Torcicolo ou Cervicalgia?


A dor na região cervical da coluna é chamada de cervicalgia. Quando acontece de maneira transitória é popularmente conhecida como torcicolo. Cerca de 30% da população mundial apresentará cervicalgia no decorrer da vida. No Brasil, acredita-se que 55% da população terão estes sintomas, sendo que destes, 12% das mulheres e 9% dos homens terão cervicalgia crônica.
O torcicolo é a cervicalgia aguda e na maioria das vezes autolimitada, ou seja, os sintomas desaparecem sozinhos por volta de uma semana. Geralmente causado por uma noite mal dormida. Quando os sintomas persistem, é denominada cervicalgia e deve receber uma maior atenção.

Lula com torcicolo

A cervicalgia se instala de maneira insidiosa, ou seja, os sintomas se intensificam vagarosamente. Estes sintomas são: diminuição da amplitude de movimento(pescoço se movimenta menos), postura antiálgica(o paciente adota uma postura de defesa para diminuir a dor), dor que piora com movimentos e com palpação muscular e a rigidez muscular.

Postura de anteriorização e retificação na Cervicalgia

As causas mais comuns de cervicalgia:
Síndrome Dolorosa Miofascial-é a mais comum, posturas viciosas e o estresse são as causas mais freqüentes. (Ver Post “Síndrome Dolorosa Miofascial”)
Osteoartrose– a alteração degenerativa das articulações causada pelo envelhecimento pode levar à deformidades da coluna cervical provocando dor (Ver post “Artrose é doença de idosos?” e “Tratamento da artrose”)
Traumáticas– a mais comum é a Síndrome do Chicote que acontece nos acidentes automobilísticos.
Fraturas
Inflamatórias– devido a doenças reumatológicas como artrite reumatóide, Lupus, espondilite anquilosante,etc…
Infecciosas-meningite, caxumba,abscessos, etc…
Disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM)
Metabólicas– osteoporose com fratura (ver Post “Osteoporose dói?”)
Tumores locais ou metastáticos
Congênito- devido a alterações musculares congênitas.
Estenose do Canal Vertebral– diminuição do canal vertebral, no qual se encontra a medula, devido a processo degerativo.
Hérnia discal– desencadeará dor em região cervical com irradiação para os braços, associado a formigamentos, perda de força e sensibilidade (Ver post “A Hérnia Discal” e “Causas e Consequências da Hérnia Discal”).
Radiculopatia cervical devido à hérnia

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através de uma boa avaliação clínica do paciente associada a exames que podem auxiliar tanto no diagnóstico como no tratamento da Cervicalgia.
Os exames mais utilizados, conforme a necessidade de cada caso, são: RX de Coluna cervical e panorâmico, Tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroneuromiografia e até termografia.

Termografia com dor cervical e lateral da cabeça por disfunção de ATM

Qual o tratamento mais indicado?
Nos casos dos torcicolos que persistem por até uma semana, indica-se o uso de antiinflamatórios e relaxantes musculares, calor local (pode ser com uma bolsa de água quente) e retirada dos fatores desencadeantes da dor.Exercícios de alongamento regulares são benéficos para a prevenção da recorrência do torcicolo.
Nos casos de cervicalgia crônica, são utilizadas medicações para dor crônica, associada a um programa de reabilitação que visa melhora dos sintomas e prevenção da recorrência dos sintomas.
Raros são os casos cirúrgicos.

Você tem dor no pescoço e já fez tratamento sem resultados? Procure um Médico Fisiatra para uma avaliação, diagnóstico e indicação do melhor tratamento medicamentoso e de reabilitação para o seu caso!

Anúncios

20 Comments

dor no pescoço a parte da pá aumentando de tamanho como ser cocunda

Oi Thais! Meu nome é Taciana e escrevo para o portal da Federação Nacional dos Médicos e para o blog Fala Médico. Acho que esta notícia pode lhe interessar.

“Presidente da FENAM diz que é preciso rever a estrutura acadêmica do país e discutir a formação dos médicos”

Confira: http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/386282

Parabéns pelo Blog!

Olá…

Não os vejo citando a Massoterapia como terapia opcional…
Temos excelentes resultados, e evitamos os antiinflamatórios e relaxantes musculares e ainda, como “brinde” o paciente tem um sono melhor,melhorias metabólicas as mais variadas e o principal: reequilíbrio emocional.

Seria muito interessante incluírem a Massoterapia como solução para diversos casos.

Recomendo aos médicos que experimentem em si mesmos um Massoterapêuta,para conhecerem os resultados, pois afinal, médicos e fisioterapêutas tbém sofrem das mais variadas “dorezinhas”, “companheiras” de nosso dia-a-dia.

Abraços.

    Olá, JP!
    A massoterapia cada vez mais vêm sendo usada no tratamento da dor muscular, no entanto são necessários mais estudos randomizados e controlados para mostrar evidência científica de que realmente fazem diferença.
    Sei que quando bem indicada e quando bem feita proporciona alívio e ajuda muito no tratamento de reabilitação de pacientes com dor crônica, mas não devemos esquecer que é imprescindível a indicação de um médico e que o terapeuta que realiza a massoterapia deve ser especializado. Por outro lado quando mal indicada ou realizada por profissionais não qualificados pode piorar o quadro do paciente.

