dois medicamentos juntos? desde já agradeço a quem possa me esclarecer. um abraço

    Olá, Vera!
    A osteoporose diagnosticada através da densitometria óssea é tratada com uso de bifosfonados (alendronato ou risedronato) associado à calcio e vitamina D. Em alguns casos, há contra-indicações para o uso de cálcio, como a dieta com excesso de cálcio (mais de 5 copos de leite por dia), ou uso de vitaminas que já repõem cálcio ou ainda doenças como insuficência renal/cálculo renal e ainda problemas na glândula paratireóide.
    Converse com seu médico e tente esclarecer suas dúvidas.
    Gostaria de lembrar que minhas considerações não são um diagnóstico ou uma proposta de tratamento, são hipóteses baseadas nas informações que você me deu e na literatura científica.

ROSA MARIA IZAIAS PEREIRA 27 de fevereiro de 2010 às 09:53

ola! minha mãe tem osteoporose no joelho direito e reclama de muita dor so que ficar deita ou sentada é normal ela tem 78 anos. não quer fazer nada ja levamos ao medico ela toma remedio p/a dor. eu como filha não sei mais o que fazer. obrigado.

    Olá, Rosa!
    A osteoporose não causa dor nos joelhos, ela somente causa dor na região da coluna e quando apresenta fratura vertebral (coluna).
    Acredito que você está confundindo o problema da sua mãe no joelho, talvez o problema dela é osteoartrose, que é muito comum nesta idade.
    Leia o Post correspondente “Artrose” e se tiver alguma dúvida, estarei aqui para responder!

Boa noite,
Tomei o 1° comprimido de alendronato de cálcio e já me deu dores musculares, isso é uma reação adversa que está na bula, o quê fazer?Devo suspender o tratamento ?

Aguardo resposta!!

Obrigado

    Olá, Gislene!
    Não se prenda às bulas, pois senão voc6e não tomará nenhum remédio!
    Você tomou em jejum, pela manhã?Tem problemas estomacais?
    Sugiro que você mantenha o seu tratamento pois parece uma coincidência a ingestão do medicamento e estas dores musculares (geralmente ocasiona dores no estômago e não musculares).
    Caso persistam os sintomas, procure seu médico.

Gostaria de saber se um individuo com osteopenia sente dor ?
obrigada

    Olá, Margarida!
    Pela osteopenia não há dor.
    Se houver osteoporose com fratura vertebral, aí sim poderemos ter um quadro doloroso!
    Espero ter ajudado!

Desde que comecei o alendronato, venho sentindo fortes dores na coluna
sacro irradiando para o lado direito do quadril. Terá relação com uso do medicamento, pois li na bula que pode haver essa reação em algumas pessoas. Obrigada!

Boa tarde. Estou com esclerose nas articulações sacro-iliacas. Gostaria de saber se tal pode ser derivado da osteopenia ou esteoporose.

Obrigada

Tenho uma discopatia e osteopenia.Médico receitou-me Vit.D e Carbonato de Cálcio.Agora Fosamax70.Como fiz nefrectomia,estou com receio de tomar esse medicamento.Ele pode trazer prejuízo ao meu único rim?Agradeço a resposta.

    Olá, Helô!
    Seu médico sabe de sua nefrectomia ?Fez avaliação laboratorial recente?
    Se fez, fique tranquila, ele sabe o custo benefício. Se ele não sabe de seu histórico, converse com ele.

Gostaria de saber como posso diferenciar uma osteopenia de uma osteoporose atraves do exame de raio x?
Caso queira usar o EXAME DE DENSITOMETRIA OSSEA,quais os ossos mais utilizados??
desde já agradeço a resposta!!
😀

    Olá, Helô!
    No exame de raio X não é possível verificar nem osteoporose, nem osteopenia e muito menos diferenciá-las. O exame que deve ser feito para sabermos se temos osteoporose ou osteopenia é a densitometria óssea.
    Os ossos avaliados na densitometria geralmente são as vértebras lombares e o fêmur.
    O raio X pode demonstrar apenas fraturas osteoporóticas quando já sabemos da osteoporose.
    Espero ter ajudado!

