A Síndrome do Túnel do Carpo


Um pouco de anatomia para compreendermos o que é esta Síndrome:
O túnel do Carpo, como o próprio nome diz, é um canal de 3 cm de espessura composto pelo nervo mediano e 9 tendões responsáveis pela flexão dos dedos da mão na região do punho. Este nervo origina-se no antebraço, passa por este canal e vai inervar o polegar, o indicador, o dedo médio e face interna do quarto dedo.

 O túnel do carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo ocorre pela compressão do nervo mediano causadas pelo aumento do tecido sinovial (tipo de cartilagem) que envolvem os tendões diminuindo o “espaço” dentro do canal. Este tecido sinovial tem a função de nutrir os tendões e eles podem “inchar” quando ficam inflamados, ou seja, quando sofrem microtraumatismos (por esforços repetitivos), ou por lesões tumorais, alterações hormonais ou até por uso de alguns medicamentos.
É comum estar associada a outras doenças como o Diabetes Mellitus, artrite reumatóide, Síndrome Dolorosa Miofascial( Ver Post “Síndrome Dolorosa Miofascial”) e doenças da tireróide. É mais comum em mulheres na faixa de 35-60 anos..

Compressão no Túnel do Carpo

O sintoma principal é a dormência nesta região (o termo médico é parestesia). É uma sensação de formigamento que acontece mais frequentemente a noite por causa da retenção de líquido comum nesse período. Com o tempo, os sintomas vão aumentando e o paciente pode referir diminuição da sensibilidade tátil (não consegue definir estruturas pequenas que segura), aparecimento de dor e até alterações motoras em casos graves (perda da força, não consegue segurar pequenos objetos). Em 2/3 dos casos ocorre bilateralmente, ou seja, nas duas mãos.
Algumas atividades que realizam flexo-extensão aumentam os riscos de levar a uma Síndrome do Túnel do Carpo: bancários, digitadores, metalúrgicos, músicos, que utilizam calculadoras, ordenhadores de leite, etc…

Tocar piano produz movimentos de flexo-extensão

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito através da avaliação clínica e comprovado através de um exame chamado eletroneuromiografia. Neste exame, os nervos do antebraço, punho e dedos são estimulados por choques de pequena intensidade sendo o resultado medido na tela do aparelho e assim, comprovada a compressão do nervo mediano.

Eletroneuromiografia

O tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo depende da fase em que se encontra a compressão nervosa. Nos casos leves, o tratamento medicamentoso e de reabilitação com imobilização, fisioterapia e afastamento dos fatores causais podem ser eficazes. Este tratamento deve ser orientado por um médico Fisiatra para melhor resultado. Em determinados casos, a cirurgia para descompressão de nervo está indicada.

Alongamentos para punhos

Se você tem sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, consulte um médico Fisiatra para ter um diagnóstico e tratamento correto.

About these ads

163 Respostas para “A Síndrome do Túnel do Carpo

  1. Informações que me foram muito úteis. Estou com este problema e estava a procura de exercícios que me ajudassem a superar o problema e os indicados por vocês estão sendo muito úteis. Fui orientado por uma fisioterapeuta amiga a mergulhar as mãos, alternadamente, em recipientes com gelo(2 minutos) e água quente(1 minuto) durante 20 minutos. Já fiz aproximadamente 5 seções e me senti melhor. Talvez isto possa ajudar a outros com problemas idênticos.

    • Com certeza, Samuel!
      Esta técnica de colocar o membro afetado em contato com o calor e com o frio alternadamente é chamado de “Banhos de Contraste” e são muito eficazes em casos de neuropatias, como na Síndrome do Túnel do Carpo. O médico fisiatra pode optar pelo Banho de Contraste na prescrição do tratamento de reabilitação entre outras técnicas de analgesia.
      Vale a pena lembrar que somente o banho de contraste não é suficiente para a melhora completa dos sintomas, os exercícios são essenciais para a reabilitação.

  2. sueli coelho da silva

    Tenho tido dores no braço direito que vai do ombro à mão, por isso, hoje fui ao médico ortopedista e ele me diagnosticou com sindrome do túnel dos carpo, mas a dor mais forte e no ombro. Gostaria de saber se o ombro é afetado também. O médico me receitou uma injeção para alívio das dores e uma medicação oral por trinta dias e depois retornar. Gostaria de saber se essa dor no ombro faz parte da sindrome, já que me esqueci de enfatizá-la para o médico. Obrigada.

    • Olá, Sueli!
      A Síndrome do Túnel do Carpo apresenta como sintoma principal o formigamento (o termo médico é parestesia) e menos frequente é a dor na região do punho ou mais raro ainda no antebraço.
      Se você está apresentando dor no ombro, sugiro a você ler o post “Ombro que dói” para entender as possíveis causas e procurar um médico fisiatra para fazer diagnóstico e a indicação do melhor tratamento medicamentoso e de reabilitação para o seu ombro e para a Síndrome do Túnel do Carpo.
      Boa Sorte!

  3. Olá! Preciso ajudar uma senhora (50 anos) que tem Síndrome do Túnel do Carpo diagnosticado há 4 anos, e diabetes muito elevado. Além do formigamento, ela tem permanentemente dor e inchaço a partir do ombro. O tratamento no Posto de Saúde inclui medicamentos para o diabetes, depressão e hipertensão, mas os médicos dizem que ela deve “se acostumar” com a dor, pois não pode receber medicação em função do diabetes. Pela mesma razão, a cirurgia também foi descartada. Já conversei com os médicos, eles concordam que ela poderia fazer Fisioterapia, mas, mês após mês, simplesmente nada acontece! Acho que ela está num círculo vicioso: a dor 24 hs por dia e a incapacitação a deixaram extremamente deprimida, o que agrava o diabetes, que agrava a dor. Gostaria que vocês me orientassem em dois pontos: 1) Seria indicado que ela fizesse uma fisioterapia para analgesia do braço, com aparelhos como TENS, ultra-som, ondas-curtas? Há alguma contra-indicação? 2) Estou procurando algum grupo de tratamento, talvez alguma linha de pesquisa de um hospital ou faculdade, na qual eu pudesse inscrevê-la.
    Eu posso pagar algumas sessões de fisio, pelo menos para lhe aliviar o sofrimento momentaneamente e lhe dar um pouco de ânimo, mas na verdade acho que ela precisa receber atendimento de longo prazo, multi-disciplinar e integrado. Eu não tenho como custear todos os especialistas e exames que ela necessitaria, mas estou arrasada assistindo uma pessoa ser destruída por uma dor que tenho certeza pode ser tratada, por isso agradeceria qualquer indicação que vocês possam me dar.

    • Olá, Mirna!
      Com certeza dá para fazer muita coisa para amenizar a dor e a incapacidade desta mulher. Vamos começar respondendo sua dúvida:
      1-Se a paciente não apresentar nenhum marcapasso, nenhuma prótese ou implante metálico você poderá utilizar estes meios físicos. Se a paciente apresenta diabetes por longo tempo, a neuropatia diabética deve ser descartada pois ela pode ter alteração da sensibilidade e assim, ser uma contra-indicação para o uso de calor no local da dor pelo risco de queimaduras.
      2-Existem vários tratamentos no SUS, tem fisioterapia gratuita em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e AMAs, e para isto, é necessário a carteirinha do SUS e um encaminhamento médico. Há faculdades de fisioterapia que oferecem este serviço gratuitamente ou por um preço muito acessível. Outra opção, são os Centros de Reabilitação do SUS que tratam casos mais graves; para ser atendido lá, o médico que a acompanha que deve identificar a necessidade de um tratamento multiprofissional e encaminhá-la. O IMREA(Instituto de Medicina de Reabilitação) da Rede Lucy Montoro está com várias unidades na cidade de São Paulo e o Governo de Estado está com previsão de inauguração para outras cidades do Estado SP, verifique se há alguma em andamento que seja próxima a esta paciente e peça um encaminhamento para o médico dela.
      Boa sorte e tendo mais dúvidas, estou à disposição!

      • Prezada Dra. Thaís, obrigada por sua rápida resposta! Já pedi aos 2 médicos que a atendem, psiquiatra e médica da família da UBS, e eles não fizeram o encaminhamento, mas vou tentar novamente. Existe fisiatria na rede pública? Vc teria endereços da Rede Lucy Montoro aqui na capital? Não encontrei em nenhum site. Estamos na região do Butantã. Mais uma vez, obrigada.

        • Olá, Mirna!
          Sim, existe fisiatras na Rede Pública.
          A Unidade da Rede Lucy Montoro mais próxima a vocês é a da Lapa.
          O telefone para marcar triagem é: 3873-6760, (mas é necessário encaminhamento médico).
          Boa Sorte!

  4. tenho sindrome do tunel do carpo severa fui orientada a fazer cirurgia mas o meu trabalho nao mim da tempo para isso o que pode acontecer caso nao faça?

    • Olá, Marcia!
      É difícil dizer para você o que pode acontecer caso você não faça a cirurgia pois não sei quais os sintomas que você apresenta e os critérios que o seu médico utilizou para esta indicação. Uma opção para você não piorar, seria iniciar um tratamento de reabilitação. Procure um médico fisiatra para te orientar e verificar se há necessidade de fisioterapia, terapia ocupacional ou outras terapias enquanto você não puder fazer cirurgia.
      Boa sorte!

  5. fiquei satisfeita em conhecer mas esta patologia

    estou gravida de 17 semanas , e vinha sentido de vez em quando dores e dormensias na mão direita e a 2 meses fiz uma ultrasson que comprovou sindrome do túnel de carpo.
    estou fazendo o tratamento mas,nao estou tendo resultado e estou preoclpada

    • Olá, Sirlea!
      Durante a gravidez é mais frequente o desenvolvimento da Síndrome do Túnel do Carpo, pois devido às alterações hormonais, há um aumento de líquidos no organismo. Na maioria das vezes, após o parto, os sintomas desaparecem.
      Como você leu no post “A Síndrome do Túnel do Carpo”, o tratamento de reabilitação é imprescindível com meios físicos analgésicos e alongamentos. Você deverá prestar atenção para evitar a flexão do punho(dormir com a mão embaixo do travesseiro ou punho dobrado) e movimentos repetitivos com as mãos para evitar uma intensificação dos sintomas. A hidroginástica para grávidas pode ajudar a melhorar os sintomas também!
      Procure um médico Fisiatra para orientar seu tratamento de reabilitação para ter uma gravidez mais tranquila!
      Boa Sorte!

  6. Maria Cristina Mendonça

    Olá, tenho esse problemas com as mão já fazem uns 15 anos, já fui em vários médicos,eles me medicam e nem sempre melhora, já cheguei a fazer até fisioterapia,quando está frio então a dor é bem pior. Será que o meu caso já é cirurgia? E o pior é que agora estou sem convênio médico. O que devo faze ? Será que tem especialista para isso pelo SUS. Por favor me ajude, não aguento mais, quero dormir à noite toda, e já faz um tempão que isso não acontece.

    • Olá, Maria Cristina!
      Existem vários especialistas que atendem no SUS a Síndrome do Túnel do Carpo.
      A avaliação clínica e o exame chamado Eletroneuromiografia são imprescindíveis para saber se há necessidade de cirurgia. Na maioria das vezes, o tratamento é de reabilitação e quando necessário, associam-se medicações.
      Na UBS mais próxima procure um clínico e se morar em São Paulo você pode procurar Centros de Reabilitação, há varios que atendem pelo SUS.
      Boa Sorte!

  7. olá tenho a sindrome do tunel carpo já comprovada pelo eletroneuromiografia,no exame mostra mononeuropatia sensitiva e motora desmielinizante de grau moderado ,do nervo mediano direito ao nível do cana do carpo.o medico me passou fisio ou cirurgia ,só que tenho filhos gemeos com 1 ano gostaria de saber se teria outro tratamento no momento . desde ja agradeço .

    • Olá, Vania!
      Tudo depende dos sintomas que você apresenta.
      Acredito que se você apresenta muitos sintomas, pode ser pelo fato de estar mais sobrecarregada com 2 filhinhos pequenos.
      Eu optaria pelo tratamento consevador com fisioterapia e diminuição das atividades que desencadeiam os sintomas (veja no Post “A Síndrome do Túnel do Carpo”). Se não houver melhora, aí sim, optaria pelo tratamento cirúrgico. Em casos leves, a prática de atividades físicas como alongamento e hidroginástica já melhoram os sintomas.
      Gostaria de lembrar que minhas considerações não são um diagnóstico ou uma proposta de tratamento, são hipóteses baseadas nas informações que você me deu e na literatura científica.
      Boa Sorte!

  8. Thais, ja efetuei 07 [sete] cirurgias em punho direito com sindrome do tunel do carpo, melhorei um pouco, hoje não aguento de dores em dedos, punho e antebraço, ja cansei de tomar medicamentos,antidepressivos e muitas seçãoes de fisioterapia, não havendo nenhuma melhora, o que faço agora. Obrigado pela atenção…

    • Olá, José Carlos!
      Para saber o que seria melhor para seu caso é necessária uma avaliação clínica para saber porque houve necessidade de 7 cirurgias, quais medicações você já tomou, qual o grau de comprometimento do seu nervo mediano e dos músculos envolvidos, suas limitações e expectativas, suas atividades diárias, tipo de fisioterapia e outras terapias já realizadas, etc…
      Sugiro que você procure um médico Fisiatra para ter esta avaliação e a prescrição do melhor tratamento para controlar sua dor e melhor sua funcionalidade.
      Boa Sorte!

  9. Olá tenho a síndrome do tunel do carpo leve, trabalho como cozi heira em uma escola a 16 anos, tem vezes que descasco 10 kilos de batatas, não aguento mais tanta dor nas mãos.Será que um dia ficarei curada dessa dor? Poderei continuar com essa profissão? Desde já agradeço o retorno.

    • Olá, Valdete!
      Realmente descascar 10 kg de batatas não deve ser fácil e isto pode intensificar seus sintomas.
      Você precisa fazer tratamento para melhorar. Procure um médico fisiatra para fazer uma avaliação clínica e indicar o melhor tratamento medicamentoso e de reabilitação para você, pois você só terá chances de melhorar de suas dores se fizer um tratamento adequado, caso contrário, você vai piorar os seus sintomas.
      Boa Sorte!

  10. Olá!
    Tenho síndrome do tunel do carpo (tenossivite)e estou com dores horríveis. J
    a fui ao ortopedista que me receitou cortisona.
    Há 2 dias que venho tomando, mas as dores não passam e eu não as consigo aguentar.

    Acho que em vez de melhorar o braço vai piorando, porque não consigi deixar de usar a mão. Tenho de conduzir, trabalhar no pc, etc.

    O que acha que devo fazer?

    • Olá!
      Se os seus sintomas estão piorando quando faz determinadas atividades o primeiro passo é diminuir ou evitá-las.
      Se a medicação receitada por seu médico não está fazendo efeito, sugiro que você procure outro médico, de preferência um médico fisiatra pois você utiliza muito as mãos e necessita de reabilitação especializada para não perder função da mão(deixar de fazer coisas) devido à dor ou limitações.
      Boa Sorte!

  11. Bom dia doutora!

    Eu tenho síndrome do túnel do carpo severa e estou na crise já faz 1 mês. Não aguento de dor no antebraço acho que agora vou ter que oprar. Me dê sua opinião. Fiz eletroneuromiografia e deu grau severo desde o ano passado.

    • Olá, Tânia!
      É dificil falar qual seria o melhor tratamento sem conhecer sua história, sem te examinar e saber o resultado da ENMG(nele conseguimos observar o que foi machucado no nervo-axônio ou mielina) e assim, podemos dizer com convicção qual o melhor tratamento.Em casos graves, onde além do formigamento você tem dor intensa, atrofia muscular e uma lesão axonal irreversível, a cirurgia não melhorará os sintomas, somente o tratamento medicamentoso para dor crônica associada à reabilitação. Se a lesão nervosa for reversível a cirurgia poderá ajudar, mas sempre com o tratamento de reabilitação associado.
      Espero ter ajudado!

  12. ieda damasceno de aquino

    meu nome é ieda, tenho síndrome do tunel do carpo a um ano,já fiz varios tratamentos e continuo sentindo dores no punho,cotovelo e ombro. O que você acha o que eu devo fazer agora?

    • Olá, Ieda!
      Acredito que o melhor que você pode fazer é procurar um médico Fisiatra e relatar toda a sua história e seus sintomas, com a avaliação clínica, ele indicará o melhor tratamento medicamentoso e de reabilitação para o seu problema.
      Boa Sorte!

  13. trabalho com digitação e atualmente estou de licença maternidade. durante minha gravidez esse problema começou e agora, após 4 meses que tive meu bebê só veio piorar. fiz vários exames inclusive o eletroneuro e deu severo no braço direito e o pior é que daqui há um mês terei que voltar a trabalhar sem ter condição alguma de digitar. levarei os resultados dos exames ao médico, mas gostaria de saber se quando severo existe cura?. obrigada.

    • Olá, Simone!
      Durante a gravidez e no período de amamentação, as mulheres ficam mais inchadas devidos às alterações hormonais destes períodos. Por isto é muito comum a manifestação dos sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo. A eletroneuromiografia mostra o comprometimento do nervo mediano, informando se a lesão é axonal ou mielínica, esta é o principal dado pois nos indica, juntamento com o quadro clínico do paciente, o melhor tratamento e prognóstico.
      Sugiro que você preste atenção no posicionamento de suas mãos, principalmente quando está cuidando do bebê e dormindo, pois estes fatores podem agravar seus sintomas e vai ajudar o médico no momento em que for escolher o seu tratamento. Sugiro ainda que você faça fisioterapia antes do retorno ao seu trabalho para evitar uma piora por falta de condicionamento muscular.
      Como percebeu, não pude responder diretamente sua pergunta pois faltam dados importantes que são feitos em uma avaliação clínica, mas tentei responder de maneira que elucidasse sua dúvida.
      Boa sorte!

  14. Olá,tenho sindrome do tunel do carpo severo, comprovado pela eletroneuromiogarfia. Dra tenho dores terriveis no braço entre o cotovelo e o ombro, dores que nunca passa é frequente, as vezes para conseguir dormir tenho que fazer compressas de gelo para aliviar um pouco sem falar das dores terriveis nas mãos e o formigamento. Os remédios que os médicos me deram é como agua nem alivia as dores…(MIOSAN, MIRTAX, CITONEURIN) entre outros mais comum para dor. Agora entrei na menopausa e as dores ficaram muito pior. Não posso no momento e nem quero fazer cirurgias pois soube que as dores voltam novamente. Eu gostaria de saber se pode me ajudar com alguma dica de remédio para dor que funcione ou exercicios qualquer coisa para aliviar essas dores nos braços. Li aqui na página sobre o banho quente e frio nas mãos, a senhora acha que funciona…Espero resposta e desde já agradeço muito.

    • Olá, Sueli!
      Primeiro você precisa saber o que fez você ter a Síndrome do Túnel do Carpo, provavelmente esta causa faz piorar seus sintomas. Definida a causa (algum movimento repetitivo ou postura inadequada), a primeira coisa a fazer é diminuir ou parar de fazer este movimento/postura.
      As alterações hormonais podem piorar a dor, então, ajudaria muito se você fizesse um acompanhamento ginecológico para controle hormonal.
      Não utilize compressas de gelo em locais de dor crônica (aquela de todos os dias), utilize bolsa de água quente. O gelo é bom para dores agudas (entorse, contusão, etc…) até 72hs após a lesão.
      A medicação mais adequada (lembre-se que nenhuma é milagrosa) é aquela que o médico prescreve para auxiliar no tratamento de reabilitação, ou seja a medicação não trata a causa da dor, trata somente o sintoma; o tratamento de reabilitação é que ajudará a restabelecer a harmonia muscular.
      Procure um médico Fisiatra para orientá-la quanto ao tratamento medicamentoso e de reabilitação, você poderá encontrá-lo no Link da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação na Lista de Links deste blog.
      Boa Sorte!

  15. Sou eu novamente Dra. Tenho outra pergunta; quando fiz o exame de eletroneuromiografia não aguentei os choques era muito forte é que o médico é muito competente e muito bom e foi me ajudando más o médico colocou no resultado que “o exame foi limitado por fatores da paciente”, gostaria de saber se eu não aguentei os choques normais ou se dependendo do caso os choques são mais fortes doque o normal, por que conheço pessoas que disseram não ter sentido nada e eu pensei que ia ser eletrocutada..rsrsrsrsss…..as agulhas que dizem ser terrivel nem liguei.
    O resultado do exame é mais ou menos isso resumido;(Comprometimentos focais dos nervos medianos nos punhos, com perdas axonais e desmielinizantes, sensitivas e motoras, compativeis com quadros de sindrome do canal carpal-severos, crônicos, e bilaterais, sendo pouco mais acentuado à direita. Provavel radiculopatia muito leve.) Obrigada Dra é um alivio poder falar com quém entende do assunto. Abraços.
    Provavel radiculopatia muito leve

  16. Obrigada Dra pela sua atenção. Ainda não fui ao ginecologista fazer reposição hormonal por que devido ao mal estar da menopausa tive uma queda de pressão e ao me levantar e andar quebrei o dedinho do pé, más hoje tirei o curativo e amanhã ja vou ao médico, obrigada pela orientação sobre as compressas, realmente elas só melhoravam na hora depois piorava, agora vou fazer compressas quente.São pessoas como Sra. que se prontificam a ajudar os outros que fazem a diferença. Muito obrigada.

  17. boa noite meu nome é Carla e fiz um exame de eletroneuromiografia e conclusao foi mononeuropatia de nervo mediano em punho a direita com acometimento mielinico sensitivo motor eu gostaria de saber si é grave o grau é II/IV obrigado pela atençao

    • Olá, Carla!
      Fique tranquila pois ainda não há comprometimento axonal, somente mielínico. Significa que se você fizer o tratamento medicamentoso e de reabilitação adequadamente melhorará seus sintomas. Para isto, também terá de descobrir a causa desta lesão. Você já identificou quais movimentos que desencadeiam a dor? Você deverá evitar estas posturas viciosas e atividades repetitivas e também reequilibrar sua musculatura. Para conseguir isto, é indicado fazer o tratamento de reabilitação orientado por um médico Fisiatra.
      Boa Sorte!

      • Boa tarde Dra thais sou eu novamente tenho sindromi do tunil do carpo,e trabalho como aux de limpeza e uso muito mope em pó que serve como vassora e mope agua e aquela maquina para limpa o chão e na verdade se eu não poder utilizar esses materias serei demitida e na verdade esta dificil saber quais desses materias me faz sentir mais dor por favor me ajude fico grata pois meu medo é piorá a minha situaçao

        • Olá, Carla!
          Sugiro que você procure um médico do trabalho para avaliar suas condições clínicas e seu ambiente de trabalho para definir o que é possível fazer no seu caso para não piorar sua situação.
          Boa Sorte!

  18. OLÁ DOTORA THAIS SARON. MEU NOME É VIVIANE. TENHO UMA PEGUNTA A FAZER. PRIMEIRO VOU ESPLICAR QUE FIZ O EXAME DAS DUAS MÃOS, DEU PLOBLEMA DO TÚNEO DO CARPO NAS DUAS MÃOS. E JÁ OPEREI UMA MÃO A DIREITA. E VOU OPERAR A ESQUERDA LOGO.TENHO PLANO E JA ME ACUSTUMEI COM MEU MEDICO. MAIS ELE ME DISSE QUE OPERANDO EU NÃO SENTIRIA MAIS NDA, E PERGUNTEI A ELE SE EU PODERIA TRABALHAR ELE DISSE QUE SIM. ENTÃO COMECEI A TRABALHAR DE MERENDEIRA NUMA ESCOLA PARA ESPECIAIS. MINHA MÃO OPERADA COMECOU A DOE MUITO, PARECE QUE O PUNHO ABRE, E PALMA DA MÃO ESTA TODA ENFLÁMADA. NÃO TENHO MAIS FIRMESA NA MÃO, POR EXEMPLO SE FOR PARA APONHAR COM A MÃO E SE LEVANTAR NÃO CONSIGO MAIS.POIS DOI MUITO JA OPERI DO DEDO POIS DEU POBLEMA NO TENDAOS SE ABACHASE NÃO LEVANTAVA DUAS CIRURGIA NA MESMA MÃO.ATÉ AI TUDO BEM, POIS SAI DO SERVIÇO POR CAUSA DA MÃO. POIS PERGUNTEI PARA ELE SE PODIA CONTINUAR A TRABALHAR ELE ME DISSE QUE NÃO POIS TENHO DUAS~MÃO DOENTES E SAI. VC ACHA QUE POSSO TRABALHAR ALGUM DIAS EM PAZ SEM DOR? OQUE ACHA?

    • Olá, Viviane!
      A Síndrome do Túnel do Carpo pode ocasionar incapacidade para realização de algumas tarefas se não for feito um bom tratamento de reabilitação e de manutenção, ou seja, se você não fez nenhum tratamento de reabilitação após sua cirurgia e não manteve estes exercícios quando voltou às suas atividades, a tendência é de piora dos sintomas.
      Sugiro que você procure um tratamento de reabilitação e após este tratamento, mantenha os exercícios diariamente para manter seus músculos condicionados e aptos para realizar as atividades que precisar.
      Boa Sorte!

  19. OLÁ DOUTORA.,NO DIA 20/12/09 DORMI EM CIMA DO BRAÇO DIREITO E ESTE PERMANECEU DORMENTE., LOGO APOS SÓ FICOU A MÃO FORMIGANDO. NO DECORRER DO DIA A OUTRA TAMBEM COMEÇOU A FORMIGAR. COM PASSAR DOS DIAS AS DUAS MÃOS ESTAM INCHADAS , NÃO CONSIGUO FECHAR OS DEDOS ESTÃO DORMENTES E COM QUEIMAÇÃO E NÃO TENHO FORÇA NEM P/ PENTEAR CABELOS. OBS. OS BRAÇOS E PUNHOS NÃO DOEM. A NOITE NÃO CONSIGO DORMIR POIS QUANDO DEITO MINHAS MÃOS QUEIMÃO . PODE SER TÚNEL OU COLUNA OBRIGADO DRA

    • Olá, Luiz!
      Não dá para dizer qual a causa desta sua dor em queimação e os formigamentos sem uma devida avaliação(idade, profissão,avaliação da postura e condições musculares, doenças prévias, etc…). Pode ser tanto túnel do carpo, quanto coluna, ou ainda outros diagnósticos.
      Sugiro que se os sintomas estiverem persistindo você procure um médico Fisiatra para fazer esta avaliação, fornecer o diagnóstico e assim prescrever o tratamento medicamentoso e de reabilitação necessários para sua recuperação.
      Boa Sorte!

  20. Dra Thais
    Fui diagnosticada com a sindrome do tunel do carpo na mao direita embora de forma bem menos intensificada já sinta alguns dos sintomas sentidos na mão diagnosticada também os sinta na esquerda. Na eletroneuromiografia os achados neurofisiológicos dizem respeito a: 1- ausência de respostas sensitivas no nervo mediano direito; 2- velocidade máxima de condução sensitiva normal nos nervos radial e ulnar direitos e esquerdos e mediano esquerdo. Velocidade máxima de condução normal das fibras motoras dos nervos mediano e ulnar dir e esq; 4- latencia distal prolongada durante o exame do nervo Mediano direito; 5- a eletroneuomiografia com agulha não revelou alterações significativas nos músculos deltóide, extensor digitorum, bíceps, abducor digiti minimi e abductor policis brevis direitos e esquerdos.
    Clinicamente sinto dormência, acentua-se à noite com dores fortes principalmente na direita estendendo-se até o antebraço sendo mais forte no pulso. Uso bastante o teclado do computador e estou tentando usar o mouse com a esquerda para poupar a direita. A noite tenho usado a tala e apartir deste uso nao senti mais dores. O formigamento é bem constante tambem durante o dia. Estranhei quando o medico disse que nao havia como saber o grau da minha lesao, que nao havia exame neste sentido e que a única forma de sabê-lo seria no operatório. Dependendo do grau deste comprometimento poderia ter como resultados da operação até mesmo a recuperação da sensibilidade normal ou pelo menos uma melhora considerável na dor. Chamou-me a atenção nas respostas que vc deu a outros pacientes a importância de se avaliar se a lesão era axonal ou mielínica e que este dado era crucial no tratamento e prognóstico. Diante disso, gostaria que pudesse avaliar os dados passados e que pudesse me dizer se realmente meu caso é apenas operatório ou se tomando o corticóide, a imoblização noturna e fazendo uma reeducação postural seja o suficiente.Desde já agradeço a atenção

    • Olá, Nina!
      Cada eletroneuromiografia apresenta uma interpretação diferente feita por seu examinador, não sei o que o seu quiz dizer com ausência de respostas sensitivas(precisaria ver os dados do seu exame), mas a latencia distal prolongada demonstra uma lesão mielínica e a normalidade com o teste de agulha demonstra que você tem a musculatura preservada. Isto tudo significa que se fizer o tratamento medicamentoso, de reabilitação e evitar posturas ou movimentos viciosos que comprimam o nervo mediano, poderá melhorar dos sintomas e evitar a cirurgia. Claro que isto é baseado no que você me informou e na literatura científica.Nada substitui o exame clínico do paciente. Sugiro que você procure uma segunda opinião sempre que indicarem qualquer cirurgia.Neste caso, sugiro que procure um médico fisiatra para auxiliá-la também no tratamento de reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional e medidas de prevenção posturais).
      Boa Sorte!

  21. Bom dia Dr thais meu nome é Carla luciana e tenho sindromi do tunil do carpo e tenho 29 anos e pelo sei é que geralmente essa doença aparece em mulheres aparti dos 45 anos e agora estou sentindo dor nas duas mãos por favor o que devo fazer trabalhor como auxiliar de limpeza em já não sei o que fazer me ajude fico grata

    • Olá, Carla!
      A Síndrome do Túnel do Carpo é mais comum a partir dos 45 anos, mas não quer dizer que não pode ocorrer antes. Isto acontece por diversos fatores como movimentos repetitivos, posturas inadequadas associados ao sedentarismo. Até mesmo durante a gravidez, mulheres podem desenvolver a Síndrome do Túnel do Carpo. Sugiro que você procure orientação médica para saber qual o seu grau de comprometimento e qual o melhor tratamento para o seu caso.
      Boa Sorte!

  22. OLA, OLHA MINHA MAE TEM SINDROME DO CARPO, COM VARIAS SEÇOES DE FISIOTERAPIA E UM BOM REPOUSO ELA TEM TIDO BOAS MELHORAS, MAIS TB FOI FEITO NELA ACUPUNTURA, E ESSA TECNICA TEM AJUDADO MUITO A DEIXAR OS NERVOS MAIS RELAXADOS E ELA NAO PERDER UM POCO DO MOVIMENTO.
    MEDICAMENTOS PODE SE DIZER Q NAO TEM NADA PRA CORTAR A DOR, SOMENTE PARA AMENIZAR, ELA TOMOU LISADOR, DIPIRONA, ATE BIPROFENIDE O MEDICO RECEITOU E FOI O MESMO Q NADA.
    ASSIM AOS LEITORES DESSE SITE, PROCURAM FAZER FISIO, ACUPUNTURA, AURICULOTERAPIA, CROMOTERAPIA, É SOMENTE A MEDICINA ALTERNATIVA Q PODERA AJUDAR MAIS DO Q A PATOLOGICA.
    E NAO ESQUECER Q O REPOUSO VALE MUITO NESSA ENFERMIDADE, NAO É DRª THAIS?
    ABRAÇO

    • Olá, Claudia!
      Infelizmente não é bem assim. Cada caso é diferente, pois cada um tem um grau de comprometimento, idade e organismos diferentes.
      Concordo com você que o tratamento de reabilitação é imprescindível em todos os casos, como a fisioterapia e a terapia ocupacional. Quanto à medicação, se a dor for crônica, as medicações que você citou não terão efeito algum, já que não agem no sistema nervoso central que este tipo de dor afeta.
      A acupuntura (que age no sistema nervoso central) quando bem indicada, é uma terapia coadjuvante ao tratamento de reabilitação que apresenta ótimos resultados.
      Quanto à cromoterapia e à auriculoterapia, estas ainda não apresentam estudo científicos suficientes que evidenciam melhora significativa da dor, seja aguda ou crônica.
      O repouso é muito relativo pois os estudos mostram que o repouco absoluto piora a dor a longo prazo e aumenta a incapacidade, por outro lado, as pesquisas mostram que manter os esforços repetivos e sobrecarga muscular piora a dor.
      Conclusão: devemos usar o bom senso evitando as atividades que desencadeiam ou pioram a dor e fazer exercícios para reabilitar as estruturas musculares e ligamentares envolvidas.
      Abraços

  23. Tenho sofrido muito com dores na mao e vao se alongando ate o braco direito, sao dores terriveis, moro nos EUA e medico aqui sao dificeis, nunca pedem o exame que agente precisa, por isso preciso da sua ajuda, doi toda a mao e o braco da umas latejadas fortissimas. Obrigado

    • Olá, Bernadete!
      Sem uma valiação clínica com uma história sobre o paciente e suas queixas bem detalhada e um exame físico específico direcionado às queixas é difícil dar um diagnóstico.
      Acredito que como em todos os lugares existam ruins e bons profissionais, procure algum na qual tenha indicação que seja bom e faça uma avaliação para saber qual o diagnóstico e o melhor tratamento!
      Boa Sorte!

  24. Fiz a cirurgia do Tunel do Carpo na mao Direita no dia 2/2/2010. Retirei os pontos no dia 16/2/2010.
    Gostaria de saber ,qual exercicio eu tenho que fazer para fortalecer a musculatura da mao, e pq doi muito ainda no local da cirurgia.
    Obrigado e aguardando resposta.
    Jane

    • Olá, Jane!
      Basicamente na fisioterapia pós operatória você terá de fazer exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura comprometida e na terapia ocupacional, exercícios de dessensibilização e reeducação postural para melhorar a dor e não sobrecarregar a musculatura envolvida. Para saber quais destes exercícios musculares são indicados no seu caso, é necessário uma avaliação com um médico Fisiatra que irá prescrever os exercícios e até meios físicos quando necessário, para o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional que for realizar estas terapias em você. Cada pessoa apresentará um acometimento da musculatura diferente, com mais ou menos músculos envolvidos e com graus de comprometimento muscular diferentes, por isso a necessidade desta avaliação.
      Boa Sorte!

  25. Ola Dr Thais, eu sofro muito com a dor sindrome do tunel do carpo ja efetuei [07] cirurgias e não fiquei bom, por causa que me da aderencia nas cirurgias, agora meu medico quer efetuar uma nova tecnica, “tirar a veia basilica e enrolar a mesma em volta do nervo, ” so que estou com medo de fazela e não adiantar de nada, a dor esta a cada dia insuportavel, perdi a força e esta atrofiando meus dedos, o que eu faço! Agradeço desde ja o conselho.

    • Olá, José Carlos!
      Qualquer indicação de tratamento cirúrgico em qualquer doença deve ter uma segunda opinião por ser um tratamento invasivo, sempre ter várias opções de técnicas e para evitar complicações.
      No seu caso, como já realizou várias cirurgias anteriores, sugiro que procure uma outra opinião de um especialista de mão para saber se esta abordagem proposta trará benefícios ou não para você, caso a resposta seja diferente, procure uma terceira opinião para tirar a prova.
      Boa Sorte!

  26. Boa noite, gostaria de informações sobre STC.
    Fiz a cirurgia nas duas mãos, a ultima foi em novembro, só que recentemente estou sentindo dores nos punhos, braço e antebraço, e estou sem força até para abrir uma garrafa de coca- cola. O que está acontecendo comigo?
    Não consigo fazer quase nada, nem esfregar um tênis, nem uma escova no cabelo, pois a dor me incomoda. Qual será o resultado disto? Será que a cirurgia nao deu certo para meu caso?
    Agradeço desde já a atenção dispensada.
    Tenha um bom final de semana.

    • Olá, Arsenia!
      O tratamento da Sd do Túnel do Carpo depende de vários fatores conforme descrito anteriormente.Quando há indicação de cirurgia a reabilitação pós cirúrgica é imprescindível para evitar complicações.
      Sugiro que converse com seu médico para saber o porque da piora dos seus sintomas, ele conhece seu quadro anterior, qual a técnica cirúrgica utilizada e qual o melhor tratamento de reabilitação para você.
      Boa Sorte!

  27. OI FAÇO HEMODIALISE HA 22 ANOS E FAZ4 MESSES TENHO ESSE FORMIGAMENTO NA MAO FIZ ELE ELETRONEURO…E DEU ALGO NO CARPA TO ESPERANDO O RESULTADO. QUERO SABE SE TEM ALGUM MEDICAMENTO P PARAR ESSE FORMIGAMENTO E ESSA DAR ..OBRIGADA

    • Olá, Walquiria!
      Se o seu problema for síndrome do Túnel do Carpo, sugiro que você procure um médico Fisiatra que avaliará todas as suas condições clínicas e determinará o melhor tratamento de reabilitação para o seu caso. Provavelmente com seu histórico de insuficiênica renal, fica muito restrito as opções de medicações, sendo mais indicado fazer reabilitação
      Boa sorte!

  28. DRª THAIS, FIZ A CIRURGIA DO TUNL DO CARPO NA MÃO ESQUERDA DIA 04/03/2010 E SINTO MUITA DOR NO LOCAL DA CIRURGIA E A DORMENCIA NOS DEDOS CONTINUA. MEU MEDICO RECEITOU “LISADOR” CASO NÃO AGUENTE A DOR E NÃO PASSOU NENHUMA FISIOTERAPIA. DEVO PROCURAR POR CONTA PROPRIA? AGRADEÇO MUIT SE PUDER ME ORIENTAR

    • Olá Tania! Sua cirurgia é muito recente e, em virtude disto, é possível sentir dor no local da cirurgia. Porém, essa dor deve diminuir gradualmente. O tratamento medicamentoso ajuda aliviar a dor, mas o tratamento de reabilitação é fundamental para sua recuperação. Sugiro que procure um Médico Fisiatra para orientá-la em relação a reabilitação, que em alguns casos é mais necessário terapia ocupacional do que fisioterapia.

  29. ola dr.gostaria de uns esclarecimentos ,no fim da minha primeira gravidez senti muitas dormencias na ponta dos dedos ,e deram outros diagnosticos menos o de sindrome do tunel carpal ,uns meses apos o nascimento passou ,2 anos depois engravidei e começou e a sindrome voltou mais desde o inicio da gravidez,a medica dizia é a coluna com 9 meses passa ,já tem 2 anos e nao passou ,em nov do ano passado fiz electromiografia (esse é o nome dado em portugal ,pois resido aqui neste país ,mais sou brasileira)com resultado nervos medianos 5.6mseg a direita ,4.5mseg a esq,nervos cubitais 2.4mseg bilateral,levei o resultado ao ortopedista e disseram pra operar ,insisti pra fazer um tratamento ,mais que nao ha ,pois meu caso ja esta ha muito tempo ,so que tenho 2 crianças pequenas e nao sei como vou operar ,estou a espera da cirurgia ha 4 meses e so devem haver vaga daqui ha 3 meses ,gostaria de saber se o meu caso é mesmo cirugia ,pois aqui nao me deram outra opçao ?Queria saber em termos de trabalho o que posso fazer ?estou desempregada e queria saber o devo evitar ?pois quando faço muitos esforços tenho dores nos punhos ,sinto choques nas maos e a noite a mao adormece .obrigada

    • Olá, Renata!
      Infelizmente sem uma avaliação clínica é difícil dizer se o seu caso é realmente cirúrgico ou não.De qualquer forma, além da cirurgia há o tratamento de reabilitação. Sugiro que procure um médico Fisiatra para auxiliá-la na melhor forma de tratamento para você. Quanto à questão do trabalho sugiro que procure algo sem movimento repetitivos ou que deixem as mãos em posturas viciosas ou sobrecarregadas.
      Boa sorte!

  30. Dra.
    Estou aguardando vaga no sus para fazer cirurgia do stc,gostaria de saber qual o tempo de recuperação da cirurgia qual o tempo no minimo de repouso

    • Olá, Cleonice!
      O tempo de recuperação depende do quadro clínico do paciente e do tipo de cirurgia que será realizada.
      Sugiro que converse com seu cirurgião sobre esta dúvida.

  31. Olá. Tenho algumas dúvidas. Tenho a doença do túnel do carpo. Trabalho num bar ha pouco mais de un ano quase o mesmo tempo da doença. Agora estou de baixa porque não consigo trabalhar com dores. As noites eram terriveís com os formigueos. Mas agora que estou de baixa sínto.me muito melhor nem tenho formigueos. Já fiz o examen o examen Eletroneuromiografia mas ainda não tenho o resultado. Será que se eu deixar esse tipo de trabalho melhoraría? o afinal tenho sempre que fazer cirurgía?
    Muito
    Obrigada

    • Olá, Patricia!
      O médico que a avaliou poderá responder esta pergunta melhor do que eu.
      Nem sempre a Síndrome do Túnel do Carpo é indicação de cirurgia, na maioria das vezes o tratamento de reabilitação já é suficiente para aliviar os sintomas.
      Devo te alertar que esta reabilitação inclui evitar movimentos repetitivos ou posturas viciosas que agravam os sintomas.
      Boa Sorte!

  32. Dra. Tais, gostaria de saber sobre a recuperação pós operatória da cirurgia do tunel do carpo. Ouvi varios comentarios de que seriam em torno de 3 meses de recuperação sem poder mexer a mão e ainda tendo que usar uma tala, até onde isto é verdadeiro ou como é o pós operatorio? E ainda gostaria de saber se poderei voltar a fazer croche apos a cirurgia ou isso poderá fazer com que a cirurgia perca seu valor? Obrigada desde ja!

    • Olá, Luciana!
      O pós operatório depende de vários fatores, como por exemplo da técnica cirúrgica utilizada e do quadro clínico pré-operatório. Sugiro que você pergunte para o médico que a operou.
      Se após a cirurgia foi bem indicada e a reabilitação pós cirúrgica bem feita, sim, você poderá fazer o seu crochê, com os braços e punhos bem posicionados, com intervalos, e alongamentos antes, durante e depois.
      Espero ter ajudado!!

  33. Boa noite dra irei operar agora dia 30/04/2010, sou empregada domestica, mesmo apos a cirurgia qual seria o tempo de reabilitação, sendo que irei voltar a repetir os mesmos movimentos que me deixaram assim, ´so nesta casa trabalho a nove anos , e tenho quase 25 anos de serviços prestados em minha profissão ,Será que irá voltar essas mesmas dores?

    • Olá, Etiene!
      É difícil dizer para voc6e qual o tempo de reabilitação sem saber sua história, sem ter feito um exame clínico e sem saber a técnica cirúrgica que será empregada. Esta resposta poderá ser dada pelo médico que vai operá-la.
      Se sua cirurgia tiver um bom resultado e você realizar uma reabilitação adequada e sua manutenção corretamente, não é provável que os sintomas voltem.
      Não sofra antes da hora!

  34. fis cirurgia da sindrome fas um ano e agora minha dor fica toda no cotovelo e ombro e agora to tbm co uncoartrose na c5 c6 c7 e meu punho smpre fica dormente obrigado

  35. fazer croche podi dar tunel do carpo na mão esquerda ou só na direita?

    • Olá Simoni!
      Fazer crochê pode ocasionar Sd do Túnel do Carpo nos dois punhos se a postura na hora de fazer estiver inadequada.
      Se estiver apresentando sintomas, procure um médico Fisiatra.

  36. rosemara a a abreu

    qual e o tempo de repouso depois da cirurgia tunel do carpo ?obrigada aguardo ansiosa

    • Olá, Rosana!
      O cirurgião poderá te responder esta pergunta com mais exatidão já que ele sabe qual foi a técnica utilizada na sua cirurgia e como ficou seu punho após a cirugia.
      Boa sorte!

  37. Boa tarde!

    gostaria de tirar algumas dúvidas, fiz a cirurgia do tunel do carpo a 18 dias, já tirei os pontos mas sinto algumas nos dedos polegar e nos dois ultimos indo dos dedos até a cirurgia, o corte da cirurgia não doi mas não consigo fazer nada que sinto dor. isto é normal fazendo a reabilitação em quanto tempo posso voltar ao trabalho

    obrigada

    • Olá, Dalva!
      Sugiro que inicie o tratamento de reabilitação com fisioterapia e terapia ocupacional. Os sintomas pós cirurgia tendem a diminuir e a sumir com o tempo e a reabilitação bem feita.
      Boa Sorte!

  38. Ola Dra.
    Tambem fui diagnosticada com o cts e ja tomei tres injecoes de cortizona, sendo duas no dedo e uma perto do punho. Os tendoes estao super alterados e nao consigo fechar minha mao, pois meus dedos estao enrigecidos.
    O que devo fazer?

    • Olá, Alice!
      É difícil para mim dizer o que você deve fazer sem conhecer sua clínica e ver o resultado de seus exames complementares, mas uma coisa posso dizer: na síndrome do túnel do carpo SEMPRE teremos melhores resultados quando associamos a reabilitação (com fisioterapia e terapia ocupacional) a qualquer tratamento instituído.
      Sugiro que você procure um médico Fisiatra para orientá-la quanto ao melhor tratamento para o seu caso.
      Boa Sorte!

  39. Irei me submeter a uma cirurgia de túnel de carpo, porém sou diabética e estou apreensiva com o pós operatório. Dizem que a recuperação é lenta e mais difícil e o sintomas voltam. Isto procede? Existem estudos em cirurgia do túnel de carpo em diabeticos bem sucedidas? E qual seriam as complicações?

    • Olá, Rachel!
      Sim, a cicatrização costuma ser mais lenta em pacientes diabéticos, porém, isto não é uma regra e por este motivo existem estudos com cirurgia de túnel do carpo bem sucedidas.
      Com relação às complicações, sugiro que converse com o seu cirurgião, pois ele sabe qual será o método de cirurgia que será empregado em você.
      Não se esqueça que para ter uma melhor recuperação é necessário o tratamento de reabilitação pós cirurgia com fisioterapia e terapia ocupacional.
      Consulte um médico fisiatra para orientá-la quanto ao tratamento de reabilitação.
      Boa Sorte!

  40. Fiz uma cirurgia de estomago e fiquei na sala cirrurgica por 12 horas e durante a ciruria fiquei amarrado na posição de Jessus Cristo por 7 ou 8 horas, por isso estou com sindrome do tunel do carpo, hoje já faz 42 dias e melhorei somente as dores no antebraço, mas as mãos não, só estou fazendo fizioterapia mais não estou vendo resultado, passo as noites me levantando e não consigo dormir, estou tratando com neurocirurgião, ortopedista, pisicóloga, nutricionista e fisioterapeuta todos dizem a mesma coisa ( que é uma questão de tempo) o que mais posso fazer estou ficando desesperado, os remédios que esses proficionais me passam o médico que me operou proibiu todos e substituiu por outros que não vejo nenhum resultado, pelo amor de Deus o que eu faço?

    • Olá, Rogério!
      Como todos os profissionais te falaram:é uma questão de tempo. Para uns mais demorado que para outros.
      Sugiro que siga as intruções de todos os profissionais e controle sua ansiedade pois ela poderá perpetuar seus sintomas.
      Mantenha o tratamento de reabilitação que é o principal meio de controle das dores e formigamentos.

  41. Prezada dra. trabalho como auxiliar de cozinha e desde de fevereiro passado estou afastado com dores intensas no ombro esquerdo e dores com sensação de dormência na mão e dedos esquerdo.Fiz uma eletroneuromiografia em fevereiro e a mesma acusou “Síndrome do túnel do carpo à esquerda leve” e também uma Ressonância Magnética que acusou uma Tendinopatia do subescapular.No princípio de maio me submeti a uma ultrassonografia,que acusou tendinite do tendão supra-espinal,Sinovite da articulação acrômio-clavicular.
    Punho esquerdo-Face anterior(tunel do carpo)= moderada tendinite dos flexores superficiais e profundos.Face Posterior=moderada tendinite dos extensores de 1,2,3 e 4 compartimento.
    Hoje,dia 04 de junho, fiz outra eletroneuromiografia e o resultado foi o seguinte:
    Conclusão: 1-Neuropatia desmielinizante do nervo mediano esquerdo ao nível do punho,de caráter sensitivo,característico de Síndrome do Túnel do Carpo à esquerda leve.
    2-Neuropatia desmielinizante do nervo ulnar esquerdo ao nível do cotovelo,de caráter motor,característico de Síndrome cubital à esquerda leve.
    Já fiz 40 sessões de fisioterapia,tomo antiinflamatórios,complexo B e procuro seguir o tratamento a risca,mas me parece que a coisa tá é piorando.Será que a solução será a operação?Gostaria que a senhora me desse uma orientação.Desde já agradeço pela atenção.
    Márcio Andrey

    • Olá, Márcio!
      Você atualmente está apresentando dois tipos de neuropatias a Sd do Túnel do carpo (que é leve e com fisioterapia e terapia ocupacional há regressão completa dos sintomas) e a Sd cubital ( que também é leve e com o tratamento de reabilitação bem feito elimina os sintomas).
      Não acredito que o tratamento cirúgico seja a melhor opção.Sugiro que você procure um médico Fisiatra para orientar o tratamento de reabilitação e medicamentoso para a melhora de seus sintomas.
      Boa sorte!

  42. Dra. Thais: Realizei a eletroneuromiografia dos membros superiores com resultado: neurocondução sensitiva: velocidade de condução diminuída ao nível do punho esquerdo. No entanto a estimulação simultânea dos nervos mediano e radial no primeiro dedo dá lugar a respostas desobradas em ambos os punhos. Os nervos ulnar e radial são normais bilateralmente. Motora: o estudo neurográfico do nervo mediano direito mostra potenciais de ação de latência de 3.8 ms do lado esquerdo e 3.4 ms do direito. Eletromiografia: Silêncio elétrico em repouso e padrão interferencial nos músculos palmar longo, extensor comum dos dedos, biceps e deltoide esquerdos. CONCLUSÃO: sinais eletrofisiológicos compatíveis com síndrome do túnel do carpo bilateral de intensidade moderada à esquerda (Grau II/III) e leve à direita (I/III). Não há evidência neurofisiológica de radiculopatia ou outra neuropatia associada.
    Gostaria de saber se com este quadro a Dra. indicaria a cirurgia.
    Sou digitador e cuido sozinho de uma criança. Fazer a cirurgia me impossibilitaria de digitar logo, dirigir e fazer as tarefas domésticas (com uma só mão seria complicado).
    Sinto formigamento nos dedos diariamente.
    Por ora não tenho dor, só o formigamento que incomoda bastante até para dirigir.
    Tenho receio de operar e ficar pior, ou seja, passar a também doer e não resolver o formigamento.
    Será que a causa é da profissão (não tenho como mudar isso) ou genética (minha mãe diabética operou a mão direita já no estágio grave há pouco).
    Tomo Citoneurin. Tem aliviado, mas tenho medo da progressão da Síndrome (minha mãe começou com a leve até ficar grave e até com o tal dedo em gatilho).
    E se eu resolver operar a mão que deu grau moderado e para isso organizar minha rotina, para alguém me ajudar um período, receio me programar pra esse auxílio por uns 15 dias (pagar uma pessoa) e precisar mais tempo (custo). Tenho plano de saúde. Obrigado!

    • Olá, Marcelo!
      Não te examinei para dizer se indico ou não uma cirurgia, pois mesmo com o resultado do exame, a clínica é primordial para decidir uma conduta, principalmente nos casos moderados. Não se esqueça de que existe o tratamento de reabilitação que melhora os sintomas e evita muitas cirurgias. Pelo que me descreveu me parece que a reabilitação será suficiente, mas você precisará mudar alguns hábitos como digitar em posturas viciosas para evitar recidivas (isto com uma boa terapia ocupacional e fisoterapia vai ajudar).
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para uma avaliação clínica e indicação do melhor tratamento, não esqueça de levar os exames que você já tem, ok?
      Boa Sorte!

  43. Thais, fiz o eletroneuromiografia e o resultado foi o seguinte: Demonstrado neuropatia sensitivo-motora axonal e desmielinizante do nervo mediano ao nível do punho bilateral assimétrico, sendo pior a direita. ( STC BILATERAL ) gostaria de saber o que significa, qual estágio estou e qual o tratamento.

    • Olá, Marco!
      Estes termos técnicos significam que você apresenta uma STC nos dois punhos, pior à direita com comprometimento sensitivo e motor.
      O estágio depende de como foi realizado o exame pelo Eletroneuromiografista, na maioria das vezes eles mesmos descrevem o grau de acometimento no exame.No seu caso, me parece grau II ou III de IV.Mas só poderia responder vendo o exame. Quanto ao tratamento é necessário associar o exame físico com o resultado do exame para saber como deve ser realizado a fisioterapia e a terapia ocupacional para a reabilitação ou ainda se há indicação para cirurgia.

  44. Drª Thais, Fui diagnosticada com a sindrome do tunel do carpo , e o resultado deu : = Uma mediana-acentuada Síndrome do túnel do carpo à direita , tocando fibras sensitivas/ motoras. O que significa ??

    • Olá, Maria Jeane!
      Não entendi este resultado. É resultado de que?
      Converse com o médico que solicitou o exame que deu este resultado pois ele te examinou e conhece seu quadro clínicô que determinou o pedido deste exame.
      Boa Sorte!

  45. Fiz eletroneuromiografia… e o resultado deu : = Uma mediana-acentuada Síndrome do túnel do carpo à direita , tocando fibras sensitivas/ motoras. Aguardo resposta . Obg!

  46. Thais, trabalho como designer, e hoje acordei com o 4º dedo da mão esquerda gelado e dor na parte do tendão sinovial , isso é sintoma da síndrome do tunel do carpo?, aguardo retorno e parabéns pelo trabalho

    Atenciosamente
    Ricardo Mathias

  47. Doutora
    Tempos atrás comecei a cordar a noite com formigamento, primeiro em uma mão depois a outra. Sensação de alguns dedos dormentes etc…Depois os formigamentos diminuíram e senti o ossinho do punho (parte de fora da mão) dolorido e parecia até inchado, não conseguia rodar a mão para dentro; também começou em um osso da mão e passou para a outra. Quando bato o pulso em alguma coisa sinto a sensibilidade dessa região. O que esses sintomas indicam? Ainda não fiz uma avaliação clínica.
    Obrigada

    • Olá, Teresa!
      Para responder sua pergunta é necessário uma avaliação clínica, pois seu quadro pode ser desde uma Síndrome do Túnel do Carpo até uma LER.
      Consulte um médico o mais rapidamente possível.
      Boa sorte!

  48. sueli de jesus sorio

    BOA NOITE DRA, É COM PRAZER QUE VOLTO AQUI PQ FUI TÃO BEM RECEBIDA NO SITE. A ALGUM TEMPO ATRAZ DEIXEI DOIS E-MAIL’ QUE ESTÃO ACIMA FALANDO DO MEU PROBLEMA DE TUNEL DO CARPO E DA MENOPAUSA, AGORA VOLTO PARA DIZER QUE PIOREI MUITO APARECEU UM REUMATISMO E COM DORES TERRIVEIS JÁ NÃO CONSEGUIA NEM ABRIR UMA TORNEIRA. MÁS GRAÇAS A DEUS HOJE FAZEM TRES DIAS QUE FIZ A CIRURGIA STC DE UMA DAS MÃOS E NÃO SINTO MAIS NENHUMA DOR, SÓ DOI A OUTRA QUE VOU OPERAR ASSIM QUE ME RECUPERAR DESTA. ACHO QUE QUÉM TEM ESTE PROBLEMA NÃO DEVE PROTELAR TANTO COMO EU FIZ, EU TENHO PAVOR DE CIRURGIA MAS NÃO VEJO A HORA DE OPERAR A OUTRA MÃO, É MUITO BOM VIVER SEM DOR. AGORA VOU TRATAR O MEU REUMATISMO E VOU FICAR BOA TAMBÉM..AQUI FICA O MEU RELATO MUITO OBRIGADA.

    • Olá, Sueli!
      Fico muito feliz por ter ajudado!
      Agradeço sua participação e seu depoimento para os outros pacientes!
      Boa sorte e não esqueça da reabilitação, ok?
      Beijos

  49. Olá Dra. Thais,
    Há dois anos fiz cirurgia do Túnel do Carpo na mão direita e as dores retornaram. Mas, o que incomoda mais agora é a mão esquerda. O resultado da eletroneuromiografia foi “Sindrome do Túnel do Carpo bilateral de moderada à grave intensidade, mais severa à direita”. Durante o exame conversei com a neurologista e ela me disse que haviam tipos diferentes de cirurgia: A que o ortopedista realiza é diferente da técnica do neurocirurgião…Você poderia me esclarecer quais são as principais técnicas e qual devemos optar…Qual o melhor profissional a ser consultado no caso cirúrgico? No meu caso a dor na mão direita retornou. Não sei o que fazer. O ortopedista sugere a cirurgia na mão esquerda… mas e se fizer a cirurgia e a dor retornar como na mão direita? O neurocirurgião é o mais indicado para operar ou o cirurgião ortopedista? Agradeço pela atenção.

    • Olá, Michelly!
      Tanto o neurocrurgião quanto o neurocirugião possuem várias técnicas de cirugia. Eles escolhem a que vão fazer conforme sua experiência. Isto não quer dizer que uma seja melhor do que a outra. O que traz o bom resultado é a correta indicação e o tratamento de reabilitação feito após a cirurgia, que eu digo que é essencial.
      Antes de pensar em nova cirurgia, sugiro que converse com seu médico, pois uma nova cirurgia pode piorar o prognóstico.
      Boa sorte!

  50. Tenho fibromialgia, mas sinto muitas dores no braço direito, trabalho em um computador e tenho que usar o mouse sempre, estou tendo dormencias e dores, as vezes sou obrigada a usar a mão esquerda, tambem estou com dificuldades de pegar peso e atender o telefone, devido as dores, sinto falta de força e dores no braço.
    Pode ser so da fibromialgia..
    desde ja agradeço a resposta

    • Sim, Maria Tereza!
      A Fibromialgia é ocasionada pelo desequilíbrio muscular e você exercendo estas atividades sem condicionar seu musculo e alongá-lo faz com que haja piora dos sintomas.
      Reveja os exercícios que está praticando ou converse com seu médico.
      Boa Sorte!

  51. Olá Drª Thais Saron!
    Sou profª a 25 anos e a cinco anos atrás foi detectado STC bilateral, fiz todos os tratamentos possíveis, mas tive que optar pela cirurgia, pois, as dores eram intensas e para ajudar meu dedo anular tb estava com problema de dedo em gatilho,travava totalmente.
    Fui a um cirurgião de mão e ele disse que haveria a necessidade de cirurgia, então foi feita a cirurgia tradicional no punho direito juntamente com o dedo em gatilho. Tive 13 pontos da palma da mão até o pulso e 6 no dedo em gatilho.
    Essa cirurgia foi realizada no dia 28/07/10 estando hj completando 48 dias pós cirúrgico.
    Assim que tirei os pontos já comecei a fazer fisio (tratamento com choquinhos, forno, turbilhão e vários exercícios juntamente com massagens na cicatriz) as massagens começaram + ou – 30 dias após a cirurgia.
    Nos 30 primeiros dias comecei sentir melhoras, apesar de todos os meus dedos estarem muito doloridos, minha mão não formigava mais, mas a uns 5 dias comecei a sentir fortes fisgadas no punho e meu dedo mínimo está apresentando leve formigamento que vai até quase que a altura do ombro constantemente e meu dedo em gatilho está muito rígido levemente encurvado e extremamente dolorido, apesar de todo o tratamento. A minha mão ainda está apresentando inchaço. Conversei com meu médico e ele disse pra continuar a fazer fisio já fiz 25 sessões. Ele quer que eu feche a mão por completo só que não consigo uma por ainda estar inchado e outra que quando tento faze – lo o nervo do punho da pequenos estalos(barulhinhos).
    Estou entrando em desespero… será que isso que estou sentindo é normal? Está previsto acontecer mediante a tudo que relatei aqui? Será que em 90 dias estarei melhor, pois foi esse o tempo de recuperação que ele me passou? Será que a cirurgia foi mal sucedida? Será que por ser diabética não estou conseguindo obter o resultado esperado? Ah, estava me esquecendo mencionar que sou diabética do tipo l à 18 anos tomando insulina Lewemir(basal) 14 un de manhã e 10 un à noite e no decorrer das refeições faço o uso da novorapid(regular). Por favor ficaria muito grata se pudesse me dar seu parecer, por isso fiz questão de relatar minuciosamente o que acontece comigo, pois li cada relato que foi feito aqui e a maioria a Drª não pode dar seu parecer por falta de dados das pessoas que lhe fazem as perguntas.
    Desde já grata pela sua atenção

    • Olá, Tanya!
      Pelo que você relatou, está tudo correndo bem (lembre que não te examinei então não posso te garantir isso).
      O diabetes lentifica a cicatrização, mas pelo que descreveu, está indo muito bem. O tempo de recuperação em condições normais é mesmo 3 meses, pois isso você ainda está inchada e com dificuldade de se movimentar.Mas lembre-se: quanto mais fizer os exercícios, melhor será sua recuperação. Não deixe de fazer os exercícios porque está inchada ou com um pouco de dor, vá até o seu limite, não precisa forçar, mas deve tentar. Se fizer os exercícios na mão após um banho quente, é mais fácil e menos dolorido!
      Estou torcendo para dar certo!
      Boa Sorte!

  52. Olá Dra.
    Bom.. no meu caso os sintomas apareceram a duas semanas.
    Sinto formigamento e queimação na parte de cima da mão.
    Trabalho com computador durante o dia todo e oje mesmo notei que se faço oa movimentos com o mouse o pulso começa a doer.
    Será mesmo está sindrome ou será a LER?
    Um rapaz na farmacia que me alertou sobre essa sindrome e disse que em casos graves a cirurgia é aconselhada.
    Estou tomando Ibuprofeno 200mg. Mas o formigamento continua.
    O que devo fazer? quais são os exercicios de reabilitação necessários?
    Seria o caso de eu pediu um afastamento do trabalho?

    Obrigada pela atenção.
    nicolle

    • Olá, Nicolle!
      Sugiro que faça uma avaliação com um médico fisiatra para definir o diagnóstico e o melhor tratamento medicamentoso e de reabilitação.
      Boa sorte!

  53. Boa tarde Dr. Thais Saron,
    Fiz a cirurgia do tunel carpo na mão direita pois de estagio agrecifo, em 2009 e meu ortopedita após 1 ano pediu denovo o exame de MMSS dos dois braços e para minha surpresa agora de estagio moderado no esquerdo e mais moderado no direito que já operei a 1 ano fiz fisio,tomo de medicamento meticortem,lyryca,amiplictilina 20mg e não cons dormir anoite pois os braços ficam dormente e ao mesmo tempo dando choque, tenho que entrar no banho pois fico com o chuveirinho nos braços até melhor o meu ortopedista não pediu cirurgia de novo acho que não é necessario mais estou afastada e na reabilitação a perita me questionou por que ele não pediu a cirurgia….
    paresse que é a gente que manda né e não o nosso medico…
    por favor me de uma dica pois trabalho de digitadora e nem foi eu que digite para a senho e sim minha filha maiss uma pergunta e normal depois da cirurgia sentir choque até na nuca pois é o que esta acontecendo o braço enteiro e vai até a nuca isso e orrivel… muito obriga pela att. espero resposta

    • Olá, Silmara!
      Sugiro que você faça avaliação com um médico fisiatra para ter um prognóstico e saber qual o tratamento mais indicado para sua reabilitação.
      Boa sorte!

  54. BOM DIA DR. SHARON. JA FUI SUBMETIDA A 3 CIRUGIAS DE PUNHO ESQUERDO. POREM AINDA SINTO DORESA MUITO FORTE PRINCIPALMENTE QUANDO FAÇO FISIOTERAPIA. A ELETORNEUROMIOGRAFIA DIZ QUE MONONEUROPATIA SENSITIVA E MOTORA DE GRAU SEVERO DO NERVO MEDIANO ESQUERDO. MEU MEDICO QUE ME ACOMPANHA HA 5 ANOS E REALIZOU AS CIRUGIAS ME DISSE QUE NÃO TEM MAIS NADA A FAZER. TRABALHO NA AREA DE SAUDE (ENFERMAGEM) NA PARTE DE GERIATRIA, DESDE QUE ESSAS DORES COMEÇARAM NÃO CONSIGO MAIS EXERCER MINHA PROFISSÃO POIS NO SEGUNDO DIA DE TRABALHO MINHA MÃO E PUNHO COMEÇAM I INCHAR MUITO . MEU MEDICO ASSISTENTE ESTA PROVIDENCIANDO MINHA APOSENTADORIA. TENHO 37 ANOS E QUERIA CONTINUAR TRABALHANDO. O QUE FAÇO?

    • Olá, Simone!
      Sugiro que procure um médico fisiatra para uma avaliação e prognóstico. Assim, ficará mais fácil definir se a reabilitação poderá ser útil no seu caso.
      Boa Sorte!

  55. Por favor gostaria de saber por quanto fica a cirurgia da sindrome do carpo

  56. Olá. Bem, sinto dores nos dois braços na região que desde o dedo mínimo até mais ou menos o meio do antebraço e a na musculatura próxima ao polegar tbm se estendendo até o antebraço. Fiz exames: ultrassonografia e eletroneuromiografia. Ambos deram normal (não acusaram inflamação). O médico receitou um remedio que nao resolveu o problema. Procurei outros dois médicos diferentes que apenas pelos relatos disseram ser tendinite e sindrome do tunel do carpo, fiz 15 sessões de fisioterapia e depois mais 20, que não resolveram meu problema. Não sinto fraqueza nem formigamento, apenas uma dor leve e constante há mais de um ano. Uso computador esporadicamente, menos ultimamente pra tentar amenizar o problema, o que não deu grande resultado. Faço compressa de gelo qndo as dores aumentam, o que ameniza a dor. Será que o meu problema é tendinite mesmo, ou pode ser alguma outra coisa?

    • Olá, Daniele!
      A causa de sua dor pode ser várias coisas, desde uma Síndrome dolorosa miofascial até uma alteração articular, mas para sabermos exatamente do que se trata, é necessário uma avaliação com um médico Fisiatra. Se a fisioterapia não foi feita adequadamente com meios físicos e cinesioterapia(exercícios específicos para seu problema) realmente não ajuda.
      Procure este especialista para o problema não aumentar.
      boa sorte!

  57. Boa noite, Dra.
    Já fiz cirurgia na mão esquerda e direita do sindrome do tunel do carpo, sendo que a esquerda em 2005 e a direita em 2008, depois de operada fiz vários exames, como ultrassonografia e eletroneuromiografia, sendo que o médico disse que está tudo normal, não tenho mais nada, eu pergunto ? será que esses exames podem acusar ou não a doença, porque eu não estou conseguindo dormir mais a noite, minhas mãos ficam eternamente dormentes, sinto formigamento, sinto dores fortes que as vezes parecem que me dão caimbras, estou ficando sem tato, as coisa caem das minhas mãos, estou sem força. Eu pergunto, será que a ressonância magnética, que no meu ver é um exame mais complexo, vai resolver o meu caso, pq eu me sinto até mal, diante dos médicos, parece até que eu estou inventado a doença, por favor me ajude, ( nem digitar eu consigo mais… meu filho que me ajudou) desde já agradeço.

    • Olá, Valéria!
      Existem várias causas de formigamentos além da Síndrome do Túnel do Carpo, uma delas é a própria Síndrome Dolorosa Miofascial (leia o post Síndrome Dolorosa Miofascial).
      Para saber o que exatamente está acontecendo com você é necessário uma avaliação, sugiro que você procure um médico Fisiatra para ter um diagnóstico e ser orientada quanto ao tratamento de reabilitação.
      Boa sorte!

  58. Olá Doutora,

    Tenho 23 anos e tenho a sindrome do tunel do carpo eu gostaria de saber quanto a minha mao, pois de manha ela nao fecha só fica aberta (travada) e tambem quanto ao formigamento nao aguento mais e doi muito, por favor me responda obigada

  59. olá, eu fiz uma cirurgia a 5 anos atras e a dor piorou a mão trava inxa e doi muito tentei fisoteripia, não deu certo !
    o médico quer fazer nova cirurgia mais tenho medo de perder os movimentos da mão…
    gostaria de saber, o que vc,acha ?
    obggggggg . me responde (:

  60. luciene da silva gal

    oi thais estou aqui novamente para tirar mais umas duvida,potencial motor do nervo ulnar apresentando bloqueio de condução entre o ponto de erb e a axila.o que signufica potencial motor? bloqueio de condução? erb?otencial sensitivo do nervo mediano com latencia prolongada a direita? exames de agulha revelando recrutamento rarefeito2a3+/4+com potencias de unidde motora de amplitude aulmentada nos muscolos deltoide,treceps e braquiorradial?
    acometimento parcial mielinico focaldo nervo ulnar.o que quer dizer mielinico focal? radiculopatia cronica na c6 o que é isso? sera que vou ter que operar? isso e sequela da sindrome do desfiladeiro toracico? perdoe minha ignorancia e que eu procuro muito na net sobre essas pergunta e ate hoje ñ achei nada.se a senhora me responder juro ñ pertubar mais rsrsrsr….desde já lhe agradeço e que deus te abençoe cada vez mais.

    • Olá, Luciene!
      Você não perturba de jeito algum, você tem curiosidade de saber o que está acontecendo com você.
      Seguinte, você não deve ficar estressada com resultado de alguns exames, todos os termos que você citou são termos técnicos que somente os especialistas em dor podem entender quando interpretam juntamente com a avaliação clínica do paciente.Ou seja, lendo assim, pode significar diversas coisas.Agora se você apresentar este exame para o médico que te acompanha e perguntar a ele sua dúvida ele responderá conforme seu quadro clínico e te acalmará.
      Grosseiramente, bloqueio de condução significa que não há impulso elétrico passando mais naquele nervo.Erb é uma referência anatômica.Potencial motor é a quantidade que aquele músculo necessita de impulso para gerar uma contração. Como vê, nem explicando desta maneira genérica vai satisfazer sua curiosidade.
      Converse com seu médico.

  61. luciene da silva gal

    obrigado thais por me esclarecer hoje ñ tenho mais medico me tratava em hospital publico consegui operarnum hospital particular mais era apenas pra fazer a cirurgia faço fisioterapia e as vezes volto ao hospital pra revisão mais ele ñ esclarece minhas duvidas me iguinora fui lá hoje reclamar das dores que estão emais e ele ñ estava outro medico da equipe dele me atendeu e perguntei a ele as duvidas sobre o que deu neste exame e ele simplismente disse que ñ intedia ele e cardiologista ,peguei o exame e perguntei ao um neuro que estava no hospital,ele disse que ñ podia me responder só o meu medico ,e ñ quis me da nem o atestado para o inss .sai de lá chorando e sem saber aonde ir ; a senhora tem consultorio aqui no rio de janeiro? preciso de alguem pra me orientar pra onde tenho que ir ,que medico devo procurar, ñ tenho medo de estar doente tenho medo de ñ tratar o que eu estiver e eu piorar.pois foi assim que eu tive que retirar a costela ,me mandavam de um hospital para o outro sem saber o que eu tinha e só descobri relamente o que tinha depois de 4 anos sofrendo e sendo internada ate mesmo com suspeita de trombose que eu numca tive .ou seja se tivesem descoberto antes com uma simples fisioterapia tinha me curado mais como eles ñ faziam exames e ficavam tentando adivinhar o que eu tinha e piorou meu quadro.intende agora doutora o meu desespero tenho dois filhos que dependem de mim, e eu dependo dos braços.grande abraço que deus te abençoe e muito obrigado

    • Olá, Luciene!
      Não fique desesperada, pois só irá piorar as coisas.
      Na realidade, somente o médico que a examinou poderá lhe fornecer as informações que precisa e somente um médico que a tenha avaliado pode fazer um laudo para o INSS. O Cardiologista não pode dar informações sobre um exame que não foi solicitado por ele.
      Não atendo no Rio de Janeiro, mas existem diversos especialistas que podem atendê-la, se não se sentiu segura com seu médico, procure uma segunda opinião, é seu direito.
      Não desista e corra atrás do seu tratamento!
      Boa sorte!

  62. ola dra fiz eletromiografia acusou mononeuropatia de nervo no dedo polegar esquerdo,do mesmo lado que fiz uma mastectomia radical devido a um cancer de mama;O medico ortopedista indicou uma cirurgia sera que pode agravar a situacao devido a cirurgia da mama ja que os medicos dizem que nao posso com ferimentos do lado operado.Sinto dores fortes , formigamento,e sensibilidade nos dedos da mao. Obrigada

    • Olá, Selma!
      Para saber esta resposta, você precisa conversar com o médico que operou sua mama e o ortopedista precisa relatar a ele qual procedimento vai realizar.Assim,se tiver que realizar esta nova cirurgia, não terá surpresas!
      Boa sorte!

  63. Olá Dra. Estou com muita dor e formigamento na mão esquerda. A 1ª vez que tive esse sintoma foi no 7º mês de gestação. No 8º mês parou pois comecei a fazer massagem e hidroterapia. Tive meu filho há 2 meses e fiquei um tempo sem ter essa dor. De 3 semanas para cá a dor voltou e não consigo dormir de tanto que dói. Hoje procurei ajuda e o ortopedista me encaminhou para a fisioterapia e me indicou um medicamento para alívio da dor. Ocorre que a fisioterapia só irei começar na semana que vem. Estou amamentando, então o medicamento é mais fraco. Preciso conseguir dormir. A Dra me indica algum exercício ou algum procedimento para alívio dessa dor e eu conseguir dormir bem? Devo estar acordando umas 6 vezes na noite com dores forte e formigamento na mão. Agradeço desde já.
    Abraço.

    • Olá, Aline!
      Durante a gestação a mulher sofre diversas alterações hormonais e por este motivo, fica mais inchada e pode ocasionar os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo. No período pós-parto, principalmente durante a amamentação estes sintomas perduram até a normalização dos hormônios. Um fator de piora é o movimento repetitivo e a sobrecarga muscular nos braços para amamentar (seja no peito ou segurando uma mamadeira). Lembre-se que se você estiver amamentando no peito as medicações ficam mais restritas. Se não estiver amamentando no peito a fisioterapia é o ideal, não somente com meios físicos (aparelhinhos), mas principalmente com exercícios de alongamentos da musculatura do braço e antebraço. Sei que com um bebê recém nascido é difícil arranjar tempo para nós, mas outra opção é a acupuntura.
      Boa sorte!

  64. Eu tenho dores no pulso direito e nao consegui movimentalo para cima que eu ja sinto
    E pra piora as coisas eu tenho uma bolinha de baixo do punho isso pode ser um cisto ele fica bem do lado do nervo mediano
    me ajudem por favor

    • Olá, Lucas!
      Para saber se é um cisto é necessário fazer alguns exames, como por exemplo um Ultrasom.
      Para descobrirmos a causa da sua dor no pulso( nem sempre é ocasionada por cisto) é necessário uma avaliação médica.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para fazer o diagnóstico e lhe orientar quanto ao tratamento. Boa sorte!

  65. olá!
    meu nome é marcos, gostaria de informações sobre essa doença de sindrome de carpo! minha mãe tem ela a quase um ano diadinosticada como moderada!
    mas ela se queixa muito solbre fortes dores na mão que se estende até o ombro! ela tomar os remedios uqe seu medico passsou existe algum exercicio fisico para ela fazer em casa ou tem que realmente procurar um fisioterapeuta!
    grato marcos!

    • Olá, Marcos!
      A Síndrome do Túnel do Carpo, tem várias opções de tratamento que dependem do quadro clínico do paciente e do resultado de sua eletromiagrafia.
      Sugiro que leve sua mãe para uma consulta com um Médico Fisiatra para definir qual tratamento é mais adequado:medicamentoso, de reabilitação (e qual é o mais indicado) ou se é indicação de cirurgia.
      Espero ter ajudado!

  66. Thais, boa noite.
    Depois de quase dois meses com dores intensas no braço direito e ter passado por oito médicos, constatou-se desgaste em duas vertebras na cervical (C6 C5).
    No ENMG, o diagnóstico foi exatamente como que se estivesse com síndrome do Túnel de Carpo, pode ser ou talvez seja dois problemas distintos?
    Um grande abraço e obrigado.

    • Olá, Romildo!
      Dificilmente o desgaste das suas articulações são a causa de sua dor. Provavelmente sua dor é de origem muscular.
      A Síndrome do Túnel do Carpo pode piorar dores musculares.
      Espero ter ajudado!

  67. Prezada drª ,em julho do ano passsado fui submetido a uma cirurgia do tunel do carpo e também sídrome cubital,uma no punho e outra no cotovelo,ambas no braço esquerdo.Após 06 meses realizei uma eletroneuromiografia,onde constou melhora do túnel do carpo e neuropatia do nervo ulnar caracteristica da sídrome cubital à esquerda.Como fiz tratamento para hanseníase que foi concluído em 2006,diagnosticaram com sequela.Pois bem devido a fortes dores na perna esquerda e dores mais amenas na perna direta no dia 17 passado me submetí à uma eletroneuromiografia dos menbros inferiores onde foi constatada neuropatia dos nervos fibulares e tibiais de ambas as pernas.Minha pergunta é a seguinte,sendo mesmo sequela há possibilidade de cura?Esquecí de falar que com o braço esquerdo consigo levantar apenas 03 quilos à altura do ombro , não consigo levantar mais peso que isto.Faço fisioterapia,tomo os remédios mas parece que só complica mais minha situação.Agradeço sua atenção!
    Márcio

    • Olá, Márcio!
      Sequela significa a deficiência que restou após a lesão.Esta deficiência pode melhorar com a reabilitação bem orientada e depende de vários fatores, como por exemplo, a estabilização da hanseníase.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para trabalhar junto com seu médico.
      Boa sorte!

  68. estou comum resultado que nao sei se e bom mas vou descrever e gostaria que alguem me respondese urgente mmss sugerindo processo neuropatia focal de nn medianos cronico sensetivo motor de carater mielinio com compretimento axonal secundario em topografia de punhos compativel com sd dos tuneis dos carpos de moderada intensidade

  69. ola dra thais.. entao a uns 3 anos atras nasceu um enorme caroço no meu tornozelo… qdo marcaram a operação o caroço havia sumido.. hoje sinto ainda dores no local onde tinha o carço.. desde entao essa dor vai subindo e chega ate a coxa.. costuro a 37 anos já. e sinto essas fortes dores tb nas maos.. o braço entao parece que peza uns 500 kilos.. a mao formiga incha e nao consigo dobra -la pela manhã.. noto que pioro após eu ter dormido, isto é assim que me levanto.. mal consigo andar.. e so depois de um hora que as mãos se mechem e ainda assim com dores… obrigada me ajude

    • Olá, Luciana!
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para examiná-la, diagnosticar o problema e orientá-la quanto ao tratamento.
      Boa sorte!

  70. Oi Thais
    Sou estudante de Fisioterapia e gostaria de saber um pouco mais sobre os tratamentos conservado e cirúrgico da STC. Desde já agradeço pela atenção.

    • Olá, Bruno!
      No site você encontrará um pouco sobre o tratamento conservador.Como não sou cirurgiã, não descrevi as técnicas cirúrgicas para o tratamento da STC.
      Espero ter ajudado.

  71. Doraci Cerqueira Bastos

    Olá Dra td bem? Estou desesperada estou gravida de 6meses e tenho dores insuportaveis nas 2 mãos meu medico disse que e tunel de carpo, estou desesperada pois não aguento de tanta dor , ja faz muito tempo que não durmo até para escrever esse texto esta sendo dificil choro muito , estou fazendo fisioterapia mas não adianta meu medico me deu remedio mas não fez muito efeito , então parei de tomar me ajude por favor bjos Dora

    • Olá, Doraci!
      É comum durante a gravidez a mulher apresentar a Síndrome do Túnel do Carpo devido ao inchaço que os hormônios da gravidez ocasionam. Infelizmente o tratamento medicamentoso nesta fase também é restrito.
      Se você está fazendo fisioterapia com meios físicos e exercícios de alongamento e não melhora sua dor, outra sugestão é tentar evitar posições viciosas da mão, movimentos repetitivos e dormir com a mão embaixo do travesseiro. A boa notícia é que quando você ganhar o melhor presente do mundo, estas dores vão sumir, pois você começará a desinchar.
      Espero ter ajudado!

  72. Estou gravida de quatro meses e sinto esses sintomas da Sindroem do Tunel do Carpo, as minhas maos formigão e ficam dormantes, e sinto muitas dores no antebraço, ja n ão sei mais o que fazer com tantas dores já que omeu medico me diz que por conta da graveidez não posso tomar nenhum medicamento, trabalho durante o dia, e gostaria muito de consiguir dormir melhor a noite, pois é o unico momento que posso descansar, gostaria de saber o que eu posso fazer para amenisar pelo menos essa dor.

    • Olá,Juciara!
      Uma das alternativas para quem não pode usar medicação,é fazer o tratamento de reabilitação.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para orientá-la quanto aos exercícios da fisioterapia e terapia ocupacional.
      Boa sorte!

  73. Olá Drª Thais

    Obrigada pela resposta anterior quando fiz uma cirurgia da STC. Estou voltando a lhe escrever, pois agora após 8 meses de cirurgia me encontro desesperada, com muitas dores nos dedos, mão, punho que se irradiam até o pescoço. Tenho que operar a mão esquerda tb mas estou com muito medo, pois a primeira não surtiu muito efeito a unica coisa que melhorou foi o formigamento mas a dor continua, sinto muita fraqueza nos braços que me dificulta até para lavar os cabelos. O braço está muito fraco mesmo. O médico diz que tenho que fazer a cirurgia da síndrome do túnel cubital. A recuperação dessa cirurgia é demorada ? É normal eu ainda estar sentindo tantas dores e fraqueza muscular.
    Desde já grata pela sua atenção e que Deus lhe abençõe

    Um forte abraço

    • Olá, Tanya!
      Com relação ao tempo de recuperação da cirurgia, você precisa conversar com seu médico pois ele a examinou e sabe qual método cirúrgico vai utilizar.
      Independente da cirurgia, é essencial fazer o tratamento de reabilitação para melhora dos sintomas.
      Procure um médico Fisiatra.
      Boa sorte!

  74. Bom dia Dra. Thais a + ou menos 08 anos após sentir muitas dores fui indicado a procurar um neurologista para detectar o problema, foi marcado para fazer uma eletroneuoro no qual foi detectada Radioculopatia crônica C5,C6 e C7 ai foi passado varias cessões de fisioterapia que fiz por mais de um ano e continuei com essas dores que so me acometia pela noite, pois não conseguia dormir uma noite completa pois as dores eo formigamento era intensos, passaram-se os anos e so fez piorar a minha situação retornei ao neurologista no ano de 2006 e ele me informou que eu precisaria me afastar do trabalho e procurei na minha cidade um orgão que estuda a doença relacionada ao trabalho chegando la passei por uma junta medica que definiu que eu precisaria me afastar do trabalho para fazer um tratamento pois estava com esse relatorio em mãos mais na verdade so conseguir com muito custo me afastar no ano de 2007 quando fui fazer o exame periodico ai me deram a CAT e marcaram a pericia junto ao INSS chegando la passei pela pericia e me deram 03 meses de licença no final retornei as minhas atividades na qual so fez piorar a minha situação, voltei ao neuro pediu para procurar um especialista de mão pois teria que fazer uma cirurgia pois as inflamações dos tendões estavam se agravando no primeiro contato com o cirurgião de mão passou um novo eletroneuro e foi constato que o problema era cirurgico e com urgência e so conseguir fazer a cirurgia um ano apos que foi no dia 26/10/2010 gostaria muito Dra. que a Sra. me ajude pois continuo sentindo dores que vem da mão até o anti-braço e como meu problema é bilateral e estou procurando fazer algumas coisas basicas como pentear os cabelos escovar os dentes segurar um copo coisas da parte de higiene pessoal não consigo fazer sem ajuda da minha esposa, como agora ela teve que digitar tudo para mim e isso as vezes me deixa muito nervoso pois sempre conseguir fazer tudo que eu queria mais hoje me vejo numa situação de dependencia pois estou no INSS que não é a mesma coisa mesmo sendo B-91 pois o meurendimento mensal é superior ao que o inss paga para o seu segurado. Muito obrigado e aguardo um retono da Dra.

    • Olá, Ricardo!
      No seu caso é essencial fazer tratamento multiprofissional de reabilitação para conseguir exercer as atividades diárias sem ocasionar dor.Quem deve coordenar a equipe de reabilitação e precrever o tratamento é o médico Fisiatra.
      Procure atendimento em Centros de Reabilitação do SUS.
      Boa sorte!

  75. vera lucia f venancio

    Bom dia, Doutora este é o resultado domeu exame de eletroneuromiografia para stc, pois a minha proxima consulta é pelo sus e vai demorar mais um mes e meio, pode me ajudar?
    condução nervosa sensitivo
    NERVO CAPAC. ESTIMULO TL AMP DIS VEL
    MEDIANO D 2 E 3 DEDOS PUNHO 2,2 NL 125 57
    MEDIANO D 4 DEDO PUNHO 2,2 NL 120 55
    ULNAR D 5 DEDO PUNHO 1,6 NL 100 63
    RADIAL D 1 DEDO PUNHO 1,8 NL 110 61

    CONDUÇÃO NERVOSA MOTORA
    MEDIANO D M.TENA PUNHO 2,7 FORSSA ANTE. 5,8 NL 190 61

    ULNAR D M.HIPOTENAR PUNHO 1,6 POSTERIOR DO BRAÇO 5,8 NL 250 60

    ONDA F
    ULNAR D M.ABDULTOR DO 5 DEDO PUNHO 22,8
    ULNAR E M.ABDULTOR DO 5 DEDO PUNHO 23,0

    POR FAVOR GOSTARIA QUEME AJUDA-SE CM A RESPOSTA MINHAS CONSULTAS SAOPELO SUS EGERALMENTE DEMORADAS FICO GRATA .

    • Olá, Vera!
      Este exame apresenta características específicas do aparelho que foi utilizado para realizá-lo. Sem os parâmetros do aparelho é impossível dizer qualquer coisa.
      Sugiro que aguarde sua consulta para seu médico ler o resultado do seu exame.

  76. Paulo Roberto Santos Ferreira

    Dra. Thais, boa tarde
    Tenho STC, há muitos anos, mas só agora, em consulta a médico que procurou saber as causa de minhas dores, no ombro, punho e mão D. é que tive um diagnóstico correto. Como trabalhei com gráfico por mais de 20 anos e 10 operando computador, pergunto se uma operação é correta ou só com fisioterapia o problema será resolvido.
    Agradeço sua atenção
    Paulo Roberto Ferreira

    • Olá, Paulo!
      Não tenho como dizer a você qual a melhor solução para seu caso sem ter um exame físico e uma avaliação clínica.
      Por realizar movimentos repetitivos e vícios posturais, se você não fizer reabilitação adequadamente a dor permanecerá com ou sem cirurgia.
      Procure um médico Fisiatra para melhor orientá-lo, pois mesmo em caso de cirurgia, a reabilitação é imprescindível!
      Boa sorte!

  77. Rodrigo Borgo Ferreira

    Oi, Dr. Thais, tenho STC a mais ou menos 6 anos, sou dentista e foi um sufoco conseguir emprego, agora que estou trabalhando as dores, dormencia e perda de força estão ficando cada vez piores. Gostaria de saber quanto tempo leva a recuperação da cirurgia em geral? Tenho medo de perder meu emprego. existe algo que possa fazer antes da cirurgia que seja eficaz, pois fisioterapia e medicamentos ja não adiantam mais. gostaria de ganhar tempo. a cirurgia realmente resolve o problema? obrigado desde já.

    • Olá, Rodrigo!
      Tudo depende do comprometimento do seu nervo mediano.
      Em casos muito avançados, nem a cirurgia resolve. Agora a reabilitação é essencial, é necessário verificar se a fisioterapia que você realizou foi adequada e fazer também terapia ocupacional pois você adota muitas posturas viciosas no trabalho.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para orientá-lo quanto à reabilitação e se for o caso, ele te encaminhará para a cirurgia.
      Boa sorte!

  78. olá,
    Estou curiosa, pois tenho todos os meus dedos tortos desde pequena e o meu filho tambem, tem cirurgia para este tipo de caso?
    Não sei se é consequencia, pois estou sentindo dores nas mãos e já até fiz uma cirurgia de tendinite dequerven, Mas isso me incomoda, pois tem dias que estas dores nas mãos persistem. Por favor me dê uma solução estou com medo de ficar com as mãos e os dedos invallidos. Obrigada.

    • Olá, Saleti!
      Sugiro que faça uma avaliação com um ortopedista pois com o exame físico ele poderá responder sua dúvida com mais exatidão.
      Boa sorte!

  79. Olá eu fiz minha cirurgiade tunel do carpo na minha mão direita e tenho que operar a esquerda também gostaria de saber como é a recuperação pois fiz dia 16/04/2011 e vou tirar os pontos dia 27/04/2011 e doi muito tenho dormencia ainda proximo ao dedao

  80. Olá ,Thais!
    meu nome é Sandra e fui diagnosticada com STC em outubro de 2010 porem ja vinha sentindo dormencias e dores nas maos há muito mais de 20 anos. Sou professora da rede pública de Rondônia e fiz a cirgugia de correção ( digo liberação ) do túnel em 26 de janeirto de 2011 em Cascavel Pr/ já estou de volta a Cacoal onde moro mas não consigo voltar a escola. O que faço para ter uma liberação maior? Sera que tenho respaldo legal para ficar em casa para mais repouso??? Como faço para me readaptar em um funçao que não me prejudique???? Hoje faço fisio mas queria que me indicasse algum medicamento para auxiliar nas dores…. Que tal sucupira????? Obrigada….

    • Olá, Sandra!
      É importante para sua reabilitação além da fisioterapia, a terapia ocupacional.
      Com relação ao respaldo legal,você precisa da avaliação de um médico do trabalho.
      Espero ter ajudado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s