Olá,

Para uma melhor reabilitação o profissional mais indicado para mim foi um Fisioterapeuta. Fui a um Médico da área mais não adiatou nada. Só me deu remédios, nem olhou na minha cara direito, e ainda disse que em 1 mes não melhora-se ia fazer uma cirurgia em mim …
Foi quando eu decidi ir em um Fisioterapeuta, o qual me explicou o que eu tinha direitinho e no tratamento fisioterapêutico minha coluna foi melhorando e hoje faz uns 5 meses que não sinto mais nada.
Já o médico queria abrir minha coluna … rsrsrsr e não adiantou nada os remédios que ele me passou, nem olhou na minha cara direito …

    Olá, Maria!
    Infelizmente existem profissionais bons e ruins em qualquer área de saúde.
    O que importa é que voc6e conseguiu melhorar seus sintomas. Se por qualquer motivo estes sintomas voltarem, sugiro que procure um médico especialista em Reabilitação para orientar a fisioterapia ou qualquer outra terapia que precise para se recuperar.
    Boa sorte!

SINTO MUITAS DORES ,O MEDICO DISSE SER CERVICALGIA + DISCOPATIA! NAO SEI MAIS OQUE FAZER COM TANTA DOR QUE SINTO. JA FIZ FISIOTERAPIA E NAO ADIANTOU!!

    Olá, Viviane!
    Primeiramente é necessário saber a causa da sua cervicalgia para determinar o tratamento correto e com este diagnóstico determinar qual o melhor tipo de fisioterapia deve ser feito (existem vários tipos).
    Sugiro que você procure um médico Fisiatra para saber qual seu diagnóstico e o melhor tipo de tratamento medicamentoso e de reabilitação para você.
    Boa Sorte!

ESTOU COM UMA DOR NO PESCOÇO DO LADO DIREITO JA VAI FAZER UMA SEMANA,ISSO PODE SER TORCICOLO OU DEVO PROCURAR UM MEDICO,ESTOU MEIO PREOCUPADA POIS ISSO NUNCA ACONTECEU.DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

    Olá, Elaine!
    Dor no pescoço pode ser simples como um torcicolo até uma meningite. Tudo isto depende dos outros sintomas que você está apresentando.
    acredito que como você está com a dor há mais de uma semana não seja nada grave, pode ser estresse associado com má postura.
    Faça alongamentos para o pescoço debaixo do chuveiro quente pelo menos duas vezes por dia e se não melhorar, procure um médico Fisiatra.

olá estou há uma semana com muitas dores no pescoço,e na cabeça e no ouvido,isso pode ser algum tipo de torcicolo,aguardo resposta.

    Sim, Valdeci!
    Principalmente se vc apresentar a musculatura tensa na região.É chamada de Síndrome dolorosa miofascial, temos um post neste site que explica direitinho.

Tenho essas dores na região do pescoço, na parte de trás do pescoço até os ombros e sobe até a cabeça. Tenho isso desde 1994 e tinha também dores nas costas resolvi com RPG. Vivo tomando dorflex (deixando dissolver na boca – até três comprimidos) e cataflam. Percebo que mantenho postura errada, voltei a fazer RPG (5 sessões) para ver se melhorava, mas só aliviou e assim que parei voltou. Algo que me incomoda também é que tem médicos que não conhecem ou não intendem esse tipo de dor e acha que é uma meningite ou qualquer outra coisa. Vi uma reportagem do hospital das clínicas há alguns que filmavam a pessoa (semelhante a foto acima termografia). Agora percebi pelos comentários acima que eu devo procurar um médico fisiatra.

    Olá, Antonio Carlos!
    O exame que você mencionou é a termografia, ele consegue determinar através da diferença de temperatura os músculos acometidos na Síndrome dolorosa Miofascial.
    Infelizmente, ainda há pouco locais que realizam este exame, por outro lado, ele não é essencial. Médicos especializados em dor, principalmente médicos Fisiatras conseguem determinar quais os músculos acometidos e prescrever o tratamento adequado.
    O RPG é uma parte do tratamento, sugiro que você procure um médico Fisiatra.

Silvana de Souza Viana Dias 26 de março de 2011 às 22:46

Prezados, meu enteado acordou de madrugada com dor no pescoço, muito limitado, após uma consulta no P.A. a pediatra informou ser torcicolo.No momento administrou antiflamatório injetável.Refere melhora da dor , porém mantendo pescoço em posição viciosa.O que fazer ?

    Olá, Silvana!
    A posição viciosa é devido à contratura muscular.Bolsas de água quente podem ajudar a relaxar a musculatura que com o tempo voltará ao normal.
    Boa sorte!

francisco carlos silva dos santos 28 de abril de 2011 às 15:54

Tenho cervicalgia cronica , perdi a cartilagem 05,06,07, artrose no joelho esquerdo em estado grave, gostaria de saber onde posso colocar o meu nome em algum cadrastro de pesquisa de celulas Tronco? pois gostaria de ser cobaia para qualquer pequisa relacionada a Cervicalgia e Artrose, estou pedindo socorro , já não alguento tomar injeções.

Deixe um comentário

Name and email address are required. Your email address will not be published.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <pre> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

%d blogueiros gostam disto: