O QUE É UM MÉDICO FISIATRA

O que é um Médico Fisiatra?
É o médico especializado em Medicina Física e Reabilitação.
Trata e faz prevenção da incapacidade. A incapacidade é a perda da função para algumas atividades. Ocorre em diversas doenças crônicas como Dor, AVC (derrames), lesão medular(tetraplegia e paraplegia), paralisia cerebral, traumatismos crânio-encefálicos, Diabetes, amputados, entre outros.
O Médico Fisiatra lidera e coordena a Equipe de Reabilitação visando melhora da função, prevenção de deformidades e melhora da qualidade de vida.

Dra. Thais Saron – Médica Fisiatra

Se você tiver interesse de saber mais sobre esta maravilhosa especialidade entre nos sites:

http://www.fisiatria.org.br/

http://www.spmfr.org.br/

100 Respostas para “O QUE É UM MÉDICO FISIATRA

  1. THAÍS, ADOREI O SITE, PARABÉNS PELA INICIATIVA E CARPRICHO

  2. ADOREI O SITE TIROU MUITAS DUVIDAS QUE EU TINHA REPASSEI O SITE PARA CONHECIDOS…. PARABENS…..

    • Olá, Virgilina!
      Este site é para vocês tirarem suas dúvidas!
      Se tiver alguma que não foi esclarecida, pode perguntar que responderei após uma pesquisa se for necessário!

  3. Olá dra Thais!
    Gostei muito do blog e o tenho divulgado a todos os “doloridos” conhecidos!
    Estou seguindo o tratamento e já senti melhoras e voltei a ter esperança.
    Tambem tenho buscado informações a respeito da fibro em varias fontes.
    Gostaria de saber :quais são os possiveis fatores que desencadeiam o inicio da fibromialgia?
    Se conforme estudos, já está comprovada a hereditariedade, isso equivaleria a dizer que já se nasce com esta “bomba relogio”. Gostaria de saber se já existem pesquisas sobre uma outra dor cronica – as dores miofasciais, tendinites, cervicobraquialgia, enfim as LER – vir a “armar esta bomba”.
    Li em algum lugar que uma tendinite pode vir a desencadear uma fibromialgia. É correta tal informação? Qualquer dor cronica ligada ao aparelho locomotor pode vir a desencadear as dores da fibro?
    Tambem li em algum lugar sobre os problemas de memoria e a irritação na presença de barulho serem ligados à fibromialgia, assim como a má qualidade de sono, etc. É verdade?
    Ao longo dos anos de dor venho me irritando cada vez mais na presença de barulho e ruido que passa desapercebido a outras pessoas, a memoria então está um fiasco. Isso pode ser decorrente da má qualidade de sono?
    Será que poderia fazer um post referente a estas duvidas???
    Muito obrigada por nos ajudar a diminuir a dor nossa de cada dia!
    Abraço,
    Fernanda Favier (paciente)

    • Olá, Fernanda!
      A hereditariedade da Fibromialgia está comprovada, o que ainda não sabemos é em que gene está presente. Aí você irá me perguntar porque foi somente em determinado momento da vida que ela se manifestou? Essa resposta pode variar de paciente para paciente pois algumas apresentam dor generalizada desde a infância. A maioria das pacientes apresentam uma dor localizada que posteriormente fica generalizada devido a algum trauma físico (quedas, acidentes, espancamento, abuso sexual, movimentos repetitivos e posturas viciosas com ou sem relação ao trabalho) ou um trauma emocional (divórcio, morte de algum ente querido e até pressão excessiva no trabalho). Como você pode perceber, estes fatores desencadeantes são os mesmos que geram as que você perguntou (Sd dolorosa miofascial, LER, tendinites e cervicobraquialgia), mas não necessariamente alguém que tenha estas alterações musculares vão desenvolver Fibromialgia. Ao contrário, quem tem Fibromialgia iria desencadear a qualquer momento seus sintomas quando exposto aos fatores acima mencionados.
      A irritabilidade e o déficit de memória estão relacionados com a falta de sono e a alteração de humor na Fibromialgia. Com o tratamento do sono e a prática adequada de atividade física estes sintomas tendem a sumir.
      Espero que tenha respondido suas dúvidas,
      Thais

  4. Parabéns pelo site um relato informativo importante para pacientes com dor.

  5. Gostei muito de ter visitado este site que esclareceu muitas dúvidas e me mostrou uma luz no fim do túnel, à 2 anos e meio venho tendo muitas dores e queimação na região cervical próximo ao pescoço e com irradiação para ombros, braços principalmente o esquerdo e dedos, são dores agudas intermitentes e migratórias, além de formigamentos nos dedos da mão esquerda, o mais impressionante é que venho encontrando muita dificuldade em diagnosticar realmente o que esta ocorrendo, já fui à diversos médicos, entre eles Clinico geral, Ortopedista, Ortopedista especializado em coluna, Neurologista, Vascular, Fisioterapêuta, Massagista e relatei estes e outros sintomas mas infelizmente não obtive respostas ou tratamento adequado.
    Vou tentar um Fisiatra agora.
    Agradeço muito pelas informações e parabéns pela competência e profissionalismo !

    • Muito obrigada, Cassius!
      O site é para esclarecimento das dúvidas mais comuns relacionadas à dor.
      Estou à disposição para responder questões sobre o assunto.

  6. BOM GOSTARIA DE SABER,MAIS SOBRE O MEDICO FISIATRA E COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO COM UM FISIATRA E SE PODEM , ME PASSAR ALGUMA FORMA DE CONTATO? CURSO ED FISICA , E O UNIVERSO DE REABELITAÇÃO , E O MAIS ME ATRAI DESDE JÁ OBRIGADO!!!

    • Olá, Leizeen!
      O que você gostaria de saber mais sobre o médico Fisiatra? Posso responder suas dúvidas.
      Nos links do Blog A Dor Atual tem o endereço da ABMFR, onde você encontrará uma lista de todos os Fisiatras asssociados do Brasil. Nos links você encontrará o site o IMREA, que é do Hospital das Clínicas e promove cursos de pós graduação para educadores físicos interessados em reabilitação.Dê uma olhadinha se o assunto te interessar.

  7. Cara Dra. Thaís

    Gostaria de saber se a fisiatria, dentre as suas múltiplas aplicações, pode auxiliar no tratamento de distúrbios do sono. Já tomei alguns medicamentos e não me adaptei a nenhum. Fiz acupuntura e, por vezes, o efeito foi contrário, favorecendo a insônia. Aspectos emocionais e espirituais têm sido observados e se encontram estáveis. Mudanças de hábito, como uma alimentação regrada e balanceada e a manutenção de rotinas fundamentais para um sono restaurador foram providenciadas. Porém, há uma certa instabilidade: enfrento dois dias de crise, entremeados a outros dois dias produtivos. Imagino que a causa advenha de um campo extra psiquiátrico e/ou psicológico. É isso. Se puder responder, agradeço.

    • Olá, João!
      A Fisiatria trata de doenças incapacitantes e a insônia causa incapacidade.
      O tratamento fisiátrico é feito através de medicação, tratamento de reabilitação (incluindo atividades físicas e psicoterapia) e até acupuntura.
      Sugiro que você procure um Fisiatra, que coordenando a equipe de reabilitação e trabalhando em conjunto com seu neuropsiquiatra, possa ajudá-lo a melhorar seu sono e qualidade de vida.
      Boa Sorte!

  8. OLÁ ,Dra Thais.
    tenho lombalgia,hérnia de disco,tendinite,e tem mais síndrome do túnel do carpo sinto dores horríveis,já cansei de tanto ir em ortopedista, fiz aculputa e nada resolve.gostaria de saber se um fisiatra seria o mais indicado para meu caso..
    aguardo resposta e desde já muitissímo obrigada.

    • Olá, Elizabete!
      Sim, acredito que o médico fisiatra poderia ajudar a elucidar seu diagnóstico e tratamento pois você apresenta dor em vários locais e fez um tratamento de reabilitação sem grandes resultados.
      Provavelmente existe alguma falha não identificada.Será que seu diagnóstico está correto?Será que o tratamento que já foi realizado para este diagnóstico foi adequado?
      Com a avaliação do médico Fisiatra, será mais fácil adequar seu tratamento de reabilitação associado a medicação apropriada para diminuir suas dores.
      Boa Sorte!

  9. oi gostaria se uma protusao discal pode trazer algum tipo de problema pra uma gravidez e se no caso de o parto for cesaria a protusao discal poderia causar algum problema pela anestesia?eu tenho protusao discal em l4 e l5 e agora estouu gravida e nw sei as consequencia que poderia ter porque sem estar gravida ja sofria muito com a dor.

    • Não, Fernanda!
      Pode ficar tranquila, como já foi relatado anteriormente, a protusão discal é uma alteração degenerativa, sem manifestação de sintomas na maioria dos casos, ou seja, um achado nos exames de imagem.
      É muito provável que a dor que você sentia antes de engravidar fosse muscular, uma Síndrome Dolorosa Miofascial.
      Durante a gravidez é normal a mulher ter lombalgia devido às alterações posturais, por favor leia o Post “Deformidades na coluna causam dor?”, onde escrevi um tópico especial para a gravidez.
      Não fique preocupada, curta sua gravidez!

  10. Bom dia!

    Meu nome é Elder e desejo saber se vcs fazem tratamento da dor.

    O caso é o seguinte.

    Minha esposa esta com dores nas pernas e nos braços.

    Ela sente como se estivessem sendo esmagados, e esta impossibilitada de trabalhar e as dores são constantes 24 horas por dia.

    Ja faz um ano que estamos tentando descobrir o que é, mas não conseguimos chegar a um diagnostico.

    Se tiver aguma idéia e poder nos ajudar fico grato.

    Um bom dia.

    E um feliz ano novo.

    • Olá, Elder!
      Sim, os Fisiatras tratam dor.
      Para sabermos a causa das dores de sua esposa é necessário uma avaliação com entrevista e exame físico e se houver necessidade, de alguns exames complementares. Assim, teremos um diagnóstico e poderemos determinar um tratamento medicamentoso e de reabilitação adequados.
      Boa Sorte!

  11. tenho contraçoes nos braços e caimbra nos dedos das maos ao qualquer uso mais esforçado deles as vezes ate segurar um garfo para me alimentar e problema, fui clinicado como sendo caimbra do escrivao pelo meu ortopedista, mas exames eletroneuromiografia ou ressonancia nada aparece eu sofro muito apesar de ter feito terapia ocupacional mas e so ir pescar e pronto caimbras nos braços e dedo das maos alem de usar uma pomada iodex mas e paliativo

    • Olá, Genivaldo!
      A cãimbra do escrivão é um tipo de distonia, ou seja, um problema sem causa definida em que algum músculos do antebraço se contraem involuntariamente, ou seja, sem você querer. Isto causa dor e incapacidade para realizar algumas atividades e tende a piorar sem o tratamento adequado.
      Infelizmente nenhum exame complementar faz o diagnóstico, que é baseado somente na queixa do paciente e no exame clínico.
      A eletroneuromiografia é útil para nortear o tratamento, ou seja, a miografia detalha e quantifica os músculos acometidos e assim, determina quais músculos devem ser inativados com toxina botulínica (botox) e qual a dose mais adequada para estes músculos.
      Sugiro que você procure um médico fisiatra para determinar o tratamento com toxina botulínica e só depois da aplicação fazer o tratamento de reabilitação com fisioterapia e terapia ocupacional.
      Boa Sorte!

  12. Olá DR Thais.
    Tenho dor no ombro e não posso tomar antflamatorio
    poque tenho uma cardiopatia grave.
    Tenho dois extetes e marcapasso recincronizador.
    Gostaria de poder fazer um tratamento com voces do H.C porque não sabia .
    Trato no INCOR a poarte cardiaca mais a do ombro não tiveum resultado bom,
    me encaminharão para a ortopedia do HC e lá mandarão faz fisioterapia no qual estou esperano ser chamada até agora e não tenho resposta
    tomo analgesico duas vezes ao dia para aliviar a dor.
    aguardo uma resposta em breve obrigada pela atenção!!

    • Olá, Zelinda!
      O melhor tratamento para pacientes que tem dor crônica e não podem fazer uso de algumas medicações é o tratamento de Reabilitação que é prescrito pelo médico Fisiatra.
      Se você já é paciente do HC fica mais fácil para conseguir fazer seu tratamento lá. Peça ao seu médico um encaminhamento na folha amarela direcionado à FISIATRIA relatando suas queixas e aí você fará uma triagem na qual você será direcionada para uma avaliação e tratamento específicos de seu problema.
      Boa Sorte!!!!

  13. Parabéns Thaís!.Meu Deus, há muitotempo que procuro alguém com quem dividir o que sinto,pessoas que não me julguem como alguém que é preguiçosa,nem que faça qualquer juízo de valorVai fazer 2 anos que perdi meu emprego.Assim que voltei do INSS, após 1 ouo 2 meses fui demitida.Que Deus abençoe a todos,principalmente a você doutora.
    Abraços Fraternos.

  14. Olá! O site é muito interessante, com diversaqs informações muito boas. Mas infelizmente fica claro a tendência do ato médico, quando é dito que o fisiatria lidera a reabilitação com fisioterapia e terapia ocupacional.
    Um bom fisioterapeuta e terapeuta ocupacional tem conhecimento pleno sobre o tratamento adequado para o paciente para sua reabilitação, e deve ter autonomia para tal. São esses os profissionais que são capacitados para a reabilitação desde o início de sua formação para determinar a terapia (física, uso de equipamentos auxiliares, treino funcional, entre outros).

    • Olá, Raquel!
      Acredito que você dever ser uma terapeuta que não está familiarizada com o médico Fisiatra.
      A prescrição das terapias para reabilitação para qualquer incapacidade é um ato médico, pois só o médico pode fazer diagnóstico, prescrever tratamento medicamentoso e de reabilitação e prever um possível prognóstico. Em nenhum post ou comentário deste site foi dito que o fisioterapeuta ou o terapeuta ocupacional ou qualquer outro terapeuta não têm autonomia para realizar sua terapia. Estes profissionais são formados para realizarem o tratamento prescrito pelo médico, no caso, o Fisiatra.
      Por exemplo, no tratamento de reabilitação da Síndrome do Piriforme, o médico Fisiatra pode optar por diversas formas de reabilitação conforme o quadro deste paciente:
      -Infiltração de ponto gatilho pelo Fisiatra com posterior orientação para o fisioterapeuta de relaxamento, alongamento e fortalecimento (o fisiatra determina os músculos, mas como serão os métodos de cinesioterapia, fica a critério do fisio)
      _Prescrição de cinesioterapia e miofascioterapia com método analgésico.A cinesio e miofascio serão realizadas nos músculos descritos pelo médico com o método que o fisio escolher.Já a analgesia será o fisiatra quem determina, afinal se o paciente tiver uma prótese ou um marcapasso não é o fisio quem perde o crefito, né?
      Espero que você tenha entendido que em nenhum momento o Fisiatra vai competir com o fisio pois atuam em lugares diferentes. Geralmente os terapeutas que trabalham em equipe com um fisiatra adoram pois os objetivos são alcançados mais rapidamente e todo muito sai ganhando, principalmente o paciente.
      Convido você a trabalhar em uma equipe de reabilitação com um fisiatra para aprender a diferença.
      Gostaria de dizer que o site não foi gerado para criar polêmica deste tipo, e sim, informar à população em geral de maneira leiga e ao mesmo tempo com fundamento científico sobre os melhores tratamentos de reabilitação de dor. Se mesmo assim, você tiver dúvidas com relação à importância e atuação do fisiatra na reabilitação, sugiro que leia artigos científicos de revistas consagradas na reabilitação para esclarecer suas dúvidas.
      Atenciosamente,
      Thais

  15. Olá Dra. Thais!
    Tenho fibromialgia e me trato desde 2006 com o Dr. Daniel. Você o conhece do HC. Demorei um pouco para descobrir que estava com fibromialgia. Foi um ortopedista cirurgião, que fez o exame dos 18 pontos e descobril que todos estavm ativos. Ele me indicou a procura de um Fisiatra, e por sorte achei o Dr. Daniel no meu livro do convênio. Ele me falou de você, quando trabalhava na DMR da lapa. Infelizmente, não consegui me consultar com você na época. E depois de muita insistencia, consegui passar em uma triagem. Na época estava muito abalada psicologicamente e não consegui entrar. Gostaria muito de tentar novamente, sempre falo com a Cida. Talvez, entrar na DMR, seja o que falta para minha recuperação. Já estou tomando até cloridrato de metadona.
    Seu site é muito esclarecedor. É muito bom contar com pessoas como o Dr Daniel e você, Dra. Thais.

    • Olá, Eliane!
      Muito obrigada pelo carinho!
      No momento não estou na Unidade Lapa pois estou saindo de licença maternidade.Se você está mais estável psicologicamente, procure novamente fazer o tratamento multiprofissional de reabilitação para se livrar das medicações mais fortes.
      boa sorte!

  16. Solicito informações sobre polineuropatia -periférica-atrofia muscular progressiva, se tem tratamento, pode procurar um fisiatra?Qual o melhor hospital para tratamento
    Obrigada.

    • Olá, Cleonice!
      Não entendi sobre qual doença você gostaria de ter informações e qual a cidade que você se encontra.
      Por favor reformule sua pergunta, que terei o maior prazer em responder!

  17. Gostaria de saber se conhece algum fisiatra em campinas ou em Indaiatuba
    obrigada, Pois tenho fibromialgia e fasceíte plantar

    • Olá, Maria Clara!
      A Rede Lucy Montoro inaugurou uma unidade em Campinas. Neste novo Centro de Reabilitação, há médicos Fisiatras que tratam fibromialgia e fasceíte plantar.
      O Dr Marcelo Mourão, do Hospital das Clínicas da USP, irá para lá em meados de abril/2010. Sugiro que procure por ele, pois é um excelente Fisiatra.

  18. Pode-se se aposentar por se ter fibromialgia?

  19. Boa Noite Dra. Thais,
    Passei por três cirurgias na lombar e coloquei 8 pinos. Além de ter me afastado do trabalho, passei por um trauma muito grande com estas cirurgias. Com isto desenvolvi a fibromialgia. Estou sofrendo muito com as dores e não sei mais o que é uma noite de sono completa. O que vc acha da infiltração de botox nos pontos mais doloridos ? Você conhece algum médico em SJCampos que trate este problema. Eu conheço o Dr. Marcelo Messeder, porém ele não é cadastrado nos meus convênios (Mediservice/Bradesco). Isto é correto tratar com médico de dor ou reumatologista ? Estou fazendo condicionamento físico e massagem relaxante com fisioterapeuta e tb me trato com psiquiatra. Por favor me ajude, não aguento mais sentir dor na coluna, nos joelho, ombros e trapézio.
    Obrigada

    • Olá, Lucinéia!
      O botox (toxina botulínica) paralisa a fibra muscular, portanto, há perda de função do músculo aplicado. Não é indicado para uso neste tipo de dor muscular.
      A fibromialgia deve ser tratado com equipe multiprofissional, ou seja médico, fisioterapeuta, psicologo, terapeuta ocupacional, nutricionista, etc… Todos trabalham em conjunto e são liderados pelo médico Fisiatra.
      Procure um médico Fisiatra na sua cidade no site da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação: http://www.fisiatria.org.br
      Boa Sorte!!

  20. Tenho dores horriveis no braço que vai desde o ombro até a mão. Há 7 anos venho me tratando de tendinite e fazendo fisioterapia, engessando o braço… etc. Agora não consigo mais trabalhar, estou perdendo a força. Fiz uma ressonância e peguei o resultado ontem: Retificação da lordose cervical e Abaulamento cervical simetricos c4-c5, c5-c6 e c6-c7… Gostaria de saber se isso poderá ser a causa das dores ou se pode haver mais a nvestigar? Sou da classe assalariada minima e não consigo os exames na rede pública facilmente. Estou contando com ajuda de amigos para pagar exames e por isso quero fazer o menos possível… Me ajude.

    • Olá, Ozaine!
      Sua ressonância demonstrou alterações degenaritvas na coluna cervical, ou seja, um processo natural do envelhecimento. Não são as causas de suas dores.
      Sugiro que faça uma avaliação médica para saber se há necessidade de mais exames para esclarecer seu diagnóstico. Só o médico que examinar terá condições de esclarecer suas dúvidas.
      Boa Sorte!

  21. Bom dia,Dra.Agradeço imensamente o espaço criado.Meu questionamento é sobre a possibilidade de uma mesma pessoa ter fibromialgia e caimbra do escrivão ao mesmo tempo e se no caso da caimbra,. se ela pode ser diagnosticada por um ortopedista???? Desde já agradeço confiante em sua resposta

    • Olá, Carla!
      Sim, infelizmente pode acontecer as duas coisas ao mesmo tempo, mas não é comum. A cãimbra do escrivão é um tipo de distonia. Qualquer médico pode diagnosticá-la, mas o tratamento geralmente é feito por um neurologista ou um médico Fisiatra. Os melhores resultados são conseguidos com a associação da aplicação de toxina botulínica e a reabilitação dos músculos envolvidos.
      O médico fisiatra é apto para fazer o diagnóstico e determinar se estes tratamentos são necessários.
      Espero ter ajudado!

  22. Olá Dra.
    Preciso muitissimo de sua ajuda!
    Passei por uma cirurgia na coluna para retirada de 2 discos com hernia extrusa e acabou sendo 3 discos, pq segundo o médico o terceiro já estava prejudicado devido a instabilidade dos outros 2 e a cirurgia foi realizada em julho de 2009 com a colocação de 8 pinos na coluna L4L5S1.
    Desde a cirurgia venho sofrendo com dores intensas na região lombar e irradiada para nádegas e perna Dir, já fiz 3 bloqueios e nada de resolver, fiz uma ressonância Magnética, a qual identificou fibrose pós operatória que segundo o Médico está pegando a raiz nervosa.
    Não sei mais o que fazer pois fiz inumeras seções de fisioterapia e não obtive nenhuma melhora e a atual situação está afetando meu emocional pois acordo e durmo com dor, isso está me bombardeando dia-a-dia e mexendo com meu humor e até com meu equilíbrio emocional.
    O médico disse que seria necessário uma nova cirurgia para remoção da fibrose, mas estou resistente a fazer uma nova cirurgia, pois cirurgia sempre é um risco e segundo relatos que coletei em pesquisas, na coluna não deve mexer pois cada vez que mexe aparece algo novo, então estou com receio de uma nova cirurgia, gostaria de sua opinião e de seu conselho do que devo fazer, meu médico do trabalho também disse que coluna é algo muito complexo e que cada vez que mexe pode aparecer mais sequelas.
    Por favor me dê uma luz.

    • Olá, Vander!
      A dor crônica realmente altera nosso humor e tira nosso sono.
      Estudos mostram que a fibrose pós cirúrgica não ocasiona dor.
      O seu tratamento de reabilitação precisa ser reavaliado, ver o que foi trabalhado e quais suas condições musculares, que provavelmente são as causas de sua dor. Assim, poderá ser determinado o que faltou e qual o próximo passo do tratamento.
      Sugiro que você procure um médico Fisiatra para ajudá-lo a decidir qual o melhor tramento deve ser inciado no momento.
      Boa Sorte!

  23. boa tarde !
    gostaria de saber, se aqui em santos tem aplicaçâo do botox , pelo inss,pois moro no Guarujá , e minha mãe sofreu um derrame já faz 6 anos ela atualmente tem 81 anos e tem muita votade de poder andar sem motetas, pois nolado esquerdo o braço ficou atrofiado e a fisioterapeuta pediu para minha irma levar uma carta para oinss de santos ,mas lá informaram para ela que já nao tinha mais essa medicaçâo, pelo sus, então gostaria de saber oque posso fazer para ajudar minha mãe ,pois liguei para umconsultório médico , e me informaram que o medicamento é caro,gostaria muitode poder pagar,mas nãotenho condiçôes, gostaria que alguém me desse uma luz ,pois não sei como proceder no inss. Minha grande esperança é ve-la andando indo para sua igrejá . Desde já agradeço a todos e que Deus abençoe a todos.

    • Olá, Maria Cristina!
      Sim, existe aplicação de botox em Santos.
      A médica Fisiatra que faz as aplicações é a Dra Selma :draselmafisiatra@hotmail.com
      boa sorte!

  24. Que maravilha, Drª! parabéns!
    Uma dúvida me persegue! faço uso dos medicamentos Liryca 150mcg(2x ao
    dia) Lexapro 10mg(manhã) e Ocadil 2mg(à noite) tenho artrite reumatóide,
    fibromialgia,e no princípio fui diagnosticada por Lupus eritematoso discóide.
    Agora vai a pergunta! por volta dos meus quinze anos de idade,tive a primeira convulsão(Eplepsia-pequeno mal-ausências frequentes),fiz trat. na época com
    Gardenal,Tegretol e antidepressivo. Fiquei “boa” e tive alta dos remédios aos
    trinta e dois anos,sem dores na cabeça,no corpo,coluna,etc..,continuei fazendo trat.com psiquiatra(análise,fiz durante onze anos),e fiz bastante
    esporte,natação e yoga,e sempre trabalhando.
    Há dez anos atrás,começou as dores,junto com menopausa,aposentadoria
    antes do tempo(por causa do lupus e artrite).
    Eu pergunto! será que em vez de tomar Liryca(que é para eplepsia) eu poderia voltar a tomar Tegretol,que é para a mesma coisa,e bem mais barato!
    Hoje me trato com um psiquiatra,deixei os reumatos,pois me deram tanta droga,que piorou tudo,estava fazendo hidroterapia,mas colocavam peso de
    dois kilos,isso deixou meus joelhos ,pés e mãos,bem doidos,parei por enquanto. E aí Drª! devo ou não voltar ao Tegretol!e qual dos médicos,
    devo procurar,moro no Rio de Janeiro/Campo Grande(bairro da zona oeste).
    Que bom conseguir desabafar com alguém! obrigado.
    Aguardo sua resposta com muito carinho.

    • Olá, Elizabeth!
      Não posso dizer a medicação que a Sra pode tomar sem conhecer sua história clínica, exame físico e exames complementares. Mas posso lhe adiantar que o lyrica é a medicação mais indicada para o tratamento de dor generalizada, entretanto, o tegretol também pode aliviar as dores (não é tão eficaz, mas é bem mais barato).
      Sugiro que converse com seu médico sobre o custo-benefício, se você possui alguma contra indicação com esta troca e vocês dois podem decidir o que é melhor para você.
      Não deixe de fazer a atividade física pois esta vai ajudar a aliviar suas dores, porém sempre no seu limite!
      Boa sorte!

  25. Boa tarde Dra. Thais,
    Minha mãe tem uma dor no braço direito que já se tornou diaria e constante.
    Tem essa dor há muitos anos, tomava antiinflamatorio, chegou a tomar algums injeçoes de cortizona, e a dor melhorava. Com o passar dos anos, nada mais resolve. O Ortepedista, ele pediu uma Ressonância e foi diagnosticado: Sinais de artrose acRômio-clavicular caracacterizado por redução do espaço articular, irregularidades subcondrais, osteofitos marginais e distensão da sinóvia, reduzindo a amplitude do tunel do supra-espinhoso. Ruptuira completa do tendão supra-espinhoso com coto proximal distando cerca de 2,5cm da sua inserção na tuberosidade maior do úmero. Espessamento e elevação heterogênea dos tendões do infraespinhoso e subescapular, por tendinose. Hipotrofia dos ventres musculares do supraespinhoso e infraespinhoso. Tendão redondo menor sem anormalidades. Pequeno a moderado derrame articular, com distensão do recesso subcoracoide (eu penso que esse derrame provaelmente em consequencia de um tombo que ela levou e que jogou todo o peso do corpo no braço para se apoiar em um ferro e não cair no chão, isso aconteceu em Janeiro/2010). Liquido circundado a bainha do tendão da porção longa do bíceps, podendo representar comunicação normal com a cavidade articular ou ser secundário a tenossinovite, na dependênciaa de correlação clínica. Distensão líquida da bursa subacromial-subdeltoídea, associada a bursite e/ou à ruptura do manguito rotador. Espaço articular gleno-umeral amntido. Irregularidades da cortical e cistos subcorticais na cabeça e tuberosidades umerais, de aspecto degenerativo.
    Essa ressonância foi feita em 27/03/2010.
    O ortopedista proibui tomar qualquer tipo de antinflamatorio e cortizona.
    Mandou fazer fisioterapia: 1º ligava 1 aparelhinho que dava feito uns choquinhos, depois coloca saco de gelo, depois passava 1 gel e passava um aparelhinho que parece um desodorante rolon. Fez isso 10 aplicaões, como não estava adiantando nada, ela não quis fazer mais (estava jogando dinheiro fora, não tempos plano de saude e era tudo particular.
    Eu gostaria muito de saber se o laudo da ressonancia, descrito acima, está apontando algum problema muito sério; se a fisiterapia indicada está correta ou deveria ser outro tipo de tratamento; se não tem nenhum remédio que possa tomar p/ajudar a aliviar a dor; se tem cura ou o tratamento servirá para aliviar a dor mas não acabar com ela.
    Agradeço todo esclarecimento que Doutora puder me enviar.
    Atenciosamente,
    Cristina

    • Olá, Cristina!
      Sua mãe tem uma ruptura completa do tendão, que ocasiona sua dor e limita movimentos. A fisioterapia somente com meios físicos e sem cinesioterapia(exercícios específicos prescritos conforme o exame físico) alivia a dor temporariamente. Para ter um resultado melhor com diminuição da dor e melhora dos movimentos há necessidade de uma fisioterapia que inclua exercícios conforme a necessidade da musculatura da sua mãe e de sua capacidade física.
      Sugiro que procure um médico fisiatra para fazer esta avaliação e determinar qual o programa de reabilitação muscular mais adequado para o caso dela.
      Aproveite e leia os posts deste site sobre ombro.
      Boa sorte!

  26. Oi, Drª THAIS SARON, boa noite. Meu nome é Neusa, moro em Paraiso do Tocantins. Fiz densitometria óssea, constatou síndrome pós poliomielite, acusando osteopenia. Sinto muitas dores por todo corpo. tenho 57 anos. Foi-me receitado Gabapentina de 300 a 900. tratamento progressivo. Gostaria de saber se essas dores são provenientes da osteopenia? Excelente site. torno-me usuário. Parabéns. Aguardo noticias.

    • Olá, Neusa!
      Não estes sintomas dolorosos não são devidos à osteopenia e sim pela Síndrome pós-pólio que desencadeia um desequilíbrio muscular gerando dor.Em alguns casos (não sei se é o seu) pode desenvolver neuropatia periférica que também ocasiona dor.
      Faça um programa de reabilitação orientada por um médico Fisiatra para a melhora dos sintomas.
      Boa sorte!

  27. Gostei muito desse site. Me será de grande valia. Espero encontrar nele esperança pro meu caso e ser ouvida pela srª. Receber orientações, (claro que não vou exagerar nas perguntas). Concordo que cada profissional merece sua recompensa por tantos anos de lutas, estudos etc. Apenas pedirei pequena ajuda(orientaçoes). abraços. Que DEUS te abençõe.

  28. Descobri o blog através da rádio CBN e adorei. Me informei sobre a fibromialgia e tirei algumas dúvidas. Como sinto muita dor no pescoço(tenho osteofitose na cervical) e dores no braço e na coluna lombar a reportagem só me fez repensar em procurar um médico reumatologista para esclarecer melhor ainda as minhas dúvidas.
    Obrigada Thais, tenha certeza que este blog ajudará a muita gente.
    Cristina

    • Olá, Cristina!
      Obrigada pelos elogios ao blog!
      Aproveite e leia também sobre cervicalgia, neste post tem um vídeo mostrando exercícios de alongamento que podem ajudar muito a aliviar as dores nesta região.
      Você também pode procurar um médico fisiatra que lhe ajudará a tratar suas dores músculo-esqueléticas e ainda determinar o melhor tratamento de reabilitação.
      Boa sorte!

  29. boa noite
    fiz cirurgia do joelho faz 9 meses, ligamentos medial e posterior mais o menisco, estava fazendo fisioterapia so que quando comecei a caminhar na esteira e fazer peso para o joelho andou piorando, resultado estou com dores e inchaço na perna, joelho dobra com dificuldades e esta com um caroço no lado direto que estrala quando movimenta o joelho, alem das dores diariamente..
    o que fazer nesta caso para movimentar este joelho e não sentir mais estas dores…

    • Olá, Jovely!
      Primeiramente é necessário fazer um exame físico, ver os exames anteriores à sua cirurgia e os posteriores; com isto, haverá dados suficientes para fazer um diagnóstico e orientá-lo quanto ao tratamento.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra.
      Boa sorte!

  30. Dra.Thaís,
    Estou sofrendo com fortes dores na coluna que se irradia para a nádega e perna esquerda. A cinco anos atrás padecia do mesmo sintoma e meu médico diagnosticou como hérnia de disco localizadas na S1 L5 e S2 L4. Ele sugeriu que eu fizesse uma nucleoplastia, mas após 15 dias do procedimento nada melhorou, então ele fez uma cirurgia para extrair o calo. Com essa cirurgia obtive excelentes resultados, voltei a minha vida normal… tive um filho e tudo correu bem por cinco anos. Agora, novamente fui atacada pela dor que me impede até de andar… estou inútil. Após ressonância novamente fui diagnosticada com hérnia no mesmo local da cirurgia anterior. Ele realizou um procedimento mais moderno que a nucleoplastia, acho que se chama econoplastia, mas passados 20 dias a dor continuou. Estou apavorada… quero ter uma vida normal, ser útil, cuidar do meu filho. O Dr. me medicou com neurotin para amenizar a dor e me indicou a uma fisiatra. Ainda não comecei o tratamento, aguardo o meu dia de consulta. Pergunto: será que mesmo após tantos procedimentos na coluna um fisiatra pode me curar? Ele disse que pode ser fibrose… é possível obter bons resultados sem cirurgia e somente com a fisiatria? Por favor Dra. tranquilize meu coração… sou jovem, tenho tanta coisa para viver ainda, preciso me curar. Todos os dias choro e não consigo nem segurar meu filho no colo…
    Desculpe o desabafo e muito obrigada.

    • Olá, Yara!
      Fico feliz que você irá iniciar o tratamento de reabilitação que já deveria ter feito desde que teve a primeira crise de dor.
      Não posso responder esta pergunta pois não tenho como avaliá-la sem um exame físico e saber as condições de sua musculatura pós cirurgias, mas uma coisa posso responder: você vai melhorar muito com tratamento orientado pelo médico Fisiatra.
      Quer um conselho?Comece o quanto antes!
      Boa sorte!

  31. dra. tenho fibromialgia há mais ou menos 20 anos e fazem 5 que deram o diagnóstico, sofro muito, tenho dores fortíssimas todos os dias, a a ultima médica reumatologista que passei falou que não tinha mais nenhum remédio para me receitar, que eu já tinha tomado todos e que meu organismo se acostuma muito fácil com os remédios e porisso eles não fazem efeito, estou desesperada, preciso de um alívio, me ajude, se a sra. atender em são paulo, por favor me passe o tel para que eu marque uma consulta, se não atender, me indique alguém que possa me ajudar, sei que a doença ainda não tem cura, mas deve ter uma tratamento para aliviar pelo menos, parabéns pelo seu blog, tomei conhecimento dele hoje e muito obrigado por tudo, aguardo resposta anciosamente

  32. oi dra

    Fui operada em 2004, mais precisamente em setembro, e a operação afetou meu labirinto, de lá para cá, sinto tontura para andar, e já não estou mais dirigindo, pela minha segurança, mas sentada
    não sinto nada, fui numa fono recentemente pois já fiz dois anos de reabilitação,( que melhorou bastante) do labirinto e nada adiantou, esta última fono que estou indo a questão de um mês me disse que meu problema de equilíbrio não estava no labirinto, se fosse já era pra estar bem melhor e eu para andar estou me firmando no pé direito o equilíobrio, e está os dedos envergando, e dói para esticálos, aí ela vendo o meu quadro me encaminhou para um ortopedista, e ele me disse que meu caso seria mais para um FISIATRA, então vim na Net e pesquisei o que era um Fisiatra, e desobri que realmente é este profissional que vai curar-me, botei muita esperança nele. E agora estou escrevendo para ver sua opinião a respeito do meu caso. Sou viúva há 21 anos, e tenho 58 anos, por favor responda-me o que acha do meu caso, estou certa em ter esperanças no fisiatra???
    obrigada

    Margarete

    • Olá, Margarete!
      Na realidade para saber se o seu problema é devido ao labirinto ou não, é necessário saber muitas informações(qual cirurgia foi submetida, se já teve alguma lesão no sitema nervoso central, etc..) e um exame físico detalhado.
      Sugiro que procure um Médico Fisiatra para este lhe orientar quanto ao diagnóstico de sua lesão e como tratar corretamente.
      Boa sorte!

  33. Olá Dra. minha espoa tem 2 hérnia de disco L4-L5 e L5-S1…o médico ortopedista disse que seu caso é de cirurgia, mas que será difícil alguém que a queria operar…pois será uma cirurgia muito grande e trabalhosa sem garantia de bons resultados. Ela trabalha como doméstica, sente muitas dores, dorme muito mal, já fez tratamentos e nada adiantou. Pergunto se isso seria caso de aposentadoria, afastamento, enfim, o que posso fazer, porque da maneira como ela está não dá…..ela não aguenta mais trabalhar. Grato!

    • Olá, David!
      Felizmente as indicações de cirurgia por hérnia são cada vez mais raras pelo fato que os sintomas podem ser tratados através de reabilitação. Esta reabilitação consiste em fisioterapia com meios físicos (aparelhinhos) e cinesioterapia (exercícios específicos para cada caso), em alguns casos é necessário perda de peso, terapia ocupacional e até psicólogos.
      Este tratamento todo é disponível no SUS, em centros de reabilitação física com médicos Fisiatras.
      Com relação à aposentadoria ou afastamento, se não houver incapacidade devido a alguma deficiência, não é possível. Ela terá de mudar a função de seu trabalho (ela é orientada e até consegue cursos gratuitos em alguns centros de reabilitação).
      Espero ter ajudado.

  34. Olá, Dra!
    Tenho fibro ha 29 anos, ja me tratei com varios especialistas som poucos resultados e muitos efeitos colaterais.
    No momento nao estou tomando nenhum medicamento pra fibro, pois meus exames de fígado deram alterados no ano passado e a Hepato me alertou sobre muitos medicamentos que ja tomei nestes anos todos.
    Então estou aguentando muita dor, 24 hs por dia, ainda estou com dores fortes na parte posterior dos 2 joelhos, ja fiz varios exames e nao tem um diagnostico.
    Essa dor piora muito no verão, minhas pernas ficam muito pesadas e a dor forte nao me deixa andar, estou sem fazer nenhuma atividade, até a hidroginastica aumentaram as dores dos joelhos.
    Tentei marcar um horario com voce em novembro, mas nao estava atendendo, entao passei por uma outra fisiatra ai em S paulo, mas nao tive diagnostico também, pediu pra fazer exercicios pra fortalecer a lombar.
    Quem sabe melhorem as pernas…mas nao estou vendo resultado, pois ja estou fazendo ha 1 mes esses exercicios diariamente.
    Estou muito perdida, ja tentei muitos medicos e continuo praticamente invalida, nao aguento fazer nenhum serviço de casa, e só com dores fortes o tempo todo.

    Gostaria de uma luz, se possível!
    Moro em S Jose dos Campos
    Atenciosamente,
    Neuza

    • Olá, Neuza!
      Uma alternativa para você que apresenta contraindicação para utilizar medicações é a atividade física.Para poder realizar a atividade física adequada você precisa primeiramente fazer um tratamento de reabilitação. Assim que você conseguir equilíbrio muscular, corrigi-se a postura e aí introduzimos atividade física com condicionamento(adequado ao seu caso) e alongamentos e fortalecimentos adequados.
      Não desista de seu tratamento, talvez a psicoterapia poderá te ajudar também!
      Eu já voltei da licença maternidade e tem médicos muito competentes em SJC.Não deixe de procurar ajuda!
      Boa Sorte!

  35. dra sinto muitas dores nos joelhos meu exame de rx de desgaste da cartelagem o que faço pra ficar livre destas dores me ajude por favor nao aguento aia essas dores tenho 57 anos e o sus nao faz nada pra melhorar isso bjs neyde bh pode me responder no meu email por favor obrgada neyde.23/01/2011

    • Olá, Neide!
      O desgaste da articulação dos joelhos é um processo muito comum com o envelhecimento associado com o aumento de peso.
      O tratamento é basicamente o uso de analgésicos e atividade física.
      No SUS existe tratamento específico para esta patologia, procure um médico Fisiatra.
      Boa sorte!

  36. Dra.
    Gostaria, se possivel que me indicasse algum médico aqui em S. José, pois com tantas dores viajar fica ainda mais dificil.

    Obrigada pela atenção,
    Neuza

  37. Ola…estou com uma protusao discal… hoje doi …ainda doi…encomoda a perna esquerda…
    faz um mes faço fisioterapia…hidroterapia e acumpultura…
    o que mais vc me recomenda…
    ela esta entre a L5-S1 lado esquerdo…
    voce pode me ajudar?

    • Olá, Graziela!
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para avaliar se a fisioterapia que está realizando é adequada para seu caso e orientar quanto à atividade física e mudanças de hábitos de vida para você não ter recorrência da dor depois. Boa sorte!

  38. Bom dia Dr. Thais tudo bem?
    Bom sei que este campo é para dúvidas dos pacientes, porém gostaria de saber se você conhece algum médico Fisiatra na região de Campinas – Sumaré – Hortolândia – Valinhos, que tenha interesse em assinar para uma clínica de Fisioterapia. Peço Desculpas por quaisquer inconvenientes e obrigado desde já.
    att,
    Thiago

    • Olá, Thiago!
      Como assim? Assinar?
      Se for para trabalhar como médico Fisiatra em uma clínica de reabilitação, tenho algumas pessoas para indicar em Campinas.
      Aguardo sua manifestação.

  39. Ana Paula Ferreira de Azevedo

    olaa….

    meu avó, está com muita dosres no corpo e principalmente em MMII, fez alguns exames e diagnosticou polineuropatia periférica. Gostaria de saber se seria bom ele procurar fisiatra.

    • Olá, Ana Paula!
      Sim,é importante principalmente se ele tem sintomas e outras doenças associadas.
      O médico Fisiatra poderá prescrever o tratamento de reabilitação, que diminuirá as medicações para a dor, o que é muito importante para idosos que tomam medicações para outras doenças e apresentam muitos efeitos colaterais.
      Espero ter ajudado!

  40. Olá Dra.
    Eu estou com dores fortes na coluna (nervo siático) e preciso de algum médico fisiatra bom que atenda pela Amil, a Dra. pode me indicar algum?
    Grato.

    • Olá, Roberto!
      É mais fácil você pedir para a Amil lhe indicar um médico Fisiatra credenciado.
      Infelizmente é difícil saber qual convênio os cada colega atende.
      Espero que compreenda.
      Obrigada,

  41. Dra. amei seu site!!!Parabéns!!!

  42. Valéria souza Reis

    Olá DR Thais Saron!
    Gostaria de saber se é possível depois da discetomia cervical c6-c7,
    a pessoa sentir dores na cervical e trapézio????
    Fiz nova RM e foi constatado: Retificação da lordose cervical
    Minimas protusoes c4-c5, c5-c6 com leve compressão sobre a face anterior do saco dural.
    Alterações pos cirurgica e c6-c7 apresentando em T1 eT2 devendo corresponder a esclerose ossea. Gostaria de saber qual o problema agora pois tomo os remedios direitinho e continuamente sinto muitas dores.

    • Olá, Valéria!
      As dores que você apresenta são de origem muscular.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para conciliar tratamento medicamentoso com o de reabilitação.
      Boa sorte!

  43. ola thais.to com dormença na mao direita e com o dedo do meio completamente dormente.queria saber se por falta de hormonio posso adquirir o sindrome do tunil.tenho 50 anos.e fui obrigada a suspender o hormonio devido a um sisto que tirei.fiz uma hesterectomia total a pouco tempo.sinto dores no punho,principalmente a noite.ainda nao procurei um medico.nao sabia que medico procurar.agora ja sei,que e um fisiatra.sem mais obrigada.

    • Olá, Edinete!
      A falta do hormônio não ocasiona diretamente o Túnel do Carpo, mas se você estiver ficando inchada pela falta dele, sim!
      Espero ter ajudado!

  44. GOSTE DO SITE!!!!!!!!!

  45. João Carlos A. Figueiredo

    Dra. Thais. Sou seu colega (FMUFMG- formado em 1963, CRM 3793), aposentado. Fiquei encantado com sua conduta, orientando, animando e minimizando a aflição dos pacientes. Também estou aflito com o extremo desconforto que minha mulher está passando com uma HD lombar, e você, indiretamente, já me ajudou muito! Parabéns,DOUTORA, pelo seu altruismo! Obrigado pela ajuda e tudo de bom pra você.

  46. Dra Thais,

    Tenho 48 anos,menstruação regular, e poliartrose há dois anos.
    Fiz artroscopias nos quadris e joelhos com melhora das dores. Entretanto, os ombros doem demais e venho fazendo aplicações de corticóides a cada 4 ou 6 meses. Apesar da característica da artrose ser a deformação das cartilagens das mãos, para meu alívio, não tenho esse sintoma. Outros sintomas são : vertigens, fadiga crônica e dores constantes que só melhoram com morfina. O fisiatra é capacitado para tratamentos mais efetivos como o metatexatro, sais de ouro e outras drogas?

    um abraço e parabéns pelo site,

    Liz

    • Olá, Elizabeth!
      Você é muito nova para apresentar tantos sintomas de poliartrose.
      Já foi descartada a Fibromialgia?
      As injeções musculares com corticóides aliviam bem as dores mas somente temporariente e a longo prazo podem ocasionar lesões como fibrose por exemplo. As infiltrações com lidocaína também aliviam as dores e não possuem estes efeitos colaterais.
      O médico Fisiatra não prescreve habitualmente imunossupressores(como o methotrexato) e corticóides mas pode ajudar muito na prescrição de outras medicações para dor crônica e da reabilitação física muscular.
      Espero ter ajudado!

      • Obrigada Dra Thais,

        Não tenho tido muita “sorte” em consultas com especialistas da área ( ortopedistas, reumatologistas). Os exames de RM que realizei(joelhos, quadris e ombros) apresentaram graves lesões nestas cartilagens, por isso foram indicadas as cirurgias. Os outros sintomas além da dor , vertigens,fadiga, levam a pensar em algum tipo de doença autoimune. Qual especialista devo procurar? Você teria alguma sugestão , já que na sua área deve conhecer vários médicos ?
        Liz

        • Olá, Elizabeth!
          Para cuidar da poliartrose e investigar a doença autoimune, o melhor especialista é o reumatologista.Para tratar a dor e os outros sintomas que a acompanham e prescrever o tratamento de reabilitação muscular, o médico Fisiatra é a melhor opção. Minha sugestão: seja acompanha por estes dois especialistas e exija que eles trabalhem em conjunto para promover sua melhora.
          Boa sorte!

  47. Olá DR Thais Saron!
    Gostaria de saber se é possível depois da discetomia cervical c6-c7,
    a pessoa sentir dores na cervical e trapézio????
    Fiz nova RM e foi constatado: Retificação da lordose cervical
    Minimas protusoes c4-c5, c5-c6 com leve compressão sobre a face anterior do saco dural.
    Alterações pos cirurgica e c6-c7 apresentando em T1 eT2 devendo corresponder a esclerose ossea. Gostaria de saber qual o problema agora pois tomo os remedios direitinho e continuamente sinto muitas dores.

    • Olá, Valéria!
      A retificação da lordose cervical mostra que está com a musculatura tensionada e problemas posturais.
      Sugiro que faça tratamento de reabilitação orientado por um médico Fisiatra.
      Boa sorte!

  48. Olá, Drª Thais!
    Sou professora a 25, tenho diabetes e síndrome do túnel do carpo bilateral e o 4° dedo em gatilho.
    Fiz a cirurgia da mão direita a 8 meses, o formigamento sumiu, mas sinto muita dor em todos os dedos, palma da mão, braço e antebraço. As vezes essas dores se irradiam para os ombros e pescoço. Tenho constantemente muita fraqueza nos braços, não consigo mantê-lo erguido por muito tempo e fazer movimentos finos como escrever, abrir uma garrafa pet, tampa de vidros, manusear uma tesoura. Meus dedos, dorso das mãos e punhos estão inchados. Isso é normal? O médico diz que tenho que fazer cirurgia do túnel cubital, mas estou com medo. Será que um fisiatra me ajudaria? Pedi uma eletroneuromiografia para meu médico para ver como esta e ele disse que não havia necessidade, pois só os exames realizados no consultório eram suficientes. Seria bom eu fazer uma eletroneuromiografia?

    Desde já grata pela atenção

    • Olá, Tania!
      Sim, com certeza a avaliação de um médico Fisiatra no seu caso é essencial, afinal já passou por cirurgia não obteve bons resultados e já tem nova indicação de cirurgia. O Fisiatra vai avaliar seu quadro clínico, sua história, seus exames anteriores e com isto vai definir se há necessidade ou não de uma nova eletroneuromiografia. O mais importante é que ele vai avaliar sua musculatura (pois pela sua descrição está muito comprometida) e determinar o tratamento de reabilitação mais adequado para o seu caso, talvez com este tratamento você nem precise fazer uma nova cirurgia.
      Boa sorte!

  49. Ola doutora, estou escrevendo do Japão, e fiquei muito chateada com a senhora, pois no meu desespero escrevi em fevereiro de 2011 no seu blog em busca de orientação sobre meu caso duas vezes, se não fosse sério, grave não estaria escrevendo…todo dia entrava para ver se respondia, eu mandei meu e-mail pessoal poderia ao menos ser sincera e ter dito, Silvia desculpe não vou poder te ajudar, procure auxilio por ai,que além de não me responder nada, ainda a senhora tirou do seu blog minha carta em busca de ajuda, dessa forma em vez de ser sincera passa uma imagem de que não merece muita confiança, fiquei decepcionada com sua atitude…Lamento estar escrevendo isso, mas se não pudesse me ajudar poderia indicar alguem, algum orgão, alguma entidade, outro especialista, mas não simplesmente me ignorou e apagou minha carta, porque foi mais fácil tirar , ignorar meu pedido de ajuda do que me dar uma resposta verdadeira????????
    Soubesse a senhora, o quanto necessito desta ajuda, talvez tivesse agido diferente, não é facil estar do outro lado do mundo, em outra cultura, sem saber se comunicar direito, sem ninguem por perto, amigos e familiares, e ficar gravemente enferma e não ter aonde recorrer alem de blogs e sites de internet que falem o idioma portugues….espero que a senhora nunca precise passar por isso.
    Att
    Silvia Ito

    • Olá, Silvia!
      Infelizmente você está equivocada, seu comentário foi respondido no dia 22/03/2011 às 13:50hs.
      Se você não recebeu o email, não foi culpa minha, pois o wordpress responde automaticamente para o email que VOCÊ digitou. Se você for ler todos os comentários da neuropatia periférica, sua pergunta e sua resposta estão publicadas desde este dia.
      Recebo mais de 100 acessos por dia e não tenho tempo de responder todos imediatamente, mas cedo ou tarde eles estarão respondidos.
      Ser agressiva e se vitimizar não vai resolver seu problema.
      Boa sorte!

  50. OI THAIS, PRECISO MTO DA TUA AJUDA, MTO!
    MEU QUADRO:
    TIVE HERNIA CERVICAL, TRAVEI FEIO AFETOU TODO MEU LADO ESQUERDO DO BRAÇO!E 3 ANOS ANTES TIVE HERNIA LOMBAR Q AFETOU MEU LADO DIREITO DA PERNA!

    HOJE ESTOU SEM DORES!

    PORÉM…
    MINHA PERNA DIREITA ASSIM COMO MEU BRAÇO ESQUERDO, PRINICPALMENTE O BRAÇO, DIMINUI MUITO, MAS MUITO A MASSA MUSCULAR, TA QUASE METADE O BRAÇO ESQUERDO DO DIREITO E O MUSCULO TA MOLE, TENTO FAZER FORÇA PARA ENRIJECE LOS POREM PARECE UMA GELATINA, FLACIDO!
    A FORÇA ENTAO..NEM SE FALA!TO FAZENDO MUSCULAÇÃO!COM PESOS ISOLADOS PARA CADA BRAÇO, EX: PEGOU MAIS TRICEPS , EMBORA TENHA PEGADO BICEPS E PEITO ,ENTAO COM O DIREITO FAÇO COM 20 KG E COM O ESQUERDO FAÇO COM 4 KG! HOJE FAÇO OS DOIS COM 4 KG PRA NAO FICAR MAIS RIDICULO AINDA!!DESPROPORCIONAL!!

    A PERNA ESQUERDA NAO CONSIGO PARA MUITO TEMPO COM O PE ERGUIDO!

    PERGUNTA: SERA Q A MASSA E FORÇA DO BRAÇO VOLTAM?! TA MUITO ESTRANHO!
    SERA Q É ALGO Q ESTA AFETANDO AINDA MESMO NAO TENDO DOR OU SÓ FAZER MUSCULAÇÃO QUE VOLTA?!NAO TENHO FORÇA ISSO ME INCOMODA, UMA CRIANÇA TEM MAIS FORÇA E MASSA MUSCULAR!
    SERA Q PERDI , MORREU MEUS NERVOS Q MESMO NUM ESTAGIO DE REPOUSO SEMPRE ESTAO MANDANDO IMPULSOS PRO MUSCULO?!

    JA TENTEI VARIOS MEDICOS E NADA…NINGUEM RESOLVE AQUI AONDE MORO, MARILIA SP NAO TEM FISIATRA!!
    SE PUDER ME AJUDAR COMM ALGUMAS RESPOSTA…
    OBRIGADO!
    MEU MAIL
    LAUTENCHLAGER@IG.COM.BR

    • Olá, Osvaldo!
      Quando há lesão neurológica na hérnia discal pode haver perda da função motora e hipotrofia muscular(perda da massa muscular).
      Existem terapias (uso do FES por exemplo) além da musculação que podem incentivar o ganho de muscular, mas o limite deste ganho só pode ser definido pela eletroneuromigrafia que dirá se houve recuperação neurológica ou não.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra, no Estado de São Paulo estão sendo inaugurados vários hospitais da Rede Lucy Montoro, lá você encontrará médicos Fisiatras capacitados para orientá-lo na sua reabilitação, verifique qual deles é o mais perto de Marília.
      Boa sorte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s