Curiosidades sobre Fibromialgia


• A Fibromialgia afeta aproximadamente 5% da população brasileira.
• Atualmente o diagnóstico de Fibromialgia em homens aumentou de proporção, aproximadamente 7 mulheres para cada homem. Esta média pode variar nas diferentes populações.


• Alguns neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelo Sistema Nervoso Central) estão envolvidos na dor da Síndrome Fibromiálgica:
Estimulantes (estão aumentadas no líquor)-substância P e histaminas
Inibidoras (estão diminuídas no líquor)- Serotonina, Triptofanos, Noradrenalina/Norepinifrina e ENDORFINAS
• Há pesquisas com Ressonância Magnética Funcional que revelam uma hiperativação do Tálamo (Centro de Dor do Sistema Nervoso Central) nos pacientes com Fibromialgia.
• Estudos recentes com fibromiálgicos relatam aumento de neurotransmissores estimulantes de dor (principalmente a Substância P) desencadeadas por reações ao estresse.
• As pesquisas revelam que o pensamento positivista e de enfrentamento da dor aumento o fluxo cerebral e diminui a ativação do Tálamo, diminuindo a dor. Estas atitudes são estimuladas através da Terapia Cognitivo Comportamental.
• Uma nova medicação utilizada para o tratamento da Fibromialgia chegou ao Brasil: a pregabalina (Lyrica). O estudos no exterior mostram uma boa resposta no controle da dor, principalmente se associado ao tratamento de Reabilitação.

18 Comments

O site é bem interessante.
Mas as informaçoes “atualidades” são muito técnicas, para o público leigo em geral.

    Olá, Pynewma!
    A parte das “atualidades”é realmente um pouquinho mais especializada.
    Se tiver alguma dúvida sobre o conteúdo, por favor se manifeste pois pode ser a dúvida de outras pessoas também e pretendo esclarecer todas elas!

Cara Dra., há alguns anos fiz tratamento de fibromialgia com o Dr. Eduardo S. Paiva
(Reumatologista – Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR). Ele está vinculado ao site:
http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php
que assim como o da senhora, trata-se de uma boa referência; confira.
Obrigado.

Cristina Tomaschewsky Rosta 9 de fevereiro de 2010 às 13:50

Olá, Dra. Thais
Sou sua paciente e gostaria de dizer a você e a todos que por aqui passarem, o quanto me senti amparada na primeira consulta que passei com você. Sua conduta me confortou e amparou muito, senti que a partir daquele momento estaria resolvendo todos os meus problemas e que estaria virando esta página de sofrimento e iniciando um novo caminho.
Desejo que mais e mais pessoas possam ser beneficiadas com seu maravilhoso trabalho assim como eu estou sendo.
Desejo a você, muita luz em seu caminho, que a felicidade e a realização pessoal façam parte da sua vida sempre.
Beijos
Cristina

Estou na pior fase da minha doença, pois não sei se o que mais me doi é as dores que sinto há mais de quinze anos quando fui diagnosticada com fibromialgia, agora o medico disse que estou com artose nas mãos,joelhos e pés.Preciso de ajuda pois não sei mais o que fazer, não durmo mais que quatro horas, estou sempre cansada. Mas faço pilates,musculação e esteira, e ainda sou dona de casa.Me sinto perdida pois cada medico me diz para fazer tudo que o outro mandou não fazer.Preciso de ajuda,por favor

    Olá, Regina!
    A Fibromialgia é caracterizada por um perfil psicológico da mulher que não sabe dizer não e se sobrecarrega demais. O tratamento de reabilitação envolve melhora da analgesia através da atividade física e melhora do sono e humor com a psicoterapia e mudanças de hábito.
    Procure um médico Fisiatra para avaliar o que está acontecendo com você e indicar o melhor enfoque do tratamento de reabilitação que você precisa para melhorar seus sintomas.
    Boa Sorte!

Maria A. Inez Galvani Kagueyama 9 de fevereiro de 2010 às 13:56

Só sei que minha vida mudou depois da fibromialgia e agora juntou com neuropatia diabética. esta ficando muito dificil me sentir feliz ultimamente.

    Não desista!
    As duas patologias tem tratamento e podem ser controladas, para isto acontecer você tem que procurar um tratamento adequado. Procure um médico Fisiatra para a indicação do melhor tratamento com medicação e de reabilitação.
    Não perca tempo!

Boa Tarde Dra.Thais

HJ to meia q desesperada,faço tratamento com um reumatologista,mais dessa vez os medicamentos foram fortes de mais,sou alergica a pinicilina,e tive reação dos remedios miantrex e requinol quase morri,ai ele tirou o requinol e diminuiu a miantrex,ele diz q tenho um reumatismo mais simples,e a fibromialgia q me deixa doida,doi tdo,e desde de ontem venho tendo cosseiras,hj estou sem medicamento pq estou fazendo exames e ainda não fkaram prontos,to tomando só meloxicam,mais tenho sentindo muito mal estar,enjoo,cansasso exessivo,principalmente qdo o tempo vai mudar fko ruim,minha pressão as vzs se descontrola,isso aconteceu depois desses remedios,não quero mais voltar no meu medico,mais na minha cidade só tem 3 reumatologista.O mal estar é rui demais,parece q vai morrer,e ainda ajuda as dores, por favor Dra.Thais,me oriente,por favor.O que é uma Fisiatra,e no meu caso resolve?
Deus abençoe.
um abraço!

    Olá, Ana!
    Sugiro que você leia o post “O que é um médico Fisiatra?” para saber qual a atuação deste médico e como pode ajudá-la no tratamento de reabilitação.
    Se o seu diagnóstico for Fibromialgia, seu tratamento não é apenas medicamentoso, você precisa também de um tratamento de reabilitação muscular.
    Se você tiver outras doenças associadas precisa definir se a causa dos seus sintomas não é devido a elas.
    Se você não concorda com o tratamento na sua cidade, informe-se se há um bom tratamento em alguma cidade vizinha para fazer apenas o acompanhamento ambulatorial e na sua cidade, com a indicação dele o tratamento de reabilitação.
    Boa Sorte!

Thais,

saudades de vc! Meus parabéns pelo seu blog, acompanho-0 sempre e sempre ótimo!!!!

Bjos do coração.

Flá

sinto dores intensas nas pernas pes cotovelos

Dra.Bom dia!
Obrigada pela força.Eu não entendi muito bem a parte da “explicação” referente ao cérebro.Se fosse possível algo mais para “leigos”eu agradeceria.As minhas dores estão muito fortes.Na parte da manhã,quase me arrasto.Fui a um fisiatra como você sugeriu.A partir da próxima 2a.iniciaremos o tratamento.Como vou prestar um concurso e tenho que estudar muito essa semana deixei para a próxima.Creio que tudo pode melhorar.Obrigada pela força.Estou com dificuldade até para fazer amor com meu marido.Estamos descobrindo “posições”para que eu sofra menos.Fique com Deus.
Muita Luz.Ainda não consegui ver o vídeo.

Abraços Fraternos.

    Olá, Evani!
    A parte do cérebro está bem didática no vídeo, dê uma olhadinha e se não entender, me pergunte o que teve dificuldade que responderei com o maior carinho.
    Fico muito feliz que irá começar o tratamento com um Fisiatra, tenho certeza de que você está no caminho certo!
    Você não é a única Fibromiálgica que apresenta dificuldades no sexo, a dor atrapalha muita coisa. A boa notícia é que esta dificuldade vai sumir com o progresso do tratamento.
    Boa Sorte!!

Deixe um comentário

Name and email address are required. Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <pre> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