Parabéns pelo blog….
muuito bom!!
super informativo!!
🙂

Já foi diagnosticada a osteopenia: estou com perda óssea no fêmur direito (-2,2).
Pratico musculação e procuro tomar sol diariamente. Faço ingestão de leite e seus derivados, busco ter uma alimentação balanceada. Dificilmente tomo refrigerantes, não fumo e não tomo nenhuma bebida alcóolica, entretanto tomo café 4 vez por dia. Desejo evitar a osteoporose, sem ter que tomar medicamento: é possível? O que fazer?
Desde já agradeço sua atenção.

    Olá, Lúcia!
    Fico feliz de saber que já está se cuidando, fazendo musculação e tomando sol antes das 10h e após as 16hs. Sabemos que a atividade aeróbica sem impacto também é importante.
    Infelizmente a ingestão excessiva de café predispõe a osteoporose pois limita a entrada de cálcio do sangue para o osso, por isso, tente diminuir sua ingesta de café. Com relação à ingesta de Cálcio, sabe-se que é necessário pelo menos 2 copos cheios de leite por dia ou pode-se substituir por iogurte ou fatias grossas de queijo branco.
    Se conseguir isso, é provável que você consiga reverter a osteopenia e evitar que evolua para uma osteoporose.

Aline Zamboni Baganha 11 de março de 2011 às 12:56

Tenho 34anos, estou com osteoporose devido a Colangite Esclerosante Primária, estou para fazer transplante a qualquer momento.Estou sentindo dor na musculatura dorsal,acordo pela manhã com os dedos inchados. Depois do transplante vou continuar com a osteoporose? Abraços e muito obrigada!

    Olá, Aline!
    A osteoporose acontece provavelmente pela dificuldade de absorção intestinal de cálcio e vitamina D pelo intestino, que nestes casos, são comprometidos também. Com o transplante do fígado, não mudará o quadro intestinal. A boa notícia é que se você reagir bem ao transplante, provavelmente suas dores musculares irão melhorar bastante!
    Boa sorte!Estarei torcendo para que dê tudo certo!!!

Eu exame e foi constatado que tenho osteopenia,e tenho que fazer um tratamento com medicamento chamado alendranato,so que fui em algumas farmacia na minha cidade,falam pra que e muito caro,nunca falam valor real,mandaram procurar pelo SUS,so ai nao liberam pq dizem q e so pra quem ja tem ostoporose,acho um absurdo vc tem q um tratamento preventivo,q e isso q me falam,mas e ao contrario,vc precisa ficar doente primeiro pra depois conseguir o medicamento,isto e SUS. abraço vanilda SANTA MARIA DE JETIBA.ES

    Olá, Vanilda!
    O Alendronato é usado no tratamento da osteoporose, para a osteopenia é utilizado o Calcio e a Vitamina D, que são fornecidos pelo SUS.
    Informe-se com seu médico.

Olá!
Meu pai tem 74 anos, e recentemente fraturou o fêmur devido a osteoporose. Atualmente ele ainda está de cama, pois ele reclama muito de dores fortes nas pernas e caimbras! Penso que por estar imóvel por causa da cirurgia recente isso é comum, mas o que devo fazer se nem os remédios pós operatórios prescritos pelo médico não tiram a dor dele???
Hoje tentei fazer um pouco de massagem nos pés, na panturrilha, ele disse que alivia pouca coisa, enquanto massageio, mas em seguida volta a doer!
Sei que a recuperação da cirurgia é demorada, lenta na idade dele, mas não há nada que eu possa fazer para cessar um pouco essas dores?
Agradeço desde já!!!

Deixe um comentário

Name and email address are required. Your email address will not be published.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <pre> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

%d blogueiros gostam disto: