Curiosidades sobre Fibromialgia


• A Fibromialgia afeta aproximadamente 5% da população brasileira.
• Atualmente o diagnóstico de Fibromialgia em homens aumentou de proporção, aproximadamente 7 mulheres para cada homem. Esta média pode variar nas diferentes populações.


• Alguns neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelo Sistema Nervoso Central) estão envolvidos na dor da Síndrome Fibromiálgica:
Estimulantes (estão aumentadas no líquor)-substância P e histaminas
Inibidoras (estão diminuídas no líquor)- Serotonina, Triptofanos, Noradrenalina/Norepinifrina e ENDORFINAS
• Há pesquisas com Ressonância Magnética Funcional que revelam uma hiperativação do Tálamo (Centro de Dor do Sistema Nervoso Central) nos pacientes com Fibromialgia.
• Estudos recentes com fibromiálgicos relatam aumento de neurotransmissores estimulantes de dor (principalmente a Substância P) desencadeadas por reações ao estresse.
• As pesquisas revelam que o pensamento positivista e de enfrentamento da dor aumento o fluxo cerebral e diminui a ativação do Tálamo, diminuindo a dor. Estas atitudes são estimuladas através da Terapia Cognitivo Comportamental.
• Uma nova medicação utilizada para o tratamento da Fibromialgia chegou ao Brasil: a pregabalina (Lyrica). O estudos no exterior mostram uma boa resposta no controle da dor, principalmente se associado ao tratamento de Reabilitação.

Anúncios

18 Comments

O site é bem interessante.
Mas as informaçoes “atualidades” são muito técnicas, para o público leigo em geral.

    Olá, Pynewma!
    A parte das “atualidades”é realmente um pouquinho mais especializada.
    Se tiver alguma dúvida sobre o conteúdo, por favor se manifeste pois pode ser a dúvida de outras pessoas também e pretendo esclarecer todas elas!

Cara Dra., há alguns anos fiz tratamento de fibromialgia com o Dr. Eduardo S. Paiva
(Reumatologista – Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR). Ele está vinculado ao site:
http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php
que assim como o da senhora, trata-se de uma boa referência; confira.
Obrigado.

Cristina Tomaschewsky Rosta 9 de fevereiro de 2010 às 13:50

Olá, Dra. Thais
Sou sua paciente e gostaria de dizer a você e a todos que por aqui passarem, o quanto me senti amparada na primeira consulta que passei com você. Sua conduta me confortou e amparou muito, senti que a partir daquele momento estaria resolvendo todos os meus problemas e que estaria virando esta página de sofrimento e iniciando um novo caminho.
Desejo que mais e mais pessoas possam ser beneficiadas com seu maravilhoso trabalho assim como eu estou sendo.
Desejo a você, muita luz em seu caminho, que a felicidade e a realização pessoal façam parte da sua vida sempre.
Beijos
Cristina

Estou na pior fase da minha doença, pois não sei se o que mais me doi é as dores que sinto há mais de quinze anos quando fui diagnosticada com fibromialgia, agora o medico disse que estou com artose nas mãos,joelhos e pés.Preciso de ajuda pois não sei mais o que fazer, não durmo mais que quatro horas, estou sempre cansada. Mas faço pilates,musculação e esteira, e ainda sou dona de casa.Me sinto perdida pois cada medico me diz para fazer tudo que o outro mandou não fazer.Preciso de ajuda,por favor

    Olá, Regina!
    A Fibromialgia é caracterizada por um perfil psicológico da mulher que não sabe dizer não e se sobrecarrega demais. O tratamento de reabilitação envolve melhora da analgesia através da atividade física e melhora do sono e humor com a psicoterapia e mudanças de hábito.
    Procure um médico Fisiatra para avaliar o que está acontecendo com você e indicar o melhor enfoque do tratamento de reabilitação que você precisa para melhorar seus sintomas.
    Boa Sorte!

Maria A. Inez Galvani Kagueyama 9 de fevereiro de 2010 às 13:56

Só sei que minha vida mudou depois da fibromialgia e agora juntou com neuropatia diabética. esta ficando muito dificil me sentir feliz ultimamente.

    Não desista!
    As duas patologias tem tratamento e podem ser controladas, para isto acontecer você tem que procurar um tratamento adequado. Procure um médico Fisiatra para a indicação do melhor tratamento com medicação e de reabilitação.
    Não perca tempo!

Boa Tarde Dra.Thais

HJ to meia q desesperada,faço tratamento com um reumatologista,mais dessa vez os medicamentos foram fortes de mais,sou alergica a pinicilina,e tive reação dos remedios miantrex e requinol quase morri,ai ele tirou o requinol e diminuiu a miantrex,ele diz q tenho um reumatismo mais simples,e a fibromialgia q me deixa doida,doi tdo,e desde de ontem venho tendo cosseiras,hj estou sem medicamento pq estou fazendo exames e ainda não fkaram prontos,to tomando só meloxicam,mais tenho sentindo muito mal estar,enjoo,cansasso exessivo,principalmente qdo o tempo vai mudar fko ruim,minha pressão as vzs se descontrola,isso aconteceu depois desses remedios,não quero mais voltar no meu medico,mais na minha cidade só tem 3 reumatologista.O mal estar é rui demais,parece q vai morrer,e ainda ajuda as dores, por favor Dra.Thais,me oriente,por favor.O que é uma Fisiatra,e no meu caso resolve?
Deus abençoe.
um abraço!

    Olá, Ana!
    Sugiro que você leia o post “O que é um médico Fisiatra?” para saber qual a atuação deste médico e como pode ajudá-la no tratamento de reabilitação.
    Se o seu diagnóstico for Fibromialgia, seu tratamento não é apenas medicamentoso, você precisa também de um tratamento de reabilitação muscular.
    Se você tiver outras doenças associadas precisa definir se a causa dos seus sintomas não é devido a elas.
    Se você não concorda com o tratamento na sua cidade, informe-se se há um bom tratamento em alguma cidade vizinha para fazer apenas o acompanhamento ambulatorial e na sua cidade, com a indicação dele o tratamento de reabilitação.
    Boa Sorte!

Thais,

saudades de vc! Meus parabéns pelo seu blog, acompanho-0 sempre e sempre ótimo!!!!

Bjos do coração.

Flá

sinto dores intensas nas pernas pes cotovelos

Dra.Bom dia!
Obrigada pela força.Eu não entendi muito bem a parte da “explicação” referente ao cérebro.Se fosse possível algo mais para “leigos”eu agradeceria.As minhas dores estão muito fortes.Na parte da manhã,quase me arrasto.Fui a um fisiatra como você sugeriu.A partir da próxima 2a.iniciaremos o tratamento.Como vou prestar um concurso e tenho que estudar muito essa semana deixei para a próxima.Creio que tudo pode melhorar.Obrigada pela força.Estou com dificuldade até para fazer amor com meu marido.Estamos descobrindo “posições”para que eu sofra menos.Fique com Deus.
Muita Luz.Ainda não consegui ver o vídeo.

Abraços Fraternos.

    Olá, Evani!
    A parte do cérebro está bem didática no vídeo, dê uma olhadinha e se não entender, me pergunte o que teve dificuldade que responderei com o maior carinho.
    Fico muito feliz que irá começar o tratamento com um Fisiatra, tenho certeza de que você está no caminho certo!
    Você não é a única Fibromiálgica que apresenta dificuldades no sexo, a dor atrapalha muita coisa. A boa notícia é que esta dificuldade vai sumir com o progresso do tratamento.
    Boa Sorte!!

Deixe um comentário

Name and email address are required. Your email address will not be published.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <pre> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

%d blogueiros gostam disto: