Acupuntura melhora a dor?


A Acupuntura é muito praticada e ensinada em vários países. No Brasil, é reconhecida como ESPECIALIDADE MÉDICA desde 1995 e, portanto, é um ato médico, não deve ser realizada por outros profissionais de saúde.
É uma terapia eficaz visando analgesia em muitas doenças, principalmente nas dores músculo-esqueléticas, pois diminui a freqüência da dor e sua intensidade, o que ajuda no tratamento de reabilitação.

Acupuntura é uma Especialidade Médica

A Medicina Tradicional Chinesa- MTC (uma das mais antigas formas de medicina oriental) é utilizada há mais de 5 mil anos e a Acupuntura é uma das terapias utilizadas. A MTC tem natureza filosófica e tem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza. A MTC procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos. Inclui entre seus princípios o estudo da relação de Yin/Yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos Meridianos do corpo humano. O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo movimento no universo. No corpo do homem existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, comportamental e muitas outras, o que ocasiona doenças. A Teoria dos Cinco Elementos é baseada na natureza : terra, água, metal, madeira e fogo. A energia é chamada de Chi e circula no nosso organismo através de meridianos, como o sangue percorre nas artérias e veias.

Yin/Yang e os 5 Elementos da Natureza

A Acupuntura é realizada através da aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, para obter efeito terapêutico em diversas condições. Nestes pontos a energia ou Chi está estagnada devido ao problema que o paciente apresenta, com a estimulação destes pontos o Chi volta a circular pelos meridianos.
Atribui-se o nome “Acupuntura” a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses “Zhen” e “Jiu”, juntando as palavras latinas “Acum” (agulha) e “Punctum” (picada ou punção).
Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão, método do Shiatsu e pode ser feito por terapeutas), o laser, o stiper (do inglês Stimulation and Permanency – Estimulação Permanente, com aparelho de eletroacupuntura),ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa (“longo tempo de aplicação do fogo”) ou um bastão de artemísia em brasa(aproximado da pele).
Acupuntura com agulhas
Eletroacupuntura

Acupuntura com pressão dos dedos (Shiatsu)

Acupuntura com Moxa

Acupuntura com Ventosas

Acupuntura com Laser

É importante alertar que a Acupuntura não é uma terapia que objetiva curar qualquer dor. Ela auxilia no tratamento de reabilitação da dor, pois a analgesia que proporciona, diminui as doses e duração da medicação.Além disso, promove relaxamento muscular facilitando a reabilitação muscular e melhora o sono e humor do paciente.
Existe algumas contra indicações da Acupuntura, são elas:
• embriaguez,
• intoxicação de qualquer espécie, inclusive por medicamentos.
• Após esforços físicos muito grande.
• Em jejum.
• Pacientes que usam anticoagulantes ou tem problemas de coagulação- risco relativo.
• Hemorragias.
• Gripes ou infecções
• Nos primeiros dias da menstruação ou logo após o coito.
• Gravidez.
• É contra-indicado o uso de agulhas em crianças de menos de seis anos idade.
• Hepatite C e B.

Se você tem Dor Crônica e nunca fez acupuntura, peça indicação ao seu MÉDICO, ele poderá te encaminhar para este tratamento e você poderá se beneficiar da Medicina Tradicional Chinesa.

Anúncios

3 Comments

há anos venho sofrendo de dores nas articulações, nos músculos (principalmente dos membros superiores) com perda de força, cãimbras, rigidez e sensação de musculos “repuxados”. As articulações incham e doem muito, impedindo o movimento, ficando sensível até mesmo ao toque do tecido (sapato então, nem pensar!!!). Depois de muito bater a cabeça encontrei uma reumatologista que me indicou Lyrica e Reuquinol, que aliviou as dores 90%, melhorou o sono e me devolveu a força muscular (não conseguia abrir uma garrafa de água). Enfim, será que eu tenho uma neuropatia???

    Olá, Maria Olímpia!
    Não te examinei, mas pelo que você descreveu, ou você tem dor de origem reumatológica ou muscular.
    Nem sempre o Lyrica é utilizado para dor neuropática, pode ser usado para dor crônica em geral.
    Converse com sua médica para esclarecer suas dúvidas.

Sou médico, especialista em Acupuntura(UNIFESP), Homeopatia ( Inst. Hahnemanniano do Brasil R.J.) e Tocoginecologista (TEGO) e tenho observado que a acupuntura é uma excelente ferramenta para tratar a DOR aguda e a DOR crônica.
Além de agir na DOR, a acupuntura age regulando a função doa órgãos, das vísceras, das glândulas (endócrinas, exócrinas, mistas ) e colabora para equilibrar as emoções.
Além das maravilhosa acupuntura, a MTC ( medicina tradicional chinesa ) também utiliza a ventosa, a moxabustão, a sangria com o martelo de 7 pontas, a massagem, a eletro-acupuntura, a aurículo-acupuntura, o Tai-chi-chua ( exercício físicos para tratamento e para manter a saúde ), os 5 sabores, as 5 cores, os 5 aromas, o Ti-Kun ( energização sem o toque das mãos ) e a meditação.
Nos casos de DOR aguda ou crônica, vale a pena conhecer esta antiga e agora renovada arte de curar !!!
Graças a DEUS aqui no Brasil, existem muitos médicos especializados nesta maravilhosa arte de curar !!!
Dr.Mattoso

Deixe um comentário

Name and email address are required. Your email address will not be published.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <pre> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

%d blogueiros gostam disto